Filmes

Os Melhores Filmes de Natal de Cada Década: Um Guia Completo para Maratonas Festivas

Assim como os filmes de terror em outubro, os filmes de Natal em novembro e dezembro são um elemento básico de Hollywood, com quase um século de tradição. O subgênero realmente começou na década de 1930, não tão coincidentemente por volta da época em que a Coca-Cola lançou seu primeiro anúncio do Papai Noel (que basicamente popularizou o personagem e o consolidou na mente dos americanos como um sujeito alegre e corpulento em um traje vermelho e branco). Com o passar do tempo, a indústria continuou a encontrar maneiras de modificar a fórmula festiva para manter os espectadores entretidos e os lucros positivos.

Existem tantos filmes de Natal por aí, e muitos deles são ótimos, que incluímos também alguns finalistas. As décadas de 1940, 1980 e 1990 praticamente tornaram isso uma necessidade. Também estamos incluindo o melhor de cada década em filmes de gênero com tema natalino, incluindo principalmente filmes de terror e ação. Para saber mais sobre clássicos natalinos, confira nossa lista com Clássicos de Natal e os filmes que marcaram o feriado.

Observação: curtas-metragens, como os especiais da CBS, foram considerados para inclusão.

Década de 1930 – A Christmas Carol (1938)

A Christmas Carol Scrooge A Christmas Carol
Finalista: Scrooge
Escolha de filme de Natal de gênero: Babes in Toyland
Onde assistir A Christmas Carol:

Década de 1940 – It’s a Wonderful Life (1946)

It’s a Wonderful Life, de Frank Capra, é o filme de Natal favorito de muitos espectadores e ainda é frequentemente referenciado em outros filmes até hoje, e com razão. Sublimemente atuado com uma performance icônica de James Stewart (reunindo-se com Capra após Mr. Smith Goes to Washington de 1939), visualmente deslumbrante e comovente do início ao fim, é um clássico maravilhoso. Nem todos os filmes listados aqui são imperdíveis para todos os espectadores do planeta, mas como O Mágico de Oz ou Tubarão, It’s a Wonderful Life é exatamente isso.


Finalistas: A Loja da Esquina Milagre na Rua 34
Escolha de filme de Natal de gênero: 3 Godfathers
Onde assistir It’s a Wonderful Life:

Década de 1950 – Scrooge (1951)

Além da versão de 1930, a versão britânica de 1951 (lançada como Scrooge no Reino Unido e A Christmas Carol nos EUA) é a mais amada das muitas adaptações do material original de Dickens. A interpretação de Alastair Sim como Ebenezer Scrooge é excelente, e com 87 minutos, ela tem um ritmo tolerável, mesmo para aqueles que já viram o velho rabugento se tornar uma pessoa boa muitas vezes.


Finalista: We’re No Angels
Escolha de filme de Natal de gênero: A Noite do Caçador
Onde assistir Scrooge:

Década de 1960 – Como o Grinch Roubou o Natal! (1966)

O extravagante espetáculo de efeitos práticos de 2000 pode ser superestimado e a versão de 2018 pode ser muito divertida, mas ainda é o especial original da CBS da metade dos anos 60 que se destaca como a adaptação definitiva de Como o Grinch Roubou o Natal! de Dr. Seuss. A animação se mantém charmosa, e a decisão de escalar o próprio Frankenstein, Boris Karloff, como o personagem principal foi genial. O principal problema das duas versões teatrais da história é que elas tiveram que ser expandidas para serem filmes de longa-metragem, enquanto o especial da CBS adapta diretamente o material original com muito estilo e sem enrolação. Para saber mais sobre o elenco do filme, acesse: O Que o Elenco de ‘O Grinch’ Está Fazendo Hoje?


Finalistas: Um Natal de Charlie Brown Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho Frosty, o Homem de Neve
Escolhas de filmes de Natal de gênero: The Apartment A Serviço Secreto de Sua Majestade
Onde assistir Como o Grinch Roubou o Natal!:

Década de 1970 – Papai Noel está Chegando à Cidade (1970)

Se houve uma década que se mostrou lenta para filmes de Natal notáveis, foi a década de 1970. A melhor coisa que pode ser dita sobre os dez anos foi que ela continuou fornecendo especiais de stop-motion de qualidade na linha de Rudolph de 1964. Coisas positivas podem ser ditas sobre O Ano Novo Brilhante de Rudolph de 1976, Jack Frost de 1979 e Rudolph e Frosty’s Christmas in July do mesmo ano, mas é Papai Noel está Chegando à Cidade que se encontra no topo do monte de stop-motion da década de 1970. Não apenas porque tem os mesmos visuais adoráveis, mas porque tem as melhores músicas do grupo.


Finalista: Scrooge
Escolha de filme de Natal de gênero: Natal Negro
Onde assistir Papai Noel está Chegando à Cidade:

Década de 1980 – National Lampoon’s Christmas Vacation (1989)

National Lampoon’s Christmas Vacation é um daqueles filmes de Natal que têm apelo mesmo para aqueles que não celebram o feriado. É principalmente um olhar exagerado sobre famílias disfuncionais e como alguns membros dessas famílias tentam agradar de forma impossível. O Natal foi o cenário perfeito para colocar Chevy Chase como Clark Griswold, já que ele já havia se provado como um daqueles membros da família ansiosos por agradar no excelente filme original Vacation e no lamentável National Lampoon’s European Vacation. Mas, desta vez, ele não está apenas tentando levar sua esposa e seus dois filhos a um parque de diversões – ele tem que garantir que sua família, seus pais e seus sogros tenham um feliz Natal. O resultado final não é apenas o melhor da franquia, mas um dos melhores e mais hilariantemente citáveis filmes de comédia de todos os tempos.


Finalistas: Diner Uma História de Natal Um Tira da Pesada Scrooged
Escolhas de filmes de Natal de gênero: Gremlins Máquina Mortífera Duro de Matar
Onde assistir National Lampoon’s Christmas Vacation:

Década de 1990 – Esqueceram de Mim (1990)

Uma sensação de bilheteria e uma das parcelas mais favorecidas da história dos filmes de Natal, Esqueceram de Mim, de Chris Columbus, é icônico. O que realmente ajuda a torná-lo um dos filmes de Natal imperdíveis é o elenco. Macaulay Culkin, Joe Pesci, Catherine O’Hara, Daniel Stern… cada um deles é perfeito em seu respectivo papel. Junte a isso uma trilha sonora incrível e uma premissa divertida que agrada adultos e crianças em igual medida, e Esqueceram de Mim é um filme que merece sua alta reputação.


Finalistas: O Estranho Mundo de Jack O Papai Noel Enquanto Você Dormia
Escolha de filme de Natal de gênero: Batman: O Retorno
Onde assistir Esqueceram de Mim:

Década de 2000 – O Grinch (2000)

Existem muitas maneiras pelas quais O Grinch de Jon Favreau poderia ter falhado. Objetivamente, é um homem adulto de meia-idade em roupas justas e uma fantasia boba andando por Nova York procurando seu pai. É um conceito extravagante que, se não fosse pela direção sólida e uma performance perfeita de Will Ferrell (bastante fresco do SNL na época), provavelmente inspiraria mais abandonos de teatro do que devoção. É um filme com um tom com o qual nem todos conseguem embarcar, mas na maior parte das vezes é uma delícia como macarrão coberto com xarope. Quer saber onde encontrar o elenco de Elf hoje em dia? Confira O elenco de ‘Elf’ 20 anos depois: onde estão os atores hoje?


Finalistas: Dr. Seuss’ Como o Grinch Roubou o Natal Papai Noel às Avessas O Expresso Polar O Amor Não Tira Férias
Escolha de filme de Natal de gênero: Kiss Kiss Bang Bang
Onde assistir Elf:

Década de 2010 – O Grinch (2018)

Quando se trata de adaptações para longa-metragem de O Grinch, a versão de 2000 tem citações e um fator de nostalgia a seu favor, mas o filme superior é a versão animada da Illumination de Dr. Seuss. Seu estilo visual estabelecido é perfeito para filmes inspirados em Seuss, como visto em O Lorax de 2012, e em Benedict Cumberbatch eles encontraram alguém que poderia se aproximar do que Karloff trouxe para o personagem, ao mesmo tempo em que o torna seu próprio. Junte a isso uma trilha sonora memorável de Danny Elfman e a versão de 2018 é tudo o que deveria ser.


Finalista: Crônicas de Natal
Escolhas de filmes de Natal de gênero: Rare Exports: Uma História de Natal Krampus: O Terror do Natal Shazam! Anna and the Apocalypse
Onde assistir O Grinch (2018):

Década de 2020 – Spirited: Um Conto de Natal (2022)

Deve-se dar crédito ao diretor Sean Anders (Instant Family e o subestimado Os Excêntricos 2), ele pegou a narrativa natalina mais adaptada e a fez se destacar. Reunindo-se com Will Ferrell após um par de filmes de Natal menos funcionais (os filmes um tanto desagradáveis de Papai é Pop), Anders inverte o roteiro tornando o protagonista o Fantasma do Natal Presente, que por acaso é Ebenezer Scrooge depois de passar por sua mudança de personalidade. O Fantasma do Natal Presente sempre teve um papel importante a desempenhar, mas Spirited: Um Conto de Natal leva as coisas mais adiante, expandindo seu dia a dia no trabalho. Ainda há um indivíduo rabugento semelhante a Scrooge envolvido, Clint Briggs (Ryan Reynolds), mas a história está pelo menos igualmente focada em questionar se Ebenezer realmente cresceu com sua experiência. É uma experiência encantadora, com uma química fantástica entre os dois protagonistas e algumas músicas bobas e divertidas.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.