Séries

Série ‘Shrinking’ se Inspira na Jornada de Michael J. Fox com Parkinson

A série de comédia dramática Shrinking, da Apple TV+, concluiu sua segunda temporada com grande sucesso de crítica e já foi renovada para um terceiro ano. A produção, estrelada por Jason Segel e Harrison Ford, tem recebido elogios e conquistado o público com sua abordagem sensível e divertida sobre a vida e os desafios de seus personagens.

Em entrevista à People, o co-criador Bill Lawrence revelou que a série foi inspirada na trajetória de Michael J. Fox e sua luta contra o Parkinson. Fox, que trabalhou com Lawrence na série Spin City, onde o ator revelou seu diagnóstico em 1998, também fez participações especiais em Scrubs, outra produção de Lawrence. Essa conexão com a história de Fox foi fundamental para a abordagem da série.

Durante o evento An Evening with Shrinking no PaleyLive, Lawrence explicou que ele e o co-criador Brett Goldstein têm uma história pessoal com o Parkinson, já que ambos os pais foram diagnosticados com a doença. Em Shrinking, o personagem de Harrison Ford, Paul, é um terapeuta que lida com o diagnóstico de Parkinson. Após a emocionante atuação de Ford no final da segunda temporada, Lawrence detalhou a representação da doença na série.

"Queríamos representá-la de uma forma inspiradora e não de forma triste ou trágica", disse o roteirista e criador. Michael J. Fox é meu primeiro mentor. Então, queríamos representar a doença de maneira inspiradora e não trágica ou triste.

Lawrence também comentou que se tornou "obcecado em mostrar um retrato de como é viver com a doença" na próxima temporada de Shrinking, que já teve sua renovação garantida logo após a estreia do primeiro episódio da segunda temporada. "Achei que o primeiro mentor da minha vida e carreira, Michael J. Fox, foi tão inspirador com a forma como ele lidou com isso e continua trabalhando mais do que qualquer pessoa que eu conheça", lembrou. "E queremos meio que levar esse espírito para a série, se pudermos."

O criador também compartilhou que geralmente aborda situações difíceis com comédia. “Leva um tempo para um escritor perceber qual é sua voz. Acredito que a minha é esperançosa e otimista por natureza”, disse ele, acrescentando que “absorve as pessoas inspiradoras ao seu redor e rouba o máximo que pode delas”, creditando Fox como uma de suas grandes inspirações.

Michael J. Fox já falou abertamente sobre os desafios do Parkinson. Em uma entrevista em novembro para a People, no evento anual de sua fundação, ele afirmou que seu senso de humor o ajuda a lidar com a doença. Ele ressaltou que é “difícil” manter o bom humor, acrescentando que precisa mantê-lo intacto.

Ford também compartilhou que leva a sério a jornada de seu personagem com o Parkinson. Ele disse à People no mesmo evento que Lawrence: "Posso dizer que levo isso muito a sério? Não há intenção de fazer disso uma piada. Mas existem pessoas que absorvem essas experiências com graça, coragem e um pouco de sabedoria. E isso não quer dizer que algumas pessoas não façam isso”.

As duas primeiras temporadas de Shrinking estão disponíveis no Apple TV+.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.