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Stalker 2: Heart of Chornobyl recebe grande atualização com mais de 1.800 correções e melhorias

A GSC World lançou uma nova atualização para Stalker 2: Heart of Chornobyl, acompanhada de um extenso patch notes detalhando todas as mudanças e melhorias implementadas no jogo para PC, Xbox Series S e Xbox Series X. Esta atualização massiva traz mais de 1.800 correções e melhorias, abrangendo diversos aspectos do jogo.

Entre as novidades, destacam-se correções em missões principais, missões secundárias e problemas na progressão da história, além da resolução de travamentos e bugs. A atualização também introduz a primeira iteração das correções no sistema A-Life, responsável pela inteligência artificial dos personagens não jogáveis (NPCs).

Embora a GSC World não tenha divulgado o tamanho exato do arquivo da atualização, a empresa avisou que o patch é "enorme" e que o processo de download pode levar algum tempo. A magnitude da atualização não é surpresa, considerando o número expressivo de mudanças realizadas.

Confira os principais destaques do patch notes:

Correções no A-Life:

  • Corrigido o problema de NPCs surgindo atrás do jogador.
  • Aumentada a frequência de encontros com NPCs na Zona.
  • Expandida a distância na qual NPCs são visíveis para o jogador.
  • Resolvido o problema de otimização que impedia NPCs de existirem no modo Offline.
  • No modo Offline, NPCs agora avançam em direção aos seus objetivos ao longo do tempo.
  • Melhorias na navegação dos NPCs no modo Offline usando o GameGraph.
  • Corrigidos problemas de NPCs que não conseguiam encontrar seus objetivos.
  • Aprimorada a motivação dos NPCs para expandir territórios e atacar inimigos.
  • Resolvido o problema que resultava em menos NPCs do que o pretendido.
  • Ajustes nas ações contextuais para transições mais suaves entre os estados Offline e Online dos NPCs.
  • Grupos de exploração da Zona agora são mais diversos em termos de facções e tamanhos.
  • Corrigido o problema de NPCs humanos que não satisfaziam suas necessidades de comunicação.

Melhorias na IA:

  • Reduzido o número de invocações e aumentado o tempo entre os surgimentos de fantasmas de Pseudodog.
  • Corrigido um problema em que os zumbis tinham seus braços e pernas torcidos ao serem derrubados.
  • Resolvido um problema em que mutantes grandes se escondiam atrás de pequenas coberturas.
  • Corrigido um problema em que membros de mutantes se esticavam ao disparar armas automáticas.
  • Resolvido um problema com efeitos visuais de sangue após a morte de um Rato por granada.
  • Corrigido um problema em que os NPCs detectavam rapidamente o jogador quando este estava agachado.
  • Corrigido um problema em que os NPCs entravam nas portas sem abri-las.
  • Resolvido um problema em que o controlador podia assumir o controle de NPCs da história principal.
  • Corrigido um problema em que Quimeras tentavam entrar em passagens estreitas.
  • Corrigido um problema em que NPCs se teletransportavam para áreas restritas.
  • Corrigido um problema em que mutantes em cobertura não mudavam de posição ao receber dano.
  • Melhorados os efeitos visuais da habilidade telepática do Burer.
  • Ajustes no comportamento de combate de NPCs ao atirar de coberturas.
  • Corrigida a animação do Burer ao arremessar objetos.
  • Corrigidos problemas com NPCs ficando ociosos e se recusando a iniciar diálogos de missões.
  • Corrigido um problema em que mutantes continuavam a atacar zumbis derrubados.
  • Corrigido um problema em que NPCs ficavam presos na animação de mira.
  • Corrigido um problema em que a animação de morte era repetida para NPCs ressuscitados como zumbis.
  • Corrigido um problema em que NPCs neutros permaneciam neutros após serem atacados pelo jogador.
  • Corrigido um problema com braços quebrados de NPCs ao atirar.
  • Melhorada a experiência de combate e a navegação de NPCs em grandes lutas.
  • Corrigido um problema em que o jogador podia matar a Quimera com a ajuda da anomalia carrossel.
  • Corrigido um problema em que NPCs atravessavam objetos ao atirar de coberturas.
  • Melhorias no comportamento pacífico de NPCs.
  • Corrigido um problema em que NPCs não paravam de lutar no início da emissão.
  • Corrigido um problema em que alguns mutantes não conseguiam pular obstáculos.
  • Corrigido um problema em que NPCs ficavam presos após o fim da emissão.
  • Corrigido o comportamento de bandidos após o fim da emissão durante a missão Bullseye.
  • Corrigido um problema em que NPCs podiam se teletransportar se não conseguiam traçar uma rota.
  • Corrigido um problema em que NPCs paravam de conversar após carregar um salvamento.
  • Corrigido um problema em que corpos de mutantes eram arremessados a longas distâncias.

Ajustes de Balanceamento:

  • Aumentadas as recompensas para várias missões.
  • Corrigido problema em que artefatos com efeito de Proteção Física davam o efeito máximo.
  • Alterado o valor do artefato “Peixe Dourado” para 14000 cupons.
  • Corrigido problema que permitia ao jogador ter cupons infinitos ao vender e recomprar consumíveis.
  • Corrigido o exploit de dinheiro infinito ao dividir uma pilha de armas nas janelas de venda.
  • Corrigido problema em que NPCs podiam nascer mortos com carregadores cheios.
  • Aumentado o tempo de recarga das habilidades do Snork em 30%.
  • Aumentado o dano do rifle Gauss.
  • Aumentada a dificuldade da luta com Korshunov.
  • Recalculadas as recompensas das missões da Harpia.
  • Corrigida a morte instantânea do jogador após atingir o limite máximo de radiação.
  • Corrigido o problema em que Poltergeist e Burer não causavam dano com objetos arremessados.
  • Removido o escopo POS 8x do sortimento de vários comerciantes.
  • Ajustado o dano de campos PSY.

Correções de Travamentos, Desempenho e Otimização:

  • Implementadas melhorias nas zonas mortas e curvas para o movimento com gamepad.
  • Melhorias de desempenho em áreas populosas do mapa.
  • Corrigidas quedas de desempenho em placas de vídeo NVIDIA RTX 3000.
  • Corrigido problema com o jogo congelando ao sair de um túnel durante a missão A Luz no Fim do Túnel.
  • Corrigido problema com o controle Razer Kishi Ultra não funcionando via Bluetooth ou cabo.
  • Corrigido problema com o controle MSI Force Pro Wireless não funcionando via Bluetooth.
  • Corrigido problema com o controle Xbox X/S não funcionando via Bluetooth.
  • Melhorias na entrada do controle.
  • Corrigidos artefatos visuais na interface com DLSS ativado.
  • Corrigido problema com edifícios desaparecendo da câmera do jogador na fábrica.
  • Corrigido problema com edifícios surgindo repentinamente na visão do jogador.
  • Corrigidas quedas de fps causadas por grandes quantidades de partículas de água.
  • Corrigidas quedas de fps durante a interação com corpos em águas rasas.
  • Corrigidos vários travamentos EXCEPTION_ACCESS_VIOLATION.
  • Corrigidos vários erros fatais e falhas de asserção.

Cutscenes:

  • Melhorias em animações faciais e dublagem em várias cutscenes.
  • Corrigido problema com quadros ausentes em várias cutscenes.
  • Corrigido problema com NPCs ausentes em várias cutscenes.
  • Corrigido problema em que personagens principais e NPCs tinham comportamentos ociosos ou partes do corpo/equipamento soltas.
  • Corrigido problema com legendas ausentes em várias cutscenes.
  • Corrigido problema com feedback tátil ausente em várias cutscenes.
  • Corrigido problema com a cutscene final não sendo reproduzida na missão O Brilho Eterno.
  • Corrigido problema em que a cutscene no final da missão De Volta à Escória não era iniciada.
  • Corrigido problema com Nimble invisível durante a cutscene da missão Em Busca de um Guia.
  • Corrigido problema em que o jogador podia morrer durante a cutscene da missão O Último Passo.

Objetos Interativos:

  • Corrigido problema com o elevador no laboratório X11 fechado após carregar o jogo durante a missão Pensamento Ilusório.
  • Corrigida a física de caixas de munição e lâmpadas quebradas.
  • Corrigidos problemas com NPCs presos em portas em diferentes locais.
  • Corrigido problema em que sons de escadas podiam entrar em loop.
  • Corrigido o som ao interagir com um corpo morto.
  • Corrigido problema em que NPCs tocando em portas causavam tremores.
  • Ajustada a distância das dicas de interação para saques e corpos.
  • Corrigido o prompt de interação para curar ativo quando o jogador não tinha kit médico.
  • Corrigido problema em que alguns consumíveis não eram interativos.

Missões Principais e Progressão da História:

  • Mais de 15 correções na missão No Limite, incluindo problemas com Hamster e Ricochet morrendo, Slavko, o Farmacêutico não curando, Monolithianos e mutantes entrando no abrigo do Hamster, e outros.
  • Múltiplas correções na missão Um Pequeno Incidente, incluindo problemas com o estágio do diário “Pergunte a Richter” sendo cancelado e erro com marcadores enganosos.
  • Múltiplas correções na missão Visões da Verdade, onde Scar pode não aparecer ao carregar um salvamento antigo, e outros problemas.
  • Corrigido problema em que o jogador não conseguia iniciar diálogo com Richter após derrotar o esquadrão Monolith na missão O Último Desejo.
  • Corrigido problema em que o jogador podia travar ao ferir Richter e torná-lo hostil durante O Último Desejo.
  • Corrigido problema em que o clone de Faust saía do seu lugar na varanda durante o Assalto a Duga.
  • Corrigido problema com Faust ficando preso durante a luta contra o chefe no Assalto a Duga.
  • Corrigido problema em que o jogador não conseguia ajudar o soldado cercado por Monolithianos durante Apenas como nos Velhos Tempos.
  • Corrigido problema com Lodochka estando morta no acampamento de Quiet durante Apenas como nos Velhos Tempos.
  • Corrigido problema em que o jogador não conseguia progredir na missão Matéria Sutil ao saquear itens antes da missão.
  • Corrigido problema com Regenerador ausente durante Um Ato de Misericórdia.
  • Corrigido problema com o elevador nos Laboratórios X-11 fechado durante Pensamento Ilusório.
  • Corrigido problema em que o jogador podia ficar preso na Ventilação durante Pensamento Ilusório.
  • Corrigido problema com Nightingale não dando o diálogo após matar cães cegos em Combate Canino.
  • Corrigido problema em que era impossível iniciar diálogo com Strider durante Na Pista Certa.
  • Corrigido problema com A Sign of Hope não estando disponível após concluir Na Pista Certa.
  • Corrigido problema com o Prof. Lodochka ausente durante ou após a emissão em A Sign of Hope.
  • Corrigido problema com guardas Ward infinitos na Fábrica Química durante Fuga da Jaula.
  • Corrigido problema em que o jogador não conseguia explorar o estágio da estação eco.
  • Corrigido o caminho furtivo para Roosevelt durante Rei da Colina.
  • Corrigido problema com controles e movimentos horizontais da câmera desativados após carregar um salvamento.
  • Corrigido problema de tela preta não pulável após a cutscene final da missão Ida e Volta.
  • Corrigido problema com ausência da cutscene de introdução em Ida e Volta.
  • Corrigido problema em que o objetivo Fale com Warlock sobre Hamster não era concluído ao matar o Hamster antes de falar com Gaffer durante Na Fogueira.
  • Corrigido problema com a missão Caos de Bandidos ativa ao devolver carga para Huron.
  • Corrigido problema com o corpo de Bayun desaparecendo ao ser morto durante a invocação.
  • Corrigido problema em que Jumper e Bluish ficavam hostis após atacar o esquadrão de Hog durante Troca de Turno.
  • Corrigido problema em que usuários acessavam áreas não intencionais na Fortaleza Vermelha.
  • Adicionadas armaduras com proteção psi para o objetivo Obter Armadura Psi.
  • Corrigido problema com zumbis parados nas estações de bombeamento em Pântanos durante Ad astra per aspera.
  • Corrigido problema com Monolithianos na Enfermaria durante Felicidade para Todos.
  • Corrigido problema em que Respostas têm um Preço não progredia após bandidos no Depósito serem mortos após emissão.
  • Corrigido problema com o PDA de Scar faltando após a luta contra o chefe.
  • Corrigido problema em que Tempos Sombrios não era concluída após falar com Arkhyp Lichen durante a Emissão.
  • Corrigido problema em que NPC Monolith podia surgir na garagem fechada durante A Fronteira.
  • Corrigido problema em que Korshunov podia desaparecer durante a luta contra o chefe.
  • Corrigido problema em que Scar não morria após destruir o último monitor.
  • Corrigido problema em que Korshunov podia sumir ao se aproximar do local da missão Respostas Têm um Preço durante uma Emissão.

Missões Secundárias e Encontros no Mundo Aberto:

  • Corrigido problema em que o jogador podia matar espectadores durante lutas na Arena em Rostok.
  • Corrigido problema em que inimigos saíam da Arena durante a emissão no meio da missão O Coliseu da Liberdade.
  • Balanceamento melhorado para lutas na Arena em Rostok.
  • Corrigido problema em que o guia no Centro Cultural do Palácio Energético podia ser usado após o ponto de não retorno na missão Lá Embaixo.
  • Corrigido problema com as missões de Warlock não sendo concluídas após o Sinal.
  • Ajustado quando o Pseudogigante aparece após Vadyk Firecracker tocar a melodia.
  • Corrigidas situações em que NPCs matavam Seryoga Root, Senya Noose e Haryk Jacket.
  • Corrigido NPC bloqueando a passagem em algumas áreas do Bar 100 Rads.
  • Corrigida a reputação do técnico Ward.
  • Corrigido problema em que encontros com Monolithianos não começavam após concluir Em Busca de Glória Passada por Spark.
  • Corrigido problema em que a arma Mytryk Genius permanecia como item de missão após matar o NPC.
  • Corrigido problema em que NPCs da Vila dos Novatos estavam ausentes após As Lendas da Zona.
  • Corrigido problema em que usuários permaneciam presos no Laboratório Lodochka.
  • Desativado o surgimento de Monolithianos antes da ativação de Wish Granter na SIRCAA.
  • Corrigido problema em que o encontro com um Stalker pedindo não começava após o retorno dos Monolithianos.
  • Corrigidos problemas no diálogo com NPCs na Fábrica Química.
  • Corrigido problema em que Kirya era teletransportado do jogador.
  • Corrigido problema que podia travar o jogo durante o diálogo na missão Uma Questão de Honra.
  • Corrigido problema em que o jogador não encontrava o Prof. Zaretskyi após o fim da missão Tudo o que Resta.
  • Corrigido problema em que o NPC Crest podia sumir durante a missão O Som da Música.
  • Corrigido problema em que o jogador não conseguia progredir nas missões de Warlock após o fim de No Limite.

Direção do Mundo Aberto, Exploração e Experiência na Zona:

  • Corrigido problema em que a Bola de Raios ficava presa durante o movimento na vila de Opachychi.
  • Corrigido problema em que artefatos não apareciam em anomalias de arco.
  • Física de corpos mortos aprimorada.
  • Corrigido problema em que o equipamento do jogador era danificado ao se agachar.
  • Corrigido problema de corpos desaparecendo.
  • Corrigida textura esticada em algumas árvores.
  • Corrigido problema com nuvem tóxica.
  • Corrigido problema com enxames de ratos surgindo acima da caverna na arqui-anomalia Mist.
  • Corrigido problema em que personagens ficavam molhados em espaços secos após carregar.
  • Corrigido problema com mudanças bruscas de clima de manhã e à noite.
  • Corrigido problema em que a anomalia Wandering Lights não gerava sempre seu artefato.
  • Corrigido problema com a arqui-anomalia Bulba às vezes não aparecendo.
  • Corrigido problema com corpos não saqueáveis na fronteira entre Cordon e a Zona Inferior.
  • Corrigido problema em que o jogador não alcançava um artefato.
  • Aumentada a distância dos latidos de combate.
  • Corrigido problema em que NPCs ficavam presos em portas.
  • Corrigido problema em que NPCs surgiam presos em superfícies isoladas.
  • Melhorados os efeitos visuais de penetração de balas.
  • Melhorada a simulação de tecido em corpos de NPCs.
  • Corrigido problema com adesivos de sangue.
  • Corrigido problema em que áreas distantes do ambiente pareciam muito brilhantes à noite.
  • Corrigido problema em que a animação de despertar de zumbis reiniciava toda vez que o jogador olhava para o outro lado.
  • Corrigido problema em que emissões iniciavam durante cutscenes.
  • Corrigido problema em que escavadores não paravam de ser agressivos após o fim do combate.

Ajustes no Equipamento e Estado do Jogador:

  • Corrigido problema em que capacetes não tinham proteção PSI e Rad.
  • Corrigido problema em que armaduras “SSP-100 Discovery” e “SSP-99 Ecologist” não tinham proteção PSI.
  • Corrigido problema em que jogadores não podiam instalar melhoria de recipiente de chumbo no traje PSZ-5V Guardião da Liberdade.
  • Fumaça atenuada em tiros com silenciador.
  • Corrigido braço quebrado durante fixação de carregador em metralhadora.
  • Corrigida a visibilidade da bala no carregador.
  • Adicionado som de respingo para parafusos atingindo a água.
  • Corrigido problema em que cápsulas vazias eram ejetadas em vez de balas ao descarregar após mudar o tipo de munição.
  • Melhorada a interrupção para sequências de animação ao recarregar e usar consumíveis.
  • Corrigido problema com som de impacto de parafusos ao arremessar à longa distância.
  • Ajustes na aparência de miras de rifles.
  • Corrigido problema com itens não sendo consumidos ao usar teclas de atalho.
  • Corrigido problema em que melhorias de armas principais eram aplicadas a módulos.
  • Ajustes em animações de armas travadas.
  • Corrigido problema em que o jogador podia equipar o detector com a arma primária simultaneamente.
  • Causa da morte exibida corretamente na tela de morte.
  • Corrigido problema em que o jogador entrava em paredes ao realizar mortes furtivas.
  • Corrigido problema com partículas VFX para fantasmas psi faltando.
  • Corrigido problema que podia causar perda de controles após tocar violão.
  • Corrigido problema em que o jogador podia ter capacidade de carga ilimitada ao melhorar armaduras não equipadas.
  • Corrigido problema em que o jogador podia ter resistência ilimitada ao iniciar diálogo agachado.

Orientação do Jogador, Configurações e Menus do Jogo:

  • Tutoriais do jogo atualizados para melhorar a experiência de novos usuários.
  • Corrigido problema em que o jogador se aproximava de locais de missão e armas surgiam e equipavam aleatoriamente na mão.
  • Corrigido problema em que o jogador não conseguia trocar as posições de armas comparadas ao negociar.
  • Habilitadas melhorias para o traje X7.
  • Adicionada a possibilidade de reverter o desencaixe de módulos pré-instalados no menu de Melhorias.
  • Adicionados marcadores exclusivos para mutantes com coleiras eletrônicas.
  • Reestruturada a interface de notificações de itens recebidos.
  • Descrições de melhorias de armaduras atualizadas.
  • Corrigidos problemas em que marcadores de missão sumiam após NPCs se tornarem hostis.
  • Removida a capacidade de negociar com NPCs na base da Maré.
  • Reformulados elementos de interface no menu de Melhorias do PDA.
  • Redesenho de ícones no menu do PDA.
  • Corrigido problema em que a árvore de melhoria mudava de direção ao trocar de armas.
  • Corrigida a animação de mudança de munição ausente.
  • Corrigido o aparecimento da indicação de ameaça após fechar o menu principal.
  • Corrigido som de rolagem do mouse ausente no PDA.
  • Corrigido problema em que a opção de dispositivo de saída era redefinida após reiniciar o jogo.
  • Corrigido problema com tela preta após carregar um arquivo salvo.
  • Removida janela pop-up redundante ao redefinir configurações.
  • Configurações de qualidade de upscaling traduzidas.
  • Cor do marcador de esconderijos alterada para violeta.
  • Corrigido problema em que técnicos não conseguiam instalar melhorias de armaduras.
  • Corrigido problema em que a armadura SSP-100 Discovery não podia ser melhorada.
  • Corrigido problema em que consumíveis não podiam ser aplicados por meio de atalhos.
  • Corrigido problema em que a mira não aparecia após recarregar.
  • Corrigido problema de rolagem dentro de notas no PDA.
  • Corrigido problema em que o usuário se movia lentamente e não conseguia correr após carregar um salvamento.
  • Corrigido problema com a opção “Ponto Branco HDR”.

Conquistas:

  • Corrigido o problema em que a conquista “Os Quatro Ventos” não podia ser recebida.
  • Corrigido o problema em que a conquista “Bingo” não podia ser recebida.
  • Corrigido o problema em que os jogadores não conseguiam desbloquear conquistas na loja EGS.

Saves:

  • Corrigido o problema em que o jogador não conseguia carregar saves existentes.
  • Corrigido o problema com arquivos salvos faltando após a reinicialização do PC/Xbox.

Outras Melhorias:

  • Mais de 15 atualizações de localização e dublagem.
  • Mais de 40 ajustes de áudio e volume de vários tipos.
  • Mais de 20 melhorias na aparência de personagens e NPCs.
  • Mais de 500 correções para folhagem, cintilação de textura, erros em malhas de navegação, colisões, erros de posicionamento de objetos, ações contextuais, correções relacionadas a VFX, objetos não destrutíveis.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

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