Filmes

Os maiores vilões de ‘Star Trek’: De Khan a Badgey, quem são os mais memoráveis?

O universo de Star Trek expandiu-se enormemente desde sua estreia em 8 de setembro de 1966. A série, adorada pelos fãs, é conhecida por retratar um futuro onde a humanidade alcançou a paz e viaja pelas estrelas em busca de novas formas de vida e civilizações. Ao longo de quase 60 anos, Star Trek presenteou a cultura pop com diversos heróis e, claro, vilões marcantes.

Em Star Trek, os antagonistas muitas vezes representam ideias, criaturas alienígenas incompreendidas ou raças inteiras criadas como alegorias. Capitão Kirk, Spock, Jean-Luc Picard e Sete de Nove transcendem seu próprio heroísmo ao confrontarem verdadeiros vilões. De Khan Noonien Singh aos Borg, os vilões de Star Trek se destacam como ameaças à Federação Unida de Planetas. Alguns se tornaram tão icônicos quanto o Capitão Kirk e o Sr. Spock, deixando marcas não só no universo da série, mas em toda a cultura pop.

Confira abaixo uma lista com os principais vilões da franquia, apresentados em ordem cronológica de sua primeira aparição:

Gary Mitchell: Apareceu em um dos episódios mais memoráveis de Star Trek: A Série Original. Inicialmente um amigo próximo do Capitão Kirk e navegador da USS Enterprise, Mitchell foi irradiado pela Barreira Galáctica, ganhando poderes sobrenaturais que o tornaram uma ameaça para a tripulação. Interpretado por Gary Lockwood, sua primeira aparição foi no episódio “Where No Man Has Gone Before”, de 21 de setembro de 1966. O personagem representou o padrão para um bom vilão de Star Trek.

O Império Estelar Romulano: Os Romulanos, primos sombrios dos vulcanos, sempre foram essenciais em Star Trek. A Guerra Terra-Romulana levou à criação da Federação Unida de Planetas. Secretivos, os Romulanos mantiveram seus rostos ocultos por mais de 100 anos. Um dos mais sinistros foi Narek, de Picard, que usou gentileza e empatia como armas contra Soji Asha. Os Romulanos surgiram pela primeira vez em A Série Original, no episódio “Balance of Terror”, de 15 de dezembro de 1966, interpretado por Mark Lenard. Eles são uma ramificação da raça vulcana de milênios atrás, que se recusaram a suprimir suas emoções e tornaram-se seres puramente lógicos.

Khan Noonien Singh: Ex-governante da Terra, Khan era um super-humano geneticamente modificado que ascendeu ao poder durante as Guerras Eugênicas. Exilado no espaço, retornou em Star Trek II: A Ira de Khan, quase matando a tripulação da Enterprise. Para salvar a nave, o Sr. Spock se sacrificou. Interpretado por Ricardo Montalban, Khan apareceu pela primeira vez em A Série Original, no episódio “Space Seed”, de 16 de fevereiro de 1967. Considerado um dos maiores vilões da ficção científica, Khan retornou no segundo filme da trilogia reboot, Star Trek: Além da Escuridão. La'an Noonien Singh, sua descendente, é chefe de segurança da Enterprise em Strange New Worlds.

O Império Klingon: Os Klingons são uma das raças alienígenas mais conhecidas de Star Trek. Inicialmente, representavam a União Soviética, mas em Star Trek: The Next Generation, fizeram uma paz tensa com a Federação. Kruge, interpretado por Christopher Lloyd em Star Trek III: À Procura de Spock, matou o filho do Capitão Kirk, David Marcus, sendo um dos mais implacáveis. Os Klingons apareceram pela primeira vez em A Série Original, no episódio “Errand of Mercy”, de 23 de março de 1967, interpretado por Jon Colicos.

General Chang: Apresentado em Star Trek VI: A Terra Desconhecida, Chang é um guerreiro Klingon com um apreço por Shakespeare. Interpretado por Christopher Plummer, ele busca um confronto final com Kirk, demonstrando uma admiração por seu nêmesis. Sua primeira e única aparição foi em 6 de dezembro de 1991.

Q e o Contínuo Q: Introduzido em Star Trek: The Next Generation, Q é um ser extradimensional com controle sobre o tempo e o espaço. Membro do Contínuo Q, ele observa a humanidade e coloca Picard em “julgamento”. Interpretado por John de Lancie, Q apareceu pela primeira vez em “Encounter at Farpoint”, de 28 de setembro de 1987, retornando diversas vezes na franquia, incluindo em Picard, com sua última aparição em 5 de maio de 2022, no episódio “Farewell”. Q também foi responsável por trazer os Borg para o conhecimento da Federação.

Lore: Irmão “gêmeo” de Data, Lore é um protótipo de andróide que não conseguiu controlar suas emoções. Ele se considera superior aos humanos e outras formas de vida orgânica, tornando-se um vilão perigoso. Interpretado por Brent Spiner, Lore surgiu pela primeira vez em “Datalore”, de 18 de janeiro de 1988, e retornou em Picard, no episódio “Surrender”, de 2023.

Armus: Uma criatura composta pela maldade descartada de uma antiga raça alienígena, Armus matou a tenente Tasha Yar em The Next Generation, no episódio “Skin of Evil”, de 25 de abril de 1988. Interpretado por Marc McChesney e Ron Gans, Armus retornou em Lower Decks, no episódio “The Spy Humongous”, de 16 de setembro de 2021.

O Império Cardassiano: Xenófobos, os Cardassianos foram introduzidos em The Next Generation e tornaram-se uma ameaça duradoura para a Federação. Ocuparam o planeta Bajor e cometeram várias atrocidades. Gul Madred torturou psicologicamente o Capitão Picard, e Gul Dukat foi responsável por crimes de guerra contra os bajoranos. Interpretados por Marc Alaimo, os cardassianos surgiram pela primeira vez em “The Wounded”, de 28 de janeiro de 1991.

Sela: Filha meio-romulana de Tasha Yar, Sela odeia a antiga tripulação de sua mãe em The Next Generation. Interpretada por Denise Crosby, sua primeira aparição foi em “The Mind’s Eye”, de 27 de maio de 1991.

Os Changelings e o Domínio: Vindo do Quadrante Gama, o Domínio é uma versão maligna da Federação, liderada pelos Changelings. A “Female Changeling” liderou seus esforços de guerra. Interpretada por Salome Jens, sua primeira aparição foi em “The Search”, de 26 de setembro de 1994, retornando em Picard, no episódio “The Last Generation”, de 20 de abril de 2023.

A Rainha Borg: Líder do coletivo Borg, ela ameaçou a Enterprise em Star Trek: First Contact. Interpretada por Alice Krieg, sua primeira aparição foi em 22 de novembro de 1996, e retornou em Picard no episódio “The Last Generation”, de 20 de abril de 2023.

Espécie 8472: Vindos do “espaço fluido”, a Espécie 8472 é um dos inimigos mais perigosos que a Voyager enfrentou. Um membro da Espécie 8472, que se disfarçou de Boothby, ameaçou, mas não foi irracional. Interpretado por Ray Walston, eles apareceram pela primeira vez em “Scorpion, Part I”, de 21 de maio de 1997, retornando em “In the Flesh”, de 4 de novembro de 1998.

Os Hirogen: Uma espécie de caçadores que perseguiram a USS Voyager em diversas ocasiões, buscando troféus. Interpretado por Tiny Ron, eles apareceram pela primeira vez em “Message in a Bottle”, de 21 de janeiro de 1998, retornando em “Flesh and Blood, Part II”, de 29 de novembro de 2000.

Os Xindi: Composta por seis raças alienígenas, os Xindi enviaram uma superarma para a Terra, matando sete milhões de pessoas. Os Xindi surgiram em Enterprise, no episódio “The Expanse”, de 21 de maio de 2003, interpretados por Rick Worthy.

Nero: Romulano vingativo, Nero destruiu o planeta Vulcano e criou a linha do tempo Kelvin. Interpretado por Eric Bana, Nero apareceu em Star Trek (2009), de 8 de maio de 2009.

Capitão Gabriel Lorca: Da realidade do Universo Espelho, Lorca é um capitão sinistro que manipula sua tripulação em Star Trek: Discovery. Interpretado por Jason Isaacs, sua primeira aparição foi em “Context is for Kings”, de 1 de outubro de 2017, retornando em “What's Past Is Prologue”, de 28 de janeiro de 2018.

Osyraa: Governante do século 32 da Emerald Chain, Osyraa é uma vilã calculista e cínica. Interpretada por Janet Kidder, ela apareceu pela primeira vez em “The Sanctuary”, de 3 de dezembro de 2020, retornando em “That Hope Is You, Part 2”, de 7 de janeiro de 2021.

Badgey: Um holograma criado por Rutherford, Badgey se torna um vilão sádico que busca vingança contra a tripulação. Dublado por Jack McBrayer, sua primeira aparição foi em “Terminal Provocations”, de 10 de setembro de 2020, retornando em “A Few Badgeys More”, de 12 de outubro de 2023.

Vadic: Uma changeling vingativa que busca se vingar daqueles que a torturaram na Guerra do Domínio. Vadic chega na última temporada de Star Trek: Picard para realizar seu plano. Sua paixão a torna uma personagem perigosa e calculista, mas não menos perigosa.

Com tantos vilões marcantes, fica claro o motivo de Star Trek ser uma franquia tão amada e duradoura.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.