‘Papai Noel Conquista os Marcianos’: o pior filme de Natal de todos os tempos?
Papai Noel Conquista os Marcianos (1964), ao lado de clássicos como Plan 9 from Outer Space e Mommie Dearest, figura entre os candidatos ao título de “pior filme de todos os tempos”. Mas será que ele merece tamanho título? A resposta, como veremos, é complexa.
O enredo, digamos assim, acompanha o Papai Noel sendo sequestrado a mando de Kimar, um governante marciano. Kimar acredita que a cultura pop da Terra tornou as crianças de Marte preguiçosas e vê no bom velhinho a solução para este problema, de maneira bastante peculiar.
Em Marte, Papai Noel e duas crianças terrestres, também sequestradas, iniciam uma fábrica de brinquedos para alegrar os pequenos marcianos. Entretanto, um trio de vilões, Voldar, Stobo e Shim, sabotam seus esforços. Apesar disso, a maioria dos marcianos se encanta com o Papai Noel e as crianças da Terra. No final, um dos personagens assume o papel do Papai Noel em Marte, e o Papai Noel da Terra retorna para casa.
A produção do filme apresenta valores técnicos extremamente baixos, mesmo para a época. Apesar de não durar mais de uma hora e dez minutos, dependendo da versão, isso não ajuda em muito a experiência de quem busca qualidade visual.
O filme é exagerado, com um tom que ora tenta ser sério, ora se entrega à comédia pastelão. A trama absurda possui um certo charme, capaz de prender a atenção de quem consegue acompanhar até o fim. As atuações, por sua vez, contribuem para o humor involuntário da produção.
Considerando a subjetividade da qualidade cinematográfica, Papai Noel Conquista os Marcianos pode ser considerado, sim, o pior filme de Natal existente. Diferentemente de produções que buscam o humor propositalmente ruim, como Birdemic: Shock and Terror ou Sharknado, este filme falha em todos os seus objetivos. Seu sucesso reside em sua peculiaridade engraçada que conquistou alguns espectadores.
Entretanto, existem outros filmes natalinos com orçamentos maiores que se mostram igualmente decepcionantes. Esqueceram de Mim 3, por exemplo, tenta continuar a franquia sem Macaulay Culkin e se torna uma experiência quase insuportável. A Casa Mágica do Papai Noel e sua sequência também são criticadas por muitos como inferiores ao primeiro filme. Quatro Natals, estrelado por Vince Vaughn, Reese Witherspoon e Jon Favreau, é uma confusão desagradável. Já Fred Claus, também com Vaughn, parece não definir seu público-alvo. Sobrevivendo ao Natal, com uma atuação exagerada de Ben Affleck, até causa simpatia pelos seus co-atores, incluindo o saudoso James Gandolfini. Para mais opções de filmes natalinos, confira este guia completo!
Assim como A Noite dos Mortos-Vivos, Papai Noel Conquista os Marcianos está em domínio público, sendo facilmente acessível. As comparações entre os dois filmes param por aí, mas isso não significa que o segundo não valha a pena conferir, desde que você não espere uma obra-prima. Para quem aprecia um bom filme de humor natalino ‘brega’, entretanto…