Rody Soul: O herói improvável que conquistou os fãs de My Hero Academia
Em My Hero Academia, Izuku Midoriya vive em um mundo onde a maioria da população possui superpoderes chamados individualidades. Apesar de ter nascido sem uma individualidade, Midoriya sonha em se tornar um herói, e sua vida muda para sempre quando ele é recrutado por All Might, o maior herói do mundo, que reconhece seu potencial e o matricula em uma prestigiada escola para jovens heróis.
Embora My Hero Academia explore as aventuras de Midoriya em sua jornada para se tornar um herói poderoso, a série possui um elenco incrível e diversificado, com cada personagem trazendo poderes e histórias únicas para a narrativa. Um desses personagens, Rody Soul, rapidamente se tornou um favorito dos fãs, graças à sua visão realista do que significa ser um herói, oferecendo uma nova perspectiva pouco vista na série. Com a recente estreia de Rody no anime durante o Arco da Guerra Final de My Hero Academia, este é o momento perfeito para analisar o personagem e entender por que os fãs o adoram.
Os fãs de My Hero Academia provavelmente reconhecem Rody Soul do filme Missão Mundial de Heróis, o terceiro filme de animação da franquia, lançado em 2021. Aqueles que acompanham apenas o anime conheceram o personagem mais recentemente, no Episódio 156, durante o Arco da Guerra Final. Rody Soul é um jovem herói que vive em Otheon, mas seus atos heroicos não são seu objetivo principal, como ocorre com grande parte do elenco de My Hero Academia.
Embora Rody seja um personagem compassivo que luta pelo que é certo, ele não é intrinsicamente motivado por visões idealistas de heroísmo como outros personagens. Em vez disso, sua abordagem é mais realista, especialmente quando comparada a heróis lendários como All Might e Deku. Essas características da personalidade de Rody o tornam um personagem muito relacionável, capaz de mostrar um outro lado do heroísmo. Através de Rody, My Hero Academia prova que, às vezes, ser um herói é uma questão de ações, e não de títulos ou status de celebridade.
As individualidades são um dos melhores aspectos de My Hero Academia, permitindo que os personagens da história sejam únicos, principalmente em sua abordagem de batalha. Infelizmente para Rody, sua individualidade não é das mais impressionantes no papel, mas certamente é uma das mais adoráveis da série. A individualidade de Rody é chamada Alma, e se manifesta como uma pequena criatura semelhante a um pássaro chamada Pino.
Como o nome da individualidade sugere, Pino está diretamente ligada à alma de Rody, e as ações do pássaro refletem como Rody se sente por dentro. Mesmo que Rody tente esconder seus pensamentos, Pino torna isso difícil, fazendo com que ele seja incapaz de mentir.
Felizmente para Rody, Pino oferece mais do que apenas monitorar suas emoções, mesmo que o poder geral do pássaro seja bastante limitado em comparação com as individualidades de outros heróis. Pino já ajudou Rody distraindo inimigos e até agindo em seu lugar quando ele não podia. Embora sua individualidade Alma possa não ser tão chamativa quanto as de alguns dos personagens principais de My Hero Academia, Pino é uma parte adorável do personagem de Rody e, sem dúvida, um dos muitos motivos pelos quais os fãs o amam tanto.
Enquanto muitos dos personagens de My Hero Academia agem heroicamente por puro heroísmo, Rody é um personagem muito mais oportunista. Ele faz o que for preciso para sustentar seu irmão e irmã mais novos. Isso porque seu pai abandonou Rody e seus irmãos quando eram pequenos, deixando-o assumir o papel de irmão mais velho cuidadoso, que faz o que deve, apesar de perceber que a vida não é muito justa.
Rody não odeia heróis, mas também não os coloca em um pedestal como muitas outras pessoas na sociedade. Não há muitos heróis em Otheon, onde ele mora, o que significa que ser um herói não é a profissão mais lucrativa. Por causa de seu passado conturbado, Rody, em algumas ocasiões, recorreu a roubos e outras atividades ilegais para sustentar seus irmãos.
O fato de Rody não ser totalmente bom o torna um dos personagens mais complexos de My Hero Academia. Apesar de seu passado complicado, sua jornada para unir forças com Midoriya e ajudar a salvar o mundo torna seu arco de personagem ainda mais agradável de assistir. No final das contas, Rody fará o que for preciso para manter seus entes queridos seguros, e o fato de essa ser uma de suas principais motivações é algo com o qual os fãs podem se identificar facilmente.
Durante o filme Missão Mundial de Heróis, Rody Soul embarca em uma jornada incrível que o vê começar como um personagem cínico e autoprotetor, que aceita qualquer trabalho que possa encontrar para ajudar a sustentar sua família. No final, Rody começa a entender as complexidades de ser um herói graças ao tempo que passa com Midoriya.
Em uma conversa franca, Rody confidencia a Midoriya que acha que os heróis só querem ganhar dinheiro sob o pretexto de salvar pessoas. Felizmente, Deku provou a Rody que nem todos os heróis são assim, e Rody tem um ponto de virada em que começa a se abrir e revelar mais sobre si mesmo.
No final de Missão Mundial de Heróis, o incrível crescimento do personagem de Rody o leva a lutar lado a lado com Midoriya enquanto eles confrontam a corrupta Humarise. Rody finalmente ganha coragem para ajudar os heróis a derrotar o culto depois de descobrir que eles foram os responsáveis pela morte de seu pai. Rody até arrisca sua própria vida para ajudar os heróis a salvar o mundo.
My Hero Academia é um anime de alto risco e ritmo acelerado, onde o elenco de heróis enfrenta vilões malignos em um esforço para salvar o dia e manter o mundo seguro. Às vezes, isso pode parecer bastante maniqueísta, com personagens sendo totalmente bons ou totalmente maus. O passado de Rody Soul, repleto de atos questionáveis, o impede de ser completamente bom, mas, à medida que viaja com Midoriya e baixa a guarda, ele prova ser um herói, no entanto.
A jornada de Rody para o heroísmo tradicional é muito mais realista do que My Hero Academia geralmente oferece. Também destaca uma parte importante de ser um herói no mundo real: Rody não usa uma fantasia chamativa nem adota um título de super-herói, mas, no final, ele escolhe fazer o que é certo, e é isso o que mais importa.
Os fãs de My Hero Academia admiram o verdadeiro senso de heroísmo de Rody, mesmo que ele não se encaixe no molde que a maioria dos heróis da franquia tende a ocupar. Suas ações finais durante Missão Mundial de Heróis, em última análise, se alinham com a verdadeira essência de ser um herói, mesmo que isso não o torne um herói famoso, cujo nome é celebrado nas notícias.
No final de Missão Mundial de Heróis, a despedida de Rody e Midoriya foi bastante emocionante, graças a Pino, que tornou difícil para Rody esconder suas emoções. Midoriya prometeu que um dia voltaria para visitar Rody, provando que a amizade que os dois desenvolveram ao longo do filme era sólida.
Depois de salvar o dia com os heróis, Rody decidiu parar de ser um vigarista e conseguir um emprego decente para ajudar seus irmãos. Os eventos do filme fizeram com que Rody e seus irmãos não fossem mais marginalizados pela sociedade, e Rody pôde começar a trabalhar como barman enquanto estudava em seu tempo livre, na esperança de se tornar um piloto no futuro.
Rody retornaria à história durante o arco da Guerra Final de My Hero Academia, quando ele e seus irmãos assistem aos eventos da Guerra Final acontecendo no Japão, incluindo a intensa batalha de Midoriya contra o implacável Tomura Shigaraki. Em um momento particularmente comovente, Rody observou Midoriya, dizendo-lhe para "dar o seu melhor". Este momento emocionante provou o quão longe Rody havia chegado, ao mesmo tempo em que destacou o vínculo que ele fez com Midoriya, consolidando seu status como um personagem favorito dos fãs na franquia de uma vez por todas.