Séries

Retorno Inesperado: Personagem de Star Wars: Episódio I reaparece em HQs da Marvel

A saga Star Wars reserva surpresas constantes para seus fãs. Enquanto Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999) é lembrado por corridas de pod racers, Gungans e midi-clorianos, a saga também introduziu personagens que reapareceriam em produções posteriores, como em Solo: Um Filme Star Wars (2018), que narra a origem de um jovem Han Solo (Alden Ehrenreich).

Este filme, ambientado entre os eventos de Episódio III – A Vingança dos Sith e Episódio IV – Uma Nova Esperança, revelou que o ex-aprendiz Sith, transformado em lorde do crime, Darth Maul (Ray Park e Sam Witwer), estava por trás de Dryden Vos (Paul Bettany), o líder da organização criminosa Amanhecer Carmesim.

Assim como Qi’ra, interpretada por Emilia Clarke, retornou anos depois nas histórias em quadrinhos da Marvel, outro personagem de Solo ressurgiu na mais recente saga da Marvel de Star Wars, que preenche a lacuna entre Episódio VI – O Retorno de Jedi e Episódio VII – O Despertar da Força. E trata-se de um personagem que originalmente apareceu como uma participação especial em A Ameaça Fantasma.

Em Star Wars: A Batalha de Jakku – República em Cerco #3, de Alex Segura e Stefano Raffaele, é reintroduzido Weazel, interpretado por Warwick Davis. O personagem testemunhou a corrida de pod racers vencida por um jovem Anakin Skywalker (Jake Lloyd) em A Ameaça Fantasma e, anos depois, retornou como membro da gangue pirata rebelde, os Cavaleiros das Nuvens, sob o comando de Enfys Nest (Erin Kellyman) em Solo.

“Quando o vimos em A Ameaça Fantasma, acho que ele estava um pouco descontrolado — estava jogando e se envolvendo com a má companhia”, disse Warwick sobre Weazel, associado aos Hutts, em uma entrevista de 2018. “Gosto de pensar que ele talvez, talvez, tenha começado a pensar: ‘Bem, preciso fazer algo de bom com minha vida.’ E então começou a voar por uma causa, e foi aí que ele se juntou a Enfys Nest e se envolveu naquele grupo.”

“Há um pouco no meio que ainda não descobri”, acrescentou o ator de Ewoks e Willow, “definitivamente houve uma transição, mas qual foi o catalisador para isso, eu não sei.”

Embora essa possa ser uma boa história para outra ocasião — assim como o que aconteceu com Weazel durante os eventos da trilogia original de Star Wars —, República em Cerco revelou que Weazel ainda estava operando nas margens do submundo após a vitória da Aliança Rebelde sobre o Império em O Retorno de Jedi.

A saga em quadrinhos A Batalha de Jakku, ambientada imediatamente após a Batalha de Endor e as mortes do Imperador Palpatine e Darth Vader, mostrou o leal a Palpatine, Almirante Gallius Rax, colocando em prática o plano de contingência do Imperador para destruir o Império em caso de derrota. Enquanto isso, o Grande Moff Imperial Ubrik Adelhard lançou um bloqueio de ferro ao redor do setor Anoat para isolar uma seção da galáxia e retomar a luta do Império contra os Rebeldes e a nascente Nova República.

Enquanto as forças de Leia Organa e a líder da Aliança Rebelde, Mon Mothma, foram à guerra contra duas facções de remanescentes imperiais, o Jedi Luke Skywalker rastreou relíquias Jedi e enfrentou um novo Inquisidor e o culto do lado negro, os Acólitos do Além.

Este falso Inquisidor acabou sendo a feiticeira Reyna Oskure, que se aliou aos Acólitos e ao Governador Adelhard para forjar seus próprios planos para os restos dispersos do Império de Palpatine. Ele então se aliou a Zeva Bliss, líder dos Contrabandistas de Especiarias de Kijimi (e mãe de Zorii Bliss, interpretada por Keri Russell, em A Ascensão Skywalker), como parte de seu plano para retomar a galáxia.

Enquanto Skywalker e a piloto rebelde Rynn Zenat encontraram a Doutora Aphra em uma missão para proteger um antigo Compêndio Jedi do Mestre Jedi Ky Narec no planeta Lehanis, na Região Desconhecida, o Conselheiro Rax preparou seus Imperiais para executar os desejos finais do Imperador e os colocou no caminho para a Batalha de Jakku.

Depois que Aphra determinou que o Compêndio era falso, destinado a atrair Skywalker para a Região Desconhecida, Adelhard recrutou o caçador de recompensas Arcona Lan-Drus (que falhou em assassinar a líder rebelde Mon Mothma) e um caçador de recompensas Trandoshan para eliminar seus inimigos. Em Kijimi, o Contrabandista de Especiarias Tomasso apresentou Bliss a um informante: Weazel.

Weazel passou informações de que o Governador Adelhard está jogando dos dois lados desta guerra civil, usando a bruxa Oskure e os Acólitos enquanto se envolve no submundo. Weazel então revelou que Adelhard contratou dois dos caçadores de recompensas mais mortais da galáxia com uma única diretriz: matar Luke Skywalker. Bliss informou Weazel que os Contrabandistas de Especiarias tinham o contrato para a vida de Skywalker e o dispensou.

Acontece que Weazel estava em contato com o mestre-espião da Nova República, Calder Behrens, e Tomasso não sabia que os Contrabandistas de Especiarias tinham um contrato com um Jedi. Tomasso então disse a Weazel para alertar Behrens sobre o plano para assassinar Skywalker e que ele sabia quem poderia proteger o alvo: o caçador de recompensas ciborgue Beilert Valance.

Enquanto Luke e Leia se uniram para repelir um ataque do Trandoshan em Chandrila, Lan-Drus matou Behrens em Krassinique após assassinar o possível senador Galward Paronis. O ato final de Behrens foi passar informações importantes para Mothma…

A história continua em Star Wars: Batalha de Jakku – República em Cerco #4, que estará à venda em 11 de dezembro pela Marvel Comics. A trilogia, com um total de 12 edições, será concluída com Star Wars: Batalha de Jakku – Última Resistência em 2025.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.