Filmes

Ryan Reynolds e Shawn Levy detalham a profundidade de ‘Deadpool & Wolverine’ para além da comédia

Com a temporada de premiações em curso, muito se especula sobre as chances de Deadpool & Wolverine receber indicações ao Oscar. Embora filmes de super-heróis e quadrinhos não costumem ter grande destaque nas maiores premiações de Hollywood, o ator Ryan Reynolds acredita que o terceiro filme do Deadpool tem uma chance, mesmo que ele seja mais voltado para a comédia do que para o drama. Em entrevista à IndieWire, Reynolds explicou que o roteiro do filme é mais do que apenas piadas.

“Muitas das piadas alternativas são escritas com antecedência. Um fator que pode pesar contra [na corrida por prêmios] é que muita gente considera o filme uma comédia”, disse Reynolds. “É justo, mas ele tem uma base de emoção e afeto. Tanto a comédia quanto o drama se sustentam na tensão. A comédia é projetada para criar uma expectativa e depois subvertê-la. De alguma forma, você consegue fazer isso muito mais quando há riscos dramáticos envolvidos.”

Embora as piadas ousadas, o humor metalinguístico e as referências constantes aos quadrinhos possam não parecer o tipo de coisa que atrai os votantes da Academia, criar o apelo pop e o tom mais leve de Deadpool & Wolverine foi o resultado de um trabalho considerável, algo que o diretor do filme, Shawn Levy, confirmou. Segundo Levy, a produção teve um longo processo de escrita para atingir o resultado que foi visto nas telas, com pouca margem para improvisação.

“Existe essa ideia de que o filme tem um fluxo natural e espontâneo, como se tivéssemos improvisado e experimentado coisas no set”, disse Levy. “E certamente houve um pouco disso, mas nós nos recusamos a entrar em produção sem um roteiro que fosse 95% fiel ao filme que todos assistiram, e ele foi o resultado de um longo processo de escrita.”

Retirando as piadas, as quebras da quarta parede, os easter eggs e as participações surpresa, percebe-se que unir esses dois personagens no cinema é um desafio maior do que parece. O talento natural de Reynolds para a comédia o permitiu criar as falas espirituosas de Deadpool aparentemente do nada, mas dar forma a essa versão do Wolverine não foi tão simples, como o ator admitiu.

“Para mim, escrever os diálogos do Wolverine foi um processo aterrorizante. Há uma especificidade no personagem”, disse ele. “Obviamente, ele é muito Clint Eastwood, menos é mais, ele é um personagem não verbal. Mas também aproveitamos o formato preexistente do multiverso da Marvel para encontrar uma maneira viável de trazer de volta um Wolverine que talvez seja diferente daquele que conhecemos em Logan. Não apenas isso, trouxemos de volta o que, contextualmente, é o pior Wolverine – esse cara é um perdedor. Então, esses são todos os problemas que você tem que resolver repetidamente.”

Até mesmo colocar o Wolverine em seu icônico uniforme amarelo dos quadrinhos – algo que os fãs esperam há mais de duas décadas – teve que ir além de uma simples homenagem. No filme, essa variante do Wolverine está lutando com o fato de que uma decisão do passado levou à morte de seus companheiros X-Men, o que explica sua relutância em usar o traje.

“É um símbolo de sua aversão a si mesmo e de sua convicção de que está além do perdão, e o filme é uma jornada em direção ao seu perdão”, disse Levy.

Como Reynolds e Levy observam, Deadpool & Wolverine certamente vai muito além das piadas e do humor. Mas será que os temas mais profundos e o desenvolvimento dos personagens serão suficientes para influenciar os votantes da Academia?

Deadpool & Wolverine já está disponível no Disney+.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.