Gamer

O ressurgimento do HD-2D: RPGs com visual retrô e toque moderno conquistam fãs

Em uma era de grandes remakes de videogames, a combinação nostálgica da arte em pixel 2D com o polimento 3D, conhecida como RPG HD-2D, era inevitável para ganhar espaço no cenário principal dos games. O termo HD-2D descreve uma estética que consiste em sprites 2D clássicos sobrepostos a um ambiente de fundo renderizado em 3D.

Embora a Square Enix tenha inventado (e registrado) o termo “HD-2D” com sua série de JRPGs recentes, o conceito de personagens em pixel art sobre um fundo 3D não é novo. Vários jogos foram lançados com o que poderia ser considerado uma estética HD-2D, tanto antes quanto depois de Octopath Traveler cunhar o termo em 2018, e há ainda mais lançamentos planejados que visam aproveitar esse estilo de design atemporal.

Dragon Quest 3 HD-2D Remake é uma atualização de tirar o fôlego de um clássico. Além de Final Fantasy, a reputação da Square Enix se baseia na reverenciada série Dragon Quest. Com o estilo de arte atemporal do criador de Dragon Ball, Akira Toriyama, a série recebeu um remake impressionante na forma de Dragon Quest III: HD-2D Remake. O original Dragon Quest III é elogiado por ser um marco na franquia JRPG, oferecendo aos jogadores um sistema de classes mais profundo para experimentar em combate por turnos e uma história mais envolvente. O HD-2D Remake recria isso fielmente com um visual moderno, trazendo o design de tirar o fôlego popularizado por Octopath Traveler e ajustes de qualidade de vida para melhorar o ritmo da jogabilidade para as plataformas atuais. Os fãs também podem aguardar o lançamento de Dragon Quest I & II HD-Remake em 2025, que concluirá a atualização da trilogia do herói Erdrick.

Wandering Sword é um RPG indie notável de 2023. Lançado no final de 2023, Wandering Sword, da The Swordman Studio, é um JRPG emocionante baseado em turnos que se destaca por sua arte HD-2D. Os jogadores assumem o papel de um jovem espadachim que escapa da morte e aspira a se tornar renomado. O jogo chama a atenção com seus visuais retrô-modernos, mas os fãs podem esperar um sistema de combate envolvente e exploração para complementar o estilo de arte. A ação é baseada em artes marciais e se passa em uma grade semelhante a um JRPG com foco em estratégia. Fora do combate, Wandering Sword incentiva os jogadores a explorar livremente seu mundo.

Unicorn Overlord foi um sucesso de 2024. Conhecida por jogos bem recebidos como Dragon’s Crown e 13 Sentinels: Aegis Rim, a Vanillaware está de volta com o JRPG de alta fantasia Unicorn Overlord. Ambientado em um continente devastado pela guerra, a trama gira em torno do protagonista, o príncipe exilado Alain, acumulando recursos para lutar contra um regime tirânico. A estrela de Unicorn Overlord é a direção de arte estilosa da Vanillaware e o combate tático. Mecânicas profundas e personalizáveis ​​manterão os jogadores engajados, e os designs de personagens e ambientes chamativos tornarão tudo visualmente interessante. O jogo vendeu mais de um milhão de cópias.

Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes é um sucessor espiritual de Suikoden. Enquanto a Konami traz a série Suikoden de volta com remasters dos dois primeiros títulos, os fãs têm Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes como uma alternativa familiar. Ambientado em um novo mundo de fantasia, os fãs acompanham a história de um jovem oficial militar e um aldeão que se envolvem em uma história dramática de guerra. Em Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes, os jogadores podem esperar que o jogo cumpra sua promessa, oferecendo um elenco profundo de personagens para personalizar seus grupos. Ambientado em um cenário de estilo HD-2D que lembra o Suikoden da Konami, mas com hardware moderno, Hundred Heroes é mais do que apenas um imitador.

Octopath Traveler: Champions of the Continent traz a série popular para dispositivos móveis. Champions of the Continent é uma prequela do primeiro jogo com uma jogabilidade envolvente, história atraente e visuais bonitos que lembram tudo o que os fãs da franquia esperam. Ao contrário de muitos RPGs móveis gratuitos, Champions of the Continent não é pay-to-win, mesmo que tenha mecânicas gacha e microtransações. No entanto, essas são coisas com as quais os jogadores podem se envolver mais ou menos em seu lazer, pois OTCOTC permite que os jogadores joguem a campanha sem pagar.

Disgaea já usava o HD-2D antes de ser popular. A série Disgaea usa a filosofia de design HD-2D há 30 anos em seus sete títulos principais. Ao longo desse tempo, seus modelos de personagens se aproximaram cada vez mais do 3D, embora ainda mantenham os designs de personagens 2D inspirados em anime que originalmente deram à série tanto charme. Disgaea é uma série de RPG tático como Final Fantasy Tactics ou Fire Emblem. O jogo mais recente, Disgaea 7, foi bem recebido como um retorno à forma da série depois que 5 e 6 foram menos bem recebidos por fãs e críticos. Uma grande parte disso foi devido ao novo estilo gráfico 3D usado nas duas entradas anteriores, que afastou a série de suas raízes visuais 2.5D, mas Disgaea 7 parece ter encontrado seu lugar nesse aspecto.

Ys Origin é o ponto de entrada perfeito em HD-2D para fãs de ação e RPG. Os sprites 2D de Ys Origin são um pouco mais detalhados do que os dos jogos HD-2D mais tradicionais da Square Enix, mas capturam a atmosfera do estilo. Em termos de jogabilidade, Ys Origin combina RPG e ação com um estilo Metroidvania. Para muitos fãs da franquia Ys, Origin é uma das entradas definitivas da série, tornando-o o ponto de partida perfeito para novos jogadores.

Triangle Strategy está ajudando a revitalizar o gênero de RPG tático. 2022 foi um ano incrível para RPGs táticos, e um dos maiores destaques foi Triangle Strategy. O jogo foi elogiado por fãs e críticos por seu combate desafiador, narrativa baseada em diálogos e rejogabilidade. Uma das principais razões pelas quais Triangle Strategy é tão rejogável é por causa da importância da escolha do jogador. Quase todas as opções de diálogo têm um impacto duradouro nos personagens e na história, fazendo com que cada decisão tenha muito mais peso. Triangle Strategy leva seu RPG a sério, e os fãs devem levá-lo tão a sério ao decidir o que jogar.

Star Ocean: The Second Story R atualizou um clássico para o público moderno. Star Ocean: The Second Story R é um JRPG clássico que recentemente ganhou um remake moderno em estilo HD-2D. Embora retenha tudo o que tornou o original amado pelos jogadores, sua atualização visual o torna um ponto de entrada ainda mais atraente para os recém-chegados que nunca tiveram a chance de experimentar o original. SO2R tem personagens memoráveis ​​e uma história épica, mas onde realmente brilha é em sua jogabilidade. O sistema de combate orientado para ação em tempo real de SO2R é otimista o suficiente para atrair jogadores que normalmente não se interessam pelo gênero, enquanto sua customização e sistema de criação são profundos o suficiente para manter os fãs de JRPG engajados por horas a fio.

Ragnarok Online introduziu o HD-2D por meio de um MMO grande e de mundo aberto. Ragnarok Online é uma representação do que é tão amado no estilo HD-2D. Ragnarok Online é um dos poucos MMORPGs com uma abordagem 2.5D em seu design gráfico, e apresenta alguns dos pixel art mais bonitos, bem como uma das trilhas sonoras mais cativantes do gênero. Para jogadores que não têm acesso a um PC, mas que ainda querem ter uma ideia da franquia Ragnarok, existem dois MMOs móveis de Ragnarok disponíveis na App Store: Ragnarok Origins e Ragnarok M: Eternal Love. Embora nenhum deles apresente a mesma mistura de pixel art e fundos renderizados em 3D que tornaram o original tão favorito, eles ainda apresentam os mesmos designs de personagens baseados em anime, música e loop de jogabilidade geral.

Octopath Traveler foi onde a mania do HD-2D começou. Octopath Traveler pareceu reviver o interesse em JRPGs 2D clássicos após seu lançamento, e uma grande parte disso foi sua estética HD-2D. Fora de seu estilo visual atraente, Octopath Traveler também tem um ótimo jogo por baixo da estética, com um sistema de batalha complexo e uma história que se estende por oito personagens diferentes. Ver como essas histórias separadas se entrelaçam é uma experiência recompensadora e que não só trouxe de volta a sensação dos JRPGs clássicos, mas também ajudou a inovar o gênero, mostrando que o estilo da velha guarda ainda se mantém ao lado dos RPGs modernos de hoje.

Tactics Ogre: Reborn dá nova vida a um clássico subestimado. Tactics Ogre: Reborn é um remake HD-2D do RPG tático clássico Tactics Ogre, lançado originalmente para o Super Nintendo. Embora o original tenha sido muito subestimado, este título influente finalmente está recebendo algum do respeito que merece graças à sua versão moderna. Tactics Ogre: Reborn não apenas melhora o original com visuais HD, atualizações de qualidade de vida e dublagem, mas também mantém o espírito de seu ancestral de muitas maneiras que mais importam. Tactics Ogre é verdadeiramente o RPG tático isométrico que começou tudo, tornando o remake obrigatório para fãs de combate estratégico ou apenas RPGs clássicos em geral.

Live A Live é uma prova de conceito para remakes em HD-2D. Live A Live é frequentemente citado como a inspiração por trás do estilo de narrativa de Octopath Traveler. Em Live A Live, os jogadores escolhem um entre sete personagens, cada um com histórias e conjuntos de habilidades únicos, então jogam uma versão pequena da história de vida dessa pessoa de uma forma que se assemelha a um conto mais do que um longo romance. À medida que a vida de cada personagem se desenrola, o jogador aprende como suas histórias se conectam, fazendo com que os jogadores queiram jogar cada conto para aprender a verdade de seu mundo. Live A Live não é apenas um conjunto atraente de narrativas; seu combate é uma mistura de RPGs táticos e clássicos baseados em turnos que resulta em uma experiência nova entre cada personagem.

Octopath Traveler 2 continua a impulsionar os JRPGs de estilo retrô para o mainstream. A longa espera por Octopath Traveler 2 valeu a pena. O jogo retém tudo o que tornou o primeiro Octopath tão amado, como o estilo visual, sistema de combate e grande elenco de personagens, ao mesmo tempo em que faz melhorias que tornam este jogo ainda melhor do que o primeiro. Octopath Traveler 2 usa suas raízes JRPG em suas mangas; é uma ótima entrada moderna para o gênero em vez de apenas um meio de ganhar dinheiro com os fãs de RPGs da velha guarda. Os amantes de JRPG podem descobrir que OT2 pode até mesmo se comparar a muitos de seus clássicos favoritos. Embora o HD-2D seja a filosofia de design perfeita para remakes de RPGs retrô, Octopath Traveler continua a mostrar que a mistura de pixel art com ambientes 3D é uma estética atraente por seus próprios méritos, além de ser um veículo para nostalgia.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.