Stalker 2: Heart of Chornobyl recebe grande atualização com mais de 1.800 correções e melhorias
A GSC World lançou uma nova atualização para Stalker 2: Heart of Chornobyl, acompanhada de um extenso patch notes detalhando todas as mudanças e melhorias implementadas no jogo para PC, Xbox Series S e Xbox Series X. Esta atualização massiva traz mais de 1.800 correções e melhorias, abrangendo diversos aspectos do jogo.
Entre as novidades, destacam-se correções em missões principais, missões secundárias e problemas na progressão da história, além da resolução de travamentos e bugs. A atualização também introduz a primeira iteração das correções no sistema A-Life, responsável pela inteligência artificial dos personagens não jogáveis (NPCs).
Embora a GSC World não tenha divulgado o tamanho exato do arquivo da atualização, a empresa avisou que o patch é "enorme" e que o processo de download pode levar algum tempo. A magnitude da atualização não é surpresa, considerando o número expressivo de mudanças realizadas.
Confira os principais destaques do patch notes:
Correções no A-Life:
- Corrigido o problema de NPCs surgindo atrás do jogador.
- Aumentada a frequência de encontros com NPCs na Zona.
- Expandida a distância na qual NPCs são visíveis para o jogador.
- Resolvido o problema de otimização que impedia NPCs de existirem no modo Offline.
- No modo Offline, NPCs agora avançam em direção aos seus objetivos ao longo do tempo.
- Melhorias na navegação dos NPCs no modo Offline usando o GameGraph.
- Corrigidos problemas de NPCs que não conseguiam encontrar seus objetivos.
- Aprimorada a motivação dos NPCs para expandir territórios e atacar inimigos.
- Resolvido o problema que resultava em menos NPCs do que o pretendido.
- Ajustes nas ações contextuais para transições mais suaves entre os estados Offline e Online dos NPCs.
- Grupos de exploração da Zona agora são mais diversos em termos de facções e tamanhos.
- Corrigido o problema de NPCs humanos que não satisfaziam suas necessidades de comunicação.
Melhorias na IA:
- Reduzido o número de invocações e aumentado o tempo entre os surgimentos de fantasmas de Pseudodog.
- Corrigido um problema em que os zumbis tinham seus braços e pernas torcidos ao serem derrubados.
- Resolvido um problema em que mutantes grandes se escondiam atrás de pequenas coberturas.
- Corrigido um problema em que membros de mutantes se esticavam ao disparar armas automáticas.
- Resolvido um problema com efeitos visuais de sangue após a morte de um Rato por granada.
- Corrigido um problema em que os NPCs detectavam rapidamente o jogador quando este estava agachado.
- Corrigido um problema em que os NPCs entravam nas portas sem abri-las.
- Resolvido um problema em que o controlador podia assumir o controle de NPCs da história principal.
- Corrigido um problema em que Quimeras tentavam entrar em passagens estreitas.
- Corrigido um problema em que NPCs se teletransportavam para áreas restritas.
- Corrigido um problema em que mutantes em cobertura não mudavam de posição ao receber dano.
- Melhorados os efeitos visuais da habilidade telepática do Burer.
- Ajustes no comportamento de combate de NPCs ao atirar de coberturas.
- Corrigida a animação do Burer ao arremessar objetos.
- Corrigidos problemas com NPCs ficando ociosos e se recusando a iniciar diálogos de missões.
- Corrigido um problema em que mutantes continuavam a atacar zumbis derrubados.
- Corrigido um problema em que NPCs ficavam presos na animação de mira.
- Corrigido um problema em que a animação de morte era repetida para NPCs ressuscitados como zumbis.
- Corrigido um problema em que NPCs neutros permaneciam neutros após serem atacados pelo jogador.
- Corrigido um problema com braços quebrados de NPCs ao atirar.
- Melhorada a experiência de combate e a navegação de NPCs em grandes lutas.
- Corrigido um problema em que o jogador podia matar a Quimera com a ajuda da anomalia carrossel.
- Corrigido um problema em que NPCs atravessavam objetos ao atirar de coberturas.
- Melhorias no comportamento pacífico de NPCs.
- Corrigido um problema em que NPCs não paravam de lutar no início da emissão.
- Corrigido um problema em que alguns mutantes não conseguiam pular obstáculos.
- Corrigido um problema em que NPCs ficavam presos após o fim da emissão.
- Corrigido o comportamento de bandidos após o fim da emissão durante a missão Bullseye.
- Corrigido um problema em que NPCs podiam se teletransportar se não conseguiam traçar uma rota.
- Corrigido um problema em que NPCs paravam de conversar após carregar um salvamento.
- Corrigido um problema em que corpos de mutantes eram arremessados a longas distâncias.
Ajustes de Balanceamento:
- Aumentadas as recompensas para várias missões.
- Corrigido problema em que artefatos com efeito de Proteção Física davam o efeito máximo.
- Alterado o valor do artefato “Peixe Dourado” para 14000 cupons.
- Corrigido problema que permitia ao jogador ter cupons infinitos ao vender e recomprar consumíveis.
- Corrigido o exploit de dinheiro infinito ao dividir uma pilha de armas nas janelas de venda.
- Corrigido problema em que NPCs podiam nascer mortos com carregadores cheios.
- Aumentado o tempo de recarga das habilidades do Snork em 30%.
- Aumentado o dano do rifle Gauss.
- Aumentada a dificuldade da luta com Korshunov.
- Recalculadas as recompensas das missões da Harpia.
- Corrigida a morte instantânea do jogador após atingir o limite máximo de radiação.
- Corrigido o problema em que Poltergeist e Burer não causavam dano com objetos arremessados.
- Removido o escopo POS 8x do sortimento de vários comerciantes.
- Ajustado o dano de campos PSY.
Correções de Travamentos, Desempenho e Otimização:
- Implementadas melhorias nas zonas mortas e curvas para o movimento com gamepad.
- Melhorias de desempenho em áreas populosas do mapa.
- Corrigidas quedas de desempenho em placas de vídeo NVIDIA RTX 3000.
- Corrigido problema com o jogo congelando ao sair de um túnel durante a missão A Luz no Fim do Túnel.
- Corrigido problema com o controle Razer Kishi Ultra não funcionando via Bluetooth ou cabo.
- Corrigido problema com o controle MSI Force Pro Wireless não funcionando via Bluetooth.
- Corrigido problema com o controle Xbox X/S não funcionando via Bluetooth.
- Melhorias na entrada do controle.
- Corrigidos artefatos visuais na interface com DLSS ativado.
- Corrigido problema com edifícios desaparecendo da câmera do jogador na fábrica.
- Corrigido problema com edifícios surgindo repentinamente na visão do jogador.
- Corrigidas quedas de fps causadas por grandes quantidades de partículas de água.
- Corrigidas quedas de fps durante a interação com corpos em águas rasas.
- Corrigidos vários travamentos EXCEPTION_ACCESS_VIOLATION.
- Corrigidos vários erros fatais e falhas de asserção.
Cutscenes:
- Melhorias em animações faciais e dublagem em várias cutscenes.
- Corrigido problema com quadros ausentes em várias cutscenes.
- Corrigido problema com NPCs ausentes em várias cutscenes.
- Corrigido problema em que personagens principais e NPCs tinham comportamentos ociosos ou partes do corpo/equipamento soltas.
- Corrigido problema com legendas ausentes em várias cutscenes.
- Corrigido problema com feedback tátil ausente em várias cutscenes.
- Corrigido problema com a cutscene final não sendo reproduzida na missão O Brilho Eterno.
- Corrigido problema em que a cutscene no final da missão De Volta à Escória não era iniciada.
- Corrigido problema com Nimble invisível durante a cutscene da missão Em Busca de um Guia.
- Corrigido problema em que o jogador podia morrer durante a cutscene da missão O Último Passo.
Objetos Interativos:
- Corrigido problema com o elevador no laboratório X11 fechado após carregar o jogo durante a missão Pensamento Ilusório.
- Corrigida a física de caixas de munição e lâmpadas quebradas.
- Corrigidos problemas com NPCs presos em portas em diferentes locais.
- Corrigido problema em que sons de escadas podiam entrar em loop.
- Corrigido o som ao interagir com um corpo morto.
- Corrigido problema em que NPCs tocando em portas causavam tremores.
- Ajustada a distância das dicas de interação para saques e corpos.
- Corrigido o prompt de interação para curar ativo quando o jogador não tinha kit médico.
- Corrigido problema em que alguns consumíveis não eram interativos.
Missões Principais e Progressão da História:
- Mais de 15 correções na missão No Limite, incluindo problemas com Hamster e Ricochet morrendo, Slavko, o Farmacêutico não curando, Monolithianos e mutantes entrando no abrigo do Hamster, e outros.
- Múltiplas correções na missão Um Pequeno Incidente, incluindo problemas com o estágio do diário “Pergunte a Richter” sendo cancelado e erro com marcadores enganosos.
- Múltiplas correções na missão Visões da Verdade, onde Scar pode não aparecer ao carregar um salvamento antigo, e outros problemas.
- Corrigido problema em que o jogador não conseguia iniciar diálogo com Richter após derrotar o esquadrão Monolith na missão O Último Desejo.
- Corrigido problema em que o jogador podia travar ao ferir Richter e torná-lo hostil durante O Último Desejo.
- Corrigido problema em que o clone de Faust saía do seu lugar na varanda durante o Assalto a Duga.
- Corrigido problema com Faust ficando preso durante a luta contra o chefe no Assalto a Duga.
- Corrigido problema em que o jogador não conseguia ajudar o soldado cercado por Monolithianos durante Apenas como nos Velhos Tempos.
- Corrigido problema com Lodochka estando morta no acampamento de Quiet durante Apenas como nos Velhos Tempos.
- Corrigido problema em que o jogador não conseguia progredir na missão Matéria Sutil ao saquear itens antes da missão.
- Corrigido problema com Regenerador ausente durante Um Ato de Misericórdia.
- Corrigido problema com o elevador nos Laboratórios X-11 fechado durante Pensamento Ilusório.
- Corrigido problema em que o jogador podia ficar preso na Ventilação durante Pensamento Ilusório.
- Corrigido problema com Nightingale não dando o diálogo após matar cães cegos em Combate Canino.
- Corrigido problema em que era impossível iniciar diálogo com Strider durante Na Pista Certa.
- Corrigido problema com A Sign of Hope não estando disponível após concluir Na Pista Certa.
- Corrigido problema com o Prof. Lodochka ausente durante ou após a emissão em A Sign of Hope.
- Corrigido problema com guardas Ward infinitos na Fábrica Química durante Fuga da Jaula.
- Corrigido problema em que o jogador não conseguia explorar o estágio da estação eco.
- Corrigido o caminho furtivo para Roosevelt durante Rei da Colina.
- Corrigido problema com controles e movimentos horizontais da câmera desativados após carregar um salvamento.
- Corrigido problema de tela preta não pulável após a cutscene final da missão Ida e Volta.
- Corrigido problema com ausência da cutscene de introdução em Ida e Volta.
- Corrigido problema em que o objetivo Fale com Warlock sobre Hamster não era concluído ao matar o Hamster antes de falar com Gaffer durante Na Fogueira.
- Corrigido problema com a missão Caos de Bandidos ativa ao devolver carga para Huron.
- Corrigido problema com o corpo de Bayun desaparecendo ao ser morto durante a invocação.
- Corrigido problema em que Jumper e Bluish ficavam hostis após atacar o esquadrão de Hog durante Troca de Turno.
- Corrigido problema em que usuários acessavam áreas não intencionais na Fortaleza Vermelha.
- Adicionadas armaduras com proteção psi para o objetivo Obter Armadura Psi.
- Corrigido problema com zumbis parados nas estações de bombeamento em Pântanos durante Ad astra per aspera.
- Corrigido problema com Monolithianos na Enfermaria durante Felicidade para Todos.
- Corrigido problema em que Respostas têm um Preço não progredia após bandidos no Depósito serem mortos após emissão.
- Corrigido problema com o PDA de Scar faltando após a luta contra o chefe.
- Corrigido problema em que Tempos Sombrios não era concluída após falar com Arkhyp Lichen durante a Emissão.
- Corrigido problema em que NPC Monolith podia surgir na garagem fechada durante A Fronteira.
- Corrigido problema em que Korshunov podia desaparecer durante a luta contra o chefe.
- Corrigido problema em que Scar não morria após destruir o último monitor.
- Corrigido problema em que Korshunov podia sumir ao se aproximar do local da missão Respostas Têm um Preço durante uma Emissão.
Missões Secundárias e Encontros no Mundo Aberto:
- Corrigido problema em que o jogador podia matar espectadores durante lutas na Arena em Rostok.
- Corrigido problema em que inimigos saíam da Arena durante a emissão no meio da missão O Coliseu da Liberdade.
- Balanceamento melhorado para lutas na Arena em Rostok.
- Corrigido problema em que o guia no Centro Cultural do Palácio Energético podia ser usado após o ponto de não retorno na missão Lá Embaixo.
- Corrigido problema com as missões de Warlock não sendo concluídas após o Sinal.
- Ajustado quando o Pseudogigante aparece após Vadyk Firecracker tocar a melodia.
- Corrigidas situações em que NPCs matavam Seryoga Root, Senya Noose e Haryk Jacket.
- Corrigido NPC bloqueando a passagem em algumas áreas do Bar 100 Rads.
- Corrigida a reputação do técnico Ward.
- Corrigido problema em que encontros com Monolithianos não começavam após concluir Em Busca de Glória Passada por Spark.
- Corrigido problema em que a arma Mytryk Genius permanecia como item de missão após matar o NPC.
- Corrigido problema em que NPCs da Vila dos Novatos estavam ausentes após As Lendas da Zona.
- Corrigido problema em que usuários permaneciam presos no Laboratório Lodochka.
- Desativado o surgimento de Monolithianos antes da ativação de Wish Granter na SIRCAA.
- Corrigido problema em que o encontro com um Stalker pedindo não começava após o retorno dos Monolithianos.
- Corrigidos problemas no diálogo com NPCs na Fábrica Química.
- Corrigido problema em que Kirya era teletransportado do jogador.
- Corrigido problema que podia travar o jogo durante o diálogo na missão Uma Questão de Honra.
- Corrigido problema em que o jogador não encontrava o Prof. Zaretskyi após o fim da missão Tudo o que Resta.
- Corrigido problema em que o NPC Crest podia sumir durante a missão O Som da Música.
- Corrigido problema em que o jogador não conseguia progredir nas missões de Warlock após o fim de No Limite.
Direção do Mundo Aberto, Exploração e Experiência na Zona:
- Corrigido problema em que a Bola de Raios ficava presa durante o movimento na vila de Opachychi.
- Corrigido problema em que artefatos não apareciam em anomalias de arco.
- Física de corpos mortos aprimorada.
- Corrigido problema em que o equipamento do jogador era danificado ao se agachar.
- Corrigido problema de corpos desaparecendo.
- Corrigida textura esticada em algumas árvores.
- Corrigido problema com nuvem tóxica.
- Corrigido problema com enxames de ratos surgindo acima da caverna na arqui-anomalia Mist.
- Corrigido problema em que personagens ficavam molhados em espaços secos após carregar.
- Corrigido problema com mudanças bruscas de clima de manhã e à noite.
- Corrigido problema em que a anomalia Wandering Lights não gerava sempre seu artefato.
- Corrigido problema com a arqui-anomalia Bulba às vezes não aparecendo.
- Corrigido problema com corpos não saqueáveis na fronteira entre Cordon e a Zona Inferior.
- Corrigido problema em que o jogador não alcançava um artefato.
- Aumentada a distância dos latidos de combate.
- Corrigido problema em que NPCs ficavam presos em portas.
- Corrigido problema em que NPCs surgiam presos em superfícies isoladas.
- Melhorados os efeitos visuais de penetração de balas.
- Melhorada a simulação de tecido em corpos de NPCs.
- Corrigido problema com adesivos de sangue.
- Corrigido problema em que áreas distantes do ambiente pareciam muito brilhantes à noite.
- Corrigido problema em que a animação de despertar de zumbis reiniciava toda vez que o jogador olhava para o outro lado.
- Corrigido problema em que emissões iniciavam durante cutscenes.
- Corrigido problema em que escavadores não paravam de ser agressivos após o fim do combate.
Ajustes no Equipamento e Estado do Jogador:
- Corrigido problema em que capacetes não tinham proteção PSI e Rad.
- Corrigido problema em que armaduras “SSP-100 Discovery” e “SSP-99 Ecologist” não tinham proteção PSI.
- Corrigido problema em que jogadores não podiam instalar melhoria de recipiente de chumbo no traje PSZ-5V Guardião da Liberdade.
- Fumaça atenuada em tiros com silenciador.
- Corrigido braço quebrado durante fixação de carregador em metralhadora.
- Corrigida a visibilidade da bala no carregador.
- Adicionado som de respingo para parafusos atingindo a água.
- Corrigido problema em que cápsulas vazias eram ejetadas em vez de balas ao descarregar após mudar o tipo de munição.
- Melhorada a interrupção para sequências de animação ao recarregar e usar consumíveis.
- Corrigido problema com som de impacto de parafusos ao arremessar à longa distância.
- Ajustes na aparência de miras de rifles.
- Corrigido problema com itens não sendo consumidos ao usar teclas de atalho.
- Corrigido problema em que melhorias de armas principais eram aplicadas a módulos.
- Ajustes em animações de armas travadas.
- Corrigido problema em que o jogador podia equipar o detector com a arma primária simultaneamente.
- Causa da morte exibida corretamente na tela de morte.
- Corrigido problema em que o jogador entrava em paredes ao realizar mortes furtivas.
- Corrigido problema com partículas VFX para fantasmas psi faltando.
- Corrigido problema que podia causar perda de controles após tocar violão.
- Corrigido problema em que o jogador podia ter capacidade de carga ilimitada ao melhorar armaduras não equipadas.
- Corrigido problema em que o jogador podia ter resistência ilimitada ao iniciar diálogo agachado.
Orientação do Jogador, Configurações e Menus do Jogo:
- Tutoriais do jogo atualizados para melhorar a experiência de novos usuários.
- Corrigido problema em que o jogador se aproximava de locais de missão e armas surgiam e equipavam aleatoriamente na mão.
- Corrigido problema em que o jogador não conseguia trocar as posições de armas comparadas ao negociar.
- Habilitadas melhorias para o traje X7.
- Adicionada a possibilidade de reverter o desencaixe de módulos pré-instalados no menu de Melhorias.
- Adicionados marcadores exclusivos para mutantes com coleiras eletrônicas.
- Reestruturada a interface de notificações de itens recebidos.
- Descrições de melhorias de armaduras atualizadas.
- Corrigidos problemas em que marcadores de missão sumiam após NPCs se tornarem hostis.
- Removida a capacidade de negociar com NPCs na base da Maré.
- Reformulados elementos de interface no menu de Melhorias do PDA.
- Redesenho de ícones no menu do PDA.
- Corrigido problema em que a árvore de melhoria mudava de direção ao trocar de armas.
- Corrigida a animação de mudança de munição ausente.
- Corrigido o aparecimento da indicação de ameaça após fechar o menu principal.
- Corrigido som de rolagem do mouse ausente no PDA.
- Corrigido problema em que a opção de dispositivo de saída era redefinida após reiniciar o jogo.
- Corrigido problema com tela preta após carregar um arquivo salvo.
- Removida janela pop-up redundante ao redefinir configurações.
- Configurações de qualidade de upscaling traduzidas.
- Cor do marcador de esconderijos alterada para violeta.
- Corrigido problema em que técnicos não conseguiam instalar melhorias de armaduras.
- Corrigido problema em que a armadura SSP-100 Discovery não podia ser melhorada.
- Corrigido problema em que consumíveis não podiam ser aplicados por meio de atalhos.
- Corrigido problema em que a mira não aparecia após recarregar.
- Corrigido problema de rolagem dentro de notas no PDA.
- Corrigido problema em que o usuário se movia lentamente e não conseguia correr após carregar um salvamento.
- Corrigido problema com a opção “Ponto Branco HDR”.
Conquistas:
- Corrigido o problema em que a conquista “Os Quatro Ventos” não podia ser recebida.
- Corrigido o problema em que a conquista “Bingo” não podia ser recebida.
- Corrigido o problema em que os jogadores não conseguiam desbloquear conquistas na loja EGS.
Saves:
- Corrigido o problema em que o jogador não conseguia carregar saves existentes.
- Corrigido o problema com arquivos salvos faltando após a reinicialização do PC/Xbox.
Outras Melhorias:
- Mais de 15 atualizações de localização e dublagem.
- Mais de 40 ajustes de áudio e volume de vários tipos.
- Mais de 20 melhorias na aparência de personagens e NPCs.
- Mais de 500 correções para folhagem, cintilação de textura, erros em malhas de navegação, colisões, erros de posicionamento de objetos, ações contextuais, correções relacionadas a VFX, objetos não destrutíveis.