Séries
Tendência

Smallville: episódio com vampiros é considerado o pior da série

Apesar de “Sede” não ser um episódio imperdível de Smallville, o elenco e a equipe reconhecem que ele é um dos piores da série.

A série Smallville, que narra a juventude de Clark Kent em uma cidade rural do Kansas, estreou em 2001 e teve 10 temporadas. A trama, focada na mitologia do Superman, também apresentava episódios com “vilões da semana” infectados por kryptonita. Com 22 episódios por temporada, nem todos foram bem recebidos pelo público e crítica.

O episódio “Sede” (Thirst), da 5ª temporada, é considerado o pior de Smallville, até mesmo pelos criadores e elenco. Nele, Lana Lang entra para uma irmandade na faculdade e acaba se transformando em vampira após a presidente da Tri-Psi, Buffy Sanders, ser transformada em uma metahumana vampírica por conta de estalactites de kryptonita em uma caverna de morcegos.

Para a 5ª temporada, a emissora The CW pediu episódios temáticos de Halloween e Natal. “Sede” foi o escolhido para o Halloween, mas acabou sendo o episódio com a pior avaliação de Smallville. Os criadores Alfred Gough e Miles Millar, o produtor executivo Ken Horton e o roteirista Steven S. DeKnight gravaram um comentário no DVD do episódio, intitulado “O que estávamos pensando?”, para tentar explicar o ocorrido.

A ideia de introduzir vampiros em Smallville surgiu com a participação recorrente de James Marsters, e os roteiristas criaram uma explicação com rochas meteóricas. No entanto, a ideia não funcionou na prática. Gough comentou no DVD que, “às vezes, quando a série se distancia de sua mitologia, seja com vampiros, serial killers ou bruxas – mesmo o episódio das bruxas na temporada anterior tendo sido mais bem-sucedido –, por alguma razão, este não chegou lá”. Ele se referia ao episódio “Feitiço”, da 4ª temporada, em que Lana, Chloe e Lois são possuídas por bruxas do século XVII em busca de pedras de poder.

O roteirista Steven S. DeKnight afirmou que pediu repetidamente para que as atrizes não fizessem poses com as mãos como garras ou soltassem sons de “hiss”. Mas ao assistir às gravações, ele percebeu que era exatamente isso que acontecia. Apesar do resultado não ter sido o esperado, os criadores reconheceram que o episódio não era entediante. Gough chegou a mencionar que “Túmulo” era o episódio mais chato da 5ª temporada, enquanto Horton apontou “Desvanecer”. Em “Túmulo”, Chloe encontra um corpo no apartamento do Talão e é possuída pelo fantasma de uma garota assassinada. Já em “Desvanecer”, Clark salva um assassino infectado por meteoros de ser atropelado.

“Sede” sofreu com cortes no orçamento, o que impediu algumas cenas de serem como o planejado. Uma cena em que Lana é jogada escada abaixo por suas irmãs vampiras era para acontecer em um carro conversível em alta velocidade. Outra cena que foi modificada por falta de verba, foi quando Clark encontra um recorte de jornal na busca por respostas sobre o que aconteceu com Lana. O plano original era que Clark usasse sua visão de raio-x para achar a pista, mas a cena foi cortada. A cura para o vampirismo também surgiu de forma aleatória, com Lex tendo uma seringa em sua maleta na mansão, juntamente com um pedaço de kryptonita. Uma dublagem foi adicionada posteriormente para explicar o motivo.

Gough revelou que ficou deprimido ao assistir a primeira versão do episódio e que ele foi reeditado com novas cenas e narração da Chloe para amenizar a história. O resultado foi que o episódio passou de péssimo para apenas ruim. Horton brincou que o episódio melhorou, pois foi de “menos doze para menos dois”. Apesar da trama principal ser considerada ridícula, “Sede” tem algumas cenas imperdíveis para os fãs de Smallville, como um confronto entre Lex e Brainiac.

Michael Rosenbaum, Tom Welling e Kristin Kreuk discutiram o episódio no podcast Talk Ville. Rosenbaum afirmou que “esse foi o pior episódio que já vi, talvez na história da televisão”. Welling foi mais generoso, mas “Sede” ainda é o episódio com a pior avaliação do Talk Ville até agora.

Kreuk, que não assistiu ao episódio antes da gravação do podcast, disse que estava infeliz com a situação. Ela sentiu que a história dos vampiros era uma desculpa para objetificar Lana, que passou a maior parte do episódio vestindo um catsuit. “Não havia sentido nisso, a não ser me dar uma desculpa para usar uma roupa super justa”, comentou a atriz.

Ela também mencionou que estava muito chateada durante as gravações, pois já estava frustrada com o fato de Lana ser objetificada com frequência. “Acho que neste ponto, eu já estava bem frustrada com esse nosso tropo. E eu não fui fácil neste episódio. Acho que eu tornei tudo muito difícil para as pessoas”, acrescentou.

“Sede” foi a gota d’água para Kreuk, que decidiu lutar contra a objetificação de Lana. Ela afirmou que brigou para mudar o episódio, mas não teve sucesso. Ela aprendeu a se posicionar e estabelecer limites no set. “Eu não fazia as coisas. Eu dizia ‘não’ no set. Eu tornei tudo mais desafiador”, relembrou. Kreuk não entrou em detalhes sobre o que se recusou a fazer, mas ressaltou que foi uma lição importante para todos os jovens atores. “Na 5ª temporada, eu aprendi que podia dizer não. E isso significava que haveria conflito. Não era fácil, mas eu podia estabelecer limites. E eram limites justificados”, explicou a atriz de Smallville.

Apesar de “Sede” não ser um episódio imperdível de Smallville, o elenco e a equipe reconhecem que ele é um dos piores da série.

Em um guia de episódios para maratonar Smallville, você pode conferir quais são os melhores episódios da série.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.