Séries

Séries policiais subestimadas que merecem mais reconhecimento

Mesmo na era do streaming, séries policiais procedurais continuam fortes, com programas como NCIS, Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais e 9-1-1 atraindo um público impressionante. Essas séries geralmente têm várias temporadas e tramas novas que fazem o público pensar. No entanto, para cada série processual popular, há algumas que recebem significativamente menos atenção, apesar de serem tão boas quanto, se não melhores, que as procedurais policiais populares.

Estas séries procedurais não tiveram o devido tempo sob os holofotes. Em vez disso, elas foram ofuscadas por programas mais famosos, tinham conceitos para os quais os espectadores não estavam prontos ou simplesmente se perderam na multidão. De thrillers baseados em IA como Person of Interest a séries policiais de fantasia como Grimm, essas séries procedurais subestimadas merecem mais reconhecimento. Elas oferecem o mesmo mistério, emoção e ação de adrenalina que o gênero é tão amado.

The Outsider (2020), disponível na Max: Fãs de Wicked deveriam assistir The Outsider. Baseada no romance homônimo de Stephen King, a série estrela Cynthia Erivo como Holly Gibney, uma detetive particular inteligente cujas habilidades de memória e percepção a tornam um trunfo no campo. Ela é chamada pelo detetive Ralph Anderson (Ben Mendelsohn) depois que o assassinato de um menino de 11 anos se mostra muito mais complicado e bizarro do que parecia inicialmente. Juntam-se a Erivo e Mendelsohn, Jason Bateman, que dirigiu vários episódios, Paddy Considine, de A Casa do Dragão, e Julianne Nicholson, de Mare of Easttown. Apesar de uma segunda temporada ter sido escrita, a HBO decidiu não renovar a série. Isso apesar do fato de os críticos terem elogiado The Outsider por suas atuações, atmosfera e direção geral – especialmente pelos primeiros episódios.

Nova York Contra o Crime, disponível na Peacock e Tubi: Uma das primeiras séries do universo de programas policiais de Dick Wolf, que inclui Lei & Ordem, FBI e a franquia Chicago. A série acompanha os detetives J.C. Williams (Malik Yoba) e Eddie Torres (Michael DeLorenzo) investigando vários crimes na cidade de Nova York disfarçados. Nova York Contra o Crime foi notável na época por ter duas pessoas negras nos papéis principais em um drama policial, o que era inédito e ajudou a alimentar sua popularidade merecida.

Homicídio: Vida nas Ruas, disponível na Peacock: Um fantástico drama policial ambientado em Baltimore, que mais tarde serviu de cenário para The Wire. É baseado no livro de não ficção Homicídio: Um Ano nas Ruas Mortais de David Simon, um repórter que acompanhou a unidade de homicídios do Departamento de Polícia de Baltimore na vida real. A série teve sete temporadas e 122 episódios. Entre seu elenco impressionante está o falecido Andre Braugher, mais conhecido nos últimos anos por interpretar o hilário Capitão Raymond Holt em Brooklyn Nine-Nine. Braugher ganhou um Emmy do horário nobre de melhor ator principal em série dramática por Homicídio: Vida nas Ruas como o detetive Frank Pembleton.

Chicago Code, disponível para aluguel ou compra no Prime Video: Criada por Shawn Ryan, conhecido por seus outros trabalhos, incluindo The Shield, Lie to Me, The Unit e S.W.A.T., a série não aborda apenas crimes comuns, mas também a corrupção política. O detetive Jarek Wysocki (Jason Clarke) é designado para esta unidade de corrupção por sua ex-parceira na força, Teresa Colvin (Jennifer Beals), que ascendeu para se tornar a primeira superintendente feminina do departamento.

Third Watch, disponível no Roku Channel e Tubi: Ambientada em Nova York, Third Watch foi co-criada por John Wells, que trabalhou como produtor executivo e showrunner para séries como ER, The West Wing, Southland e Shameless. O outro co-criador de Third Watch, Ed Bernero, foi produtor executivo de Criminal Minds. Third Watch se passa durante o turno da “terceira vigília”, que é entre 15h e 23h. Não é apenas a unidade policial que recebe atenção. Bombeiros e paramédicos também recebem atenção igual, apresentando um tipo de série “Chicago tudo em um”.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.