O ex-ator da TV Globo, Rafael Cardoso, gerou polêmica ao criticar a emissora, chamando-a de “Rede Esgoto de Televisão”. A declaração veio após o ator compartilhar um vídeo com críticas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Cardoso, que teve seu último trabalho na emissora em 2023 e foi dispensado no início do ano passado, compartilhou um vídeo do advogado e ex-policial Gabriel Gomes. O vídeo, divulgado em conjunto com perfis de direita e da “família policial militar”, critica o SUS.
A legenda do vídeo dizia: “O SUS da Rede Esgoto de Televisão é maravilhoso, atende pobres e ricos SQN (só que não)”.
Na publicação, Rafael Cardoso reuniu cortes de programas jornalísticos da TV Globo que elogiam o SUS, contrapondo com um vídeo que relata a morte de um homem que esperava atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Rio de Janeiro.
O caso citado ocorreu em 13 de dezembro de 2024, na Cidade de Deus. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, José Augusto Mota da Silva chegou andando e lúcido, mas reclamava de dores no corpo. Ele passou pela triagem e aguardava atendimento sentado. A equipe da UPA foi avisada de que ele estava desacordado e o levaram para atendimento na sala vermelha, mas ele não resistiu. 20 funcionários que trabalhavam na unidade no momento da morte foram demitidos.