Filmes

Sequência de ‘Barbie’: Filme precisa de continuação?

Após rumores sobre uma possível sequência de Barbie, com o retorno de Greta Gerwig e Noah Baumbach, a especulação foi rapidamente desmentida. No entanto, a discussão sobre uma continuação do filme permanece. Apesar do desejo de muitos fãs por mais aventuras da Barbie e do Ken, a verdade é que Barbie não necessariamente precisa de uma sequência, mesmo que ela provavelmente aconteça.

Desde o seu anúncio, a adaptação de Barbie para os cinemas gerou muitas expectativas. Lançado em 2023, o filme se tornou um fenômeno da cultura pop, alcançando o título de maior bilheteria do ano e da história da Warner Bros., além de protagonizar o fenômeno “Barbenheimer”. O sucesso impulsionou o debate sobre novas produções, com muitos fãs desejando mais daquele universo.

No entanto, o desejo por mais não significa que seja uma boa ideia. Barbie foi concebido como uma história completa. Inicialmente, foi noticiado que Gerwig, Baumbach, Margot Robbie e Ryan Gosling tinham contratos para apenas um filme, sem nenhuma sequência ou franquia em vista. A própria Gerwig declarou não ter planos para uma continuação, e a trama do filme realmente transmite essa sensação. Em Barbie, a Barbie Estereotipada (interpretada por Robbie) passa por uma jornada de autodescoberta, tornando-se mais do que apenas uma boneca, enquanto Ken (Gosling) vive uma jornada similar. Ambos os personagens se desenvolvem e concluem suas histórias, indicando que, embora possa haver outras aventuras, elas não precisam ser exploradas em formato de filme.

O principal ponto é que Barbie não necessita de uma sequência. O público se acostumou com as continuações de Hollywood, mas nem sempre elas são bem-sucedidas ou oferecem algo relevante. Raramente uma sequência supera o original e, muitas vezes, não atendem às expectativas dos fãs, repetindo elementos do primeiro filme sem a mesma qualidade. Barbie, por ser um filme único e original, pode não ter o mesmo impacto com uma sequência. Apesar de ser baseado em um brinquedo com inúmeras versões, o filme trouxe uma abordagem nova e fresca, que é exatamente o que os fãs de cinema buscam.

Além disso, o fato de algo ser possível – como gerar mais filmes de um sucesso – não significa que seja necessário. O excesso pode desgastar até as ideias mais populares. Um exemplo disso é o debate sobre a “fadiga de super-heróis” ou a queda na satisfação do público com os projetos da Marvel. O mesmo pode ser dito sobre Star Wars, com as franquias perdendo o impacto com o tempo. Às vezes, mais é apenas mais, e não é necessário, transformando algo amado e emocionante em algo menos agradável. Vale lembrar que os envolvidos em Barbie não parecem muito interessados na ideia de uma sequência. Margot Robbie afirmou que o filme não foi criado “para ser uma trilogia ou algo do tipo”, e que eles “colocaram tudo neste único filme”. Greta Gerwig, embora não descarte totalmente a ideia, disse que precisa “encontrar a correnteza” para um novo filme, indicando que não há um plano concreto.

A verdade é que Barbie provavelmente terá uma sequência em algum momento. Talvez com os mesmos roteiristas e diretores, ou talvez com novos profissionais. Talvez com os mesmos atores. O filme foi um grande sucesso de bilheteria, arrecadando quase meio bilhão de dólares com um orçamento de cerca de 145 milhões. É improvável que a Warner Bros. deixe de tentar replicar esse sucesso. No entanto, o filme não precisa de uma sequência. Ele já contou sua história, ofereceu algo novo e original, e talvez seja melhor deixá-lo assim.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.