Square Enix repensa exclusividade de ‘Final Fantasy’ e mira lançamento multiplataforma
A franquia Final Fantasy, uma das mais longevas e bem-sucedidas da indústria dos games, passou por diversas evoluções ao longo dos anos. Tradicionalmente, a série tem laços fortes com os consoles PlayStation devido a acordos de exclusividade entre a Sony e a Square Enix. No entanto, essa dinâmica parece estar mudando.
De acordo com o produtor da Square Enix, Yoshinori Kitase, a empresa está satisfeita com o desempenho dos jogos mais recentes da série, como Final Fantasy 7 Remake, Final Fantasy 7 Rebirth e Final Fantasy 16, nos consoles PlayStation. Contudo, a visão da empresa para o futuro aponta para o lançamento multiplataforma, buscando atingir um público mais amplo.
“Embora estejamos confiantes e satisfeitos com o nível de vendas alcançado, é claro que, com a modernidade dos games, não podemos nos limitar a uma única plataforma”, afirmou o produtor. “Acreditamos que precisamos oferecer o jogo ao máximo de jogadores possível.”
É provável que Final Fantasy 7 Remake Parte 3 ainda esteja sob um acordo de exclusividade com a PlayStation. No entanto, projetos futuros como o especulado remake de Final Fantasy 9, e possivelmente Final Fantasy 17, devem seguir a nova estratégia multiplataforma da Square Enix.
A decisão de lançar jogos exclusivamente para PlayStation ou Nintendo sempre envolveu compensações financeiras para a Square Enix, mitigando os riscos comerciais do desenvolvimento de títulos AAA. No entanto, essa estratégia também limita o crescimento da propriedade intelectual. A empresa parece estar considerando que os benefícios de alcançar novos públicos superam as vantagens da exclusividade de consoles.
Para mais informações sobre a franquia Final Fantasy, incluindo notícias, rumores e ofertas, confira aqui.