Os Melhores (e Piores) Episódios de Natal de ‘American Dad!’, do Pior ao Melhor
American Dad! é uma série de animação adulta que se destaca no mundo das sitcoms, principalmente quando o assunto são os episódios de Natal. A série, que se distanciou de outros trabalhos de Seth MacFarlane como Uma Família da Pesada e The Cleveland Show, conquistou fãs com suas histórias malucas e sem medo de quebrar as regras do universo da animação.
A ousadia da série é ainda mais evidente nos episódios temáticos de Natal, que são verdadeiras celebrações do absurdo. Mas, como em toda lista, alguns episódios se destacam mais do que outros. Confira o ranking dos episódios natalinos de American Dad!, do pior ao melhor:
12. O Grunche (Temporada 17, Episódio 22)
Em uma segunda tentativa de focar um episódio natalino em Snot, a trama se distancia demais do espírito natalino. A família Smith encontra uma lista onde Snot os classifica por quão atraentes eles são. Inspirado por isso, Stan decide criar uma revista masculina. Roger, por sua vez, fica tão desiludido por estar em último lugar que não consegue aproveitar sua anual “Festa do Sexo”. O episódio acaba se afastando do tema natalino quando Stan se torna cada vez mais vaidoso e Roger decide evitar qualquer atividade sexual, culminando na transformação de Roger em uma paródia do Grinch, o “Grunche”. A trama não empolga muito e não se compara aos outros episódios de Natal da série.
11. Papai Noel, Schmanta (Temporada 13, Episódio 1)
Situado após os eventos de “Noventa Norte, Zero Oeste”, este é um raro episódio que junta Roger e Snot. Com a morte do Papai Noel, Roger assume o papel. Mas, ao se sentir ignorado pela família e encontrar afinidade com Snot, ele se transforma em uma divindade inspirada no Hanukkah, mudando completamente a temporada de festas. Apesar de ser um dos melhores episódios com o tema Papai Noel, a dinâmica entre Roger e Snot não é tão engraçada quanto o esperado, e a maior parte da família fica de fora da história.
10. Em Busca do Jingleverso (Temporada 18, Episódio 22)
Neste episódio, Steve acaba dando presentes melhores para o resto da família do que Stan, o que desperta o orgulho de Stan em conseguir o presente mais quente do ano, um óculos de realidade virtual. Ao pedir ajuda ao Papai Noel, Stan acaba recebendo um óculos que prende a família em um mundo virtual. É claro que tudo faz parte de um plano do Papai Noel para testar os óculos nos humanos antes de dominar o mundo. A animação em CG é divertida, mas a história não se compara a outras aventuras natalinas.
9. Noventa Norte, Zero Oeste (Temporada 12, Episódio 7)
Os episódios natalinos em que o Papai Noel é o principal antagonista já estavam se tornando difíceis de superar e este episódio é um exemplo disso. Embora a família Smith reconheça tudo o que passou em cada Natal até então, a tentativa de levar a luta contra o Papai Noel a um clímax não é totalmente bem-sucedida. O Papai Noel está tramando para desbloquear relíquias poderosas e se tornar mais poderoso, mas tudo é prejudicado pela crença de Steve na magia do Natal. Apesar disso, o episódio conta com uma piada engraçada de Francine, que demonstra um grande conhecimento sobre o ritual que o Papai Noel está tentando usar.
8. Sonhando com um Natal de Porsche Branca (Temporada 10, Episódio 9)
Neste episódio, Stan deseja ser solteiro, inspirando-se na vida de festas do diretor Lewis. Ele acaba em um universo onde é solteiro e Lewis fica com Francine. Stan tenta retomar sua antiga vida, mas é morto. Ele então descobre que sua “verdadeira” família é completamente diferente e percebe que sua família original é o que ele realmente deseja. É uma lição que Stan já aprendeu muitas vezes, mas a maneira como ele chega lá é hilária.
7. A Melhor História de Natal Jamais Contada (Temporada 2, Episódio 9)
Este foi o início da sequência de episódios natalinos de American Dad! Stan volta no tempo para descobrir como seria o Natal se ele nunca tivesse nascido. Em vez disso, ele decide assassinar Jane Fonda, acreditando que ela foi a razão pela qual as pessoas começaram a dizer “Boas Festas” em vez de “Feliz Natal”. A situação sai do controle, a União Soviética assume o poder e Stan tem que atirar em Ronald Reagan para mudar tudo de volta. O conceito é interessante, mas o humor político da série na época o impede de ser um episódio verdadeiramente grandioso.
6. O Natal Mais Adequado de Todos os Tempos (Temporada 3, Episódio 8)
Stan controla tanto o Natal que acaba arruinando a festa para sua família. Ao deixá-los para morrer de frio enquanto procuram a árvore de Natal perfeita, Stan enfrenta um julgamento no céu para descobrir se ele é uma boa pessoa. Mas ele rouba uma arma celestial e decide ir até Deus para retornar à Terra e salvar sua família. O episódio eleva a personalidade controladora de Stan a níveis exagerados. É um ótimo episódio, que marca uma continuidade entre os episódios natalinos de American Dad! por algumas temporadas, e retorna a essa temática anos depois.
5. Pancadaria de Natal (Temporada 7, Episódio 7)
Neste episódio, Stan e sua família lutam contra uma divindade. Após encontrar o Anticristo em temporadas anteriores, “Pancadaria de Natal” traz o personagem de volta, com uma abordagem inspirada em A Profecia. Jeff acaba adotando o Anticristo, e Stan e os outros tentam descobrir o que fazer. Como na maioria dos especiais de Natal de American Dad!, a situação rapidamente se transforma em um caos místico. O episódio traz Stan com ciúmes de Roger por interpretar Jesus na peça de Natal, mas a situação logo toma uma proporção maior.
4. Minstrel Krampus (Temporada 9, Episódio 8)
American Dad! também é conhecida por ter algumas das melhores músicas da animação adulta, e isso se mistura perfeitamente com o tema natalino em “Minstrel Krampus”. Este é o único episódio musical de Natal da série. Stan liberta Krampus de uma armadilha onde seu pai o mantinha preso. Krampus então sequestra Steven para puni-lo por quão mimado ele se tornou nas festas de fim de ano. Stan se junta ao seu pai para se tornar o novo Krampus da série. Com performances épicas do artista Charles Bradley como o próprio Krampus, este episódio é perfeito para ser revisto.
3. Por Quem os Sinos de Natal Dobram (Temporada 6, Episódio 8)
“Por Quem os Sinos de Natal Dobram” é famoso por iniciar a longa rivalidade dos Smiths com o Papai Noel, que retorna em muitos episódios futuros. Depois que Stan dá uma arma para Steve de presente de Natal, Steve mata acidentalmente o verdadeiro Papai Noel. A partir daí, o Papai Noel volta à vida para atormentar a família. O episódio apresenta um confronto épico, além de trazer Jeff encontrando uma conexão com Stan, e a introdução de Bob Todd, um dos melhores personagens convidados da história de American Dad!
2. Repetição de Natal (Temporada 15, Episódio 22)
Inspirado em histórias de loop temporal, American Dad! também fez sua versão. Stan quer ter o Natal perfeito com sua família, mas as coisas dão muito errado. Ele então percebe que tem várias oportunidades de consertar as coisas e ter o feriado que deseja. Mas, como já é de costume, ele percebe que o feriado perfeito é aquele que ele passa com sua família, mesmo que eles morram de forma horrível. É uma reviravolta divertida para o feriado de Natal, e American Dad! encontrou uma maneira de trazer uma versão única de algo que os fãs já tinham visto ao longo dos anos.
1. O Prazer do Arrebatamento (Temporada 5, Episódio 9)
Este episódio é um exemplo do que de melhor American Dad! tem a oferecer, tanto para episódios de Natal quanto para a série em geral. O episódio é o primeiro grande reset na continuidade da série, e se passa logo após o Arrebatamento enviar metade da população para o céu. Stan, Francine e Roger ficam para trás. Stan e Francine se separam e ela começa a namorar Jesus, o que realmente agita a segunda metade do episódio. Inspirado em filmes de ação dos anos 80, Stan e Jesus se unem para derrotar o Anticristo em um tiroteio final para salvar Francine. O final liga o episódio aos episódios natalinos anteriores, e sugere que o resto da série se passa no céu de um Stan morto. Este é o ápice de American Dad! e o melhor que a série tem a oferecer para o Natal.