Os reality shows continuam populares no Brasil, mas a forma como o público consome esse tipo de conteúdo tem se transformado. Enquanto programas da TV aberta como o Big Brother Brasil (BBB) e A Fazenda mostram sinais de desgaste, os realities do streaming ganham cada vez mais espaço.
O BBB25, por exemplo, registrou a pior estreia da história do programa, com uma queda de 25% na audiência em comparação com a edição de 2024. A Fazenda, da Record, também apresentou queda, com a pior média de audiência desde o seu lançamento.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Por outro lado, os realities do streaming vivem um momento de ascensão. Na Netflix, produções como Casamento às Cegas e Brincando com Fogo figuram constantemente entre os conteúdos mais assistidos. Já Ilhados com a Sogra, que lançou sua segunda temporada em janeiro, permaneceu por quatro semanas no Top 10 Brasil e alcançou o quinto lugar no ranking global de produções em língua não inglesa.
Outro exemplo de sucesso é o Beast Games, do Prime Video. Criado pelo influenciador MrBeast, o reality show colocou mil participantes na disputa por um prêmio de 5 milhões de dólares e se tornou a atração sem roteiro mais assistida da história do Prime Video em seus primeiros 25 dias, alcançando mais de 50 milhões de espectadores em todo o mundo.
Essa mudança de hábitos do público reflete uma tendência maior no mercado. Dados do site TV Pop mostram que, em janeiro, os serviços de streaming superaram a audiência da TV aberta no Brasil pela primeira vez. Nos dias 18 e 19 daquele mês, plataformas como Netflix e YouTube registraram 9,4 e 9,2 pontos de audiência, respectivamente, enquanto a soma de Record, SBT, Band, RedeTV! e TVs por assinatura ficou em 8,8 pontos.
Mesmo realities tradicionais como MasterChef Brasil mostram essa transição. Apesar de sua audiência oscilar na TV aberta, o programa gastronômico frequentemente figura entre os 10 conteúdos mais assistidos no streaming, onde é exibido pela Max.