Filmes

O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim revela como Saruman ascendeu ao poder

O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim, o primeiro filme da icônica franquia de fantasia de Peter Jackson em uma década, leva o público de volta à Terra Média com uma nova história focada no reino de Rohan. Ambientado quase dois séculos antes dos eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, o filme animado retrata a guerra final do lendário Rei Helm Hammerhand, que lidera seu reino em batalha contra os Dunlendings.

Apesar da bilheteria abaixo do esperado, A Guerra dos Rohirrim apresenta elementos interessantes para os fãs de O Senhor dos Anéis. Embora a trama seja independente da trilogia principal, há referências às batalhas futuras. O final do filme traz uma participação especial de um vilão importante, revelando como ele ascendeu ao poder na Terra Média.

Saruman retorna em A Guerra dos Rohirrim, com a voz de Christopher Lee, em uma participação póstuma. O mago não aparece até o final do filme, após Rohan derrotar Wulf e os Dunlendings. Durante o conflito, os Dunlendings acamparam em Isengard, montando suas tendas fora da torre de Orthanc. Após a derrota, a liderança de Isengard é destituída e substituída por Saruman, o Branco, que assume o controle de Orthanc.

O final de A Guerra dos Rohirrim mostra Saruman encarregado de Isengard, a posição que ele ocupa durante os eventos de O Senhor dos Anéis. O filme mostra o mago finalmente herdando o poder que o ajudaria quando ele se juntasse a Sauron para iniciar a Guerra do Anel. Saruman usaria os recursos de Isengard para criar um exército de orcs para servir ao Senhor Sombrio. As forças de Saruman foram dizimadas após a derrota para Rohan na Batalha do Abismo de Helm e o que restou foi destruído na Última Marcha dos Ents.

A Guerra dos Rohirrim também estabelece o relacionamento de Rohan com Saruman. Em As Duas Torres, Rohan tem uma relação próxima com o mago. Grima Língua de Cobra, servo de Saruman, menciona que ele é amigo de Rohan há muito tempo. Este ponto também é abordado no novo filme, com Saruman prometendo apoio ao novo rei de Rohan. Supostamente, Saruman interagiu com o povo de Rohan por dois séculos, construindo uma relação de confiança.

No entanto, durante a trilogia O Senhor dos Anéis, Saruman havia caído na escuridão e jurado apoio a Sauron. Ele manipulou Rohan, colocando o rei Théoden sob um feitiço que o impedia de usar sua razão. Usando a influência que construiu ao longo dos séculos, Saruman enfraqueceu o mundo dos homens. Felizmente, a chegada de Gandalf, o Branco, libertou Théoden do feitiço, e liderando um exército contra as forças de Saruman, Théoden venceu a Batalha do Abismo de Helm.

A Guerra dos Rohirrim pode ser um teste para mais filmes animados de O Senhor dos Anéis. Christopher Lee faleceu em 2015, o que significa que futuras aparições do personagem precisariam usar gravações antigas ou substituir o ator. A substituição de Saruman em animação seria mais aceitável. No entanto, com novos filmes live-action de O Senhor dos Anéis a caminho, a franquia pode explorar o personagem de Saruman com mais profundidade, o que exigiria um novo ator para o papel, uma tarefa desafiadora, pois Christopher Lee se tornou sinônimo do personagem.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.