Quase 10 anos se passaram desde que Pokémon Go chegou aos celulares de inúmeros fãs da franquia. O jogo mobile de realidade aumentada passou por diversas transformações desde os primeiros dias de caça ao raro Dratini. A Niantic adicionou novos recursos ao jogo, a ponto de ele estar quase irreconhecível em comparação com o aplicativo baixado em 2016. Com mais atualizações planejadas e novidades no horizonte, alguns jogadores podem perder o acesso ao Pokémon Go.
Apesar de consumir bastante bateria, Pokémon Go geralmente funciona bem em muitos dispositivos mais antigos. No entanto, a Niantic anunciou recentemente que o suporte para vários aparelhos será encerrado a partir de março de 2025. O motivo declarado para o fim do suporte é permitir que a Niantic “foque recursos no suporte a sistemas operacionais e tecnologias mais recentes”. Aparentemente, a empresa planeja aproveitar os sistemas operacionais mais novos, deixando alguns fãs para trás.
O fim do suporte afetará principalmente os usuários de Android, pois a Niantic planeja parar de oferecer suporte a todos os dispositivos Android de 32 bits em 2025. De acordo com o post no blog sobre a mudança, todos os usuários de iOS e qualquer pessoa em um dispositivo Android de 64 bits não serão afetados. O suporte para dispositivos Android de 32 bits será descontinuado em etapas, começando em março de 2025. A mudança começará com os dispositivos Android que baixaram Pokémon Go da Samsung Galaxy Store, com aqueles que baixaram da Google Play Store seguindo em junho de 2025.
Os dispositivos que perderão o suporte não poderão mais acessar Pokémon Go nas datas especificadas. Os treinadores não poderão mais fazer login no jogo ou acessá-lo. A lista fornecida pela Niantic inclui os seguintes aparelhos:
- Samsung Galaxy S4, S5, Note 3, J3
- Sony Xperia Z2, Z3
- Motorola Moto G (1ª geração), Nexus 6
- LG Fortune, Tribute
- OnePlus One
- HTC One (M8)
- ZTE Overture 3
- Certos dispositivos Android lançados antes de 2015
Treinadores que utilizam dispositivos Android de 32 bits não poderão mais acessar suas contas de Pokémon Go após o término do suporte. A maioria dos celulares Android lançados antes de 2015 são versões de 32 bits, portanto, se um jogador tiver um modelo mais antigo, é provável que ele perca o acesso ao Pokémon Go este ano.
Jogadores que usam um desses dispositivos devem se planejar para evitar perder seus PokéCoins e itens. Para continuar jogando, os treinadores precisarão de um dispositivo mais novo. Mesmo que não planejem fazer o upgrade imediatamente, devem manter o registro dos dados de login da conta para que possam acessar sua conta antiga ao fazer login em um novo aparelho. Pode ser uma boa ideia vincular a conta para garantir o acesso de backup adicionando o Google ou outra opção compatível.
Até o momento, não foram compartilhadas muitas informações sobre quais novos recursos podem ser implementados que levaram à decisão de encerrar o suporte para dispositivos mais antigos. No entanto, reformas recentes, como os planos de fundo de encontro atualizados e o esforço contínuo para utilizar recursos de realidade aumentada, tornam provável que a Niantic tenha mais planos de realidade aumentada para o futuro, o que pode exigir que os jogadores usem aparelhos mais modernos.