Reestruturação da DC: Superman Assume o Protagonismo e Novos Caminhos para o Universo Cinematográfico
Após uma década de diversas tentativas e reformulações, a DC está pronta para um novo começo com o DCU (Universo DC). Sob a liderança de James Gunn, a franquia busca se reinventar, com Superman assumindo o papel de principal herói, um movimento estratégico similar ao que a Marvel fez com o Homem de Ferro no início do seu universo cinematográfico.
Apesar do sucesso de filmes como Shazam!, O Esquadrão Suicida e Aves de Rapina, e de projetos fora da continuidade do DCEU, como Coringa e Batman, a DC enfrentou dificuldades nas bilheterias, tornando inevitável uma reformulação completa. O filme Batman, de Matt Reeves, continuará sua saga sob o selo Elseworlds, mas com o lançamento da sequência adiado para 1º de outubro de 2027, dando tempo para o público se acostumar com a nova fase da DC.
Por muitos anos, Batman foi o carro-chefe da DC, mas a nova fase terá Superman no centro. O novo logotipo da DC Studios, que traz Superman em destaque, também indica essa mudança de foco. O objetivo é que ele se torne o principal elo do novo universo compartilhado, liderando os próximos projetos. Essa mudança é vista como uma oportunidade para apresentar um frescor ao público, visto que o DCEU não conseguiu estabelecer o Batman como a figura central.
James Gunn enfatiza a importância da qualidade nos projetos, com filmes como Supergirl: A Mulher do Amanhã e séries como Lanternas ganhando destaque. O DCU irá explorar outras propriedades que não foram abordadas no DCEU, seguindo uma estratégia semelhante à da Marvel no início do seu universo cinematográfico. A ideia é que os grandes personagens da Liga da Justiça, como Batman, Flash, Mulher-Maravilha e Aquaman, sejam introduzidos posteriormente, após o público se familiarizar com os novos heróis e abordagens.
Gunn também confirmou que o selo Elseworlds será utilizado para projetos fora da continuidade principal, como o filme Batman de Matt Reeves. No entanto, a estratégia de apresentar esses projetos após a consolidação do novo DCU é vista como a mais acertada. O objetivo é não confundir o público, que já se habituou a diversas continuidades diferentes da DC. Segundo James Gunn, citado na notícia, "Eu estou comprometido em contar histórias no DCU e contar histórias de Elseworlds. Eu quero a liberdade de contar histórias de Elseworlds. Queremos ser capazes de contar uma história sobre o Superman que seja diferente. Uma história do Entre a Foice e o Martelo. O que for. Queremos ser capazes de brincar com esses personagens de diferentes maneiras… Eu acho que isso faz parte da diversão da DC".
Com o adiamento da sequência de Batman para 2027, a DC Studios terá três anos para consolidar seu novo universo e conquistar o público. A aposta em personagens menos conhecidos, similar ao que a Marvel fez com Guardiões da Galáxia, pode ser uma jogada inteligente para construir uma base sólida para o futuro do DCU. A estratégia de atrasar a chegada de um novo filme do Batman pode permitir que o DCU cresça e se consolide antes de introduzir novamente um personagem que já teve diversas versões no cinema, algo que pode ser fundamental para o sucesso da nova fase da DC.
O DCU é uma franquia de mídia americana e universo compartilhado baseado em personagens das publicações da DC Comics. Criado por James Gunn e Peter Safran, tem como primeiro filme o Superman (2025). Outros filmes incluem Supergirl: A Mulher do Amanhã, The Authority e The Brave and the Bold. Creature Commandos é a primeira série de TV do DCU, que também incluirá Waller, Lanternas, Paradise Lost, Booster Gold e novas temporadas de Pacificador. O elenco conta com nomes como David Corenswet, Rachel Brosnahan, Nicholas Hoult, Milly Alcock, Edi Gathegi, Nathan Fillion, Isabela Merced, Anthony Carrigan, Viola Davis, John Cena e Xolo Mariduena.
Atualmente, a DC também conta com séries como Minhas Aventuras com o Superman, Harley Quinn e The Penguin. A plataforma de streaming para assistir às produções do DCU é a Max.