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Steve Buscemi dirigiu episódios icônicos de ‘Família Soprano’, incluindo o aclamado ‘Pine Barrens’

Família Soprano revolucionou o formato do drama criminal na televisão a cabo. A série acompanhou de perto Tony Soprano, um chefe da máfia que lidava com crises existenciais e ansiedade enquanto comandava a família criminosa DiMeo em Nova Jersey. Além de tramas intensas e violentas, a série desenvolveu profundamente cada personagem.

Vários diretores trouxeram roteiros brilhantes à vida, mas alguns se destacaram por criar episódios icônicos. Steve Buscemi, o ator que interpretou Tony Blundetto na quinta temporada, dirigiu quatro episódios, considerados entre os melhores da série.

A série equilibra drama e comédia, enquanto explora as complexidades da vida familiar. Antes de Família Soprano, Buscemi já havia dirigido outros projetos, mantendo as principais características da série intactas em seus episódios. Os episódios dirigidos por ele foram "Pine Barrens", "Everybody Hurts", "Mr. & Mrs. John Sacrimoni Request…" e "In Camelot". Eles exploraram a história da família de Tony, desenvolveram os personagens e expandiram a complexidade de Tony Soprano.

Em “Pine Barrens”, da terceira temporada, Christopher Moltisanti e Paulie Gualtieri se perdem em uma floresta em South New Jersey. O episódio, que é quase independente da trama principal, acompanha a luta dos dois para sobreviver ao frio. Considerado um dos melhores episódios de transição da série, “Pine Barrens” se tornou rapidamente um favorito dos fãs.

Inicialmente, Buscemi sentiu-se inseguro no set de filmagem, conforme relatou à GQ: “Meu Deus. Eu não pertenço a este lugar. Por que eles me dariam ouvidos?”.

A trama mostra Christopher e Paulie encarregados de recolher dinheiro de um russo chamado Valery. Após uma briga, eles tentam matar Valery e, ao levarem seu corpo para a floresta, descobrem que ele ainda está vivo e foge, o que os leva a se perderem na mata. Após horas juntos, eles percebem que são apenas dois homens tentando sobreviver, e não um capitão e um soldado. Tony Soprano e Bobby Baccalieri os resgatam.

Já na quarta temporada, Buscemi dirigiu o episódio “Everybody Hurts”, um reflexo de Tony sobre as pessoas que ele magoou. Após descobrir que sua ex-amante cometeu suicídio, Tony se sente culpado. Ele tenta negar a dor, mas inicia uma investigação particular. Tony havia conhecido Gloria, sua ex-amante, no consultório de sua psiquiatra, Dra. Melfi. Ele acusa a terapeuta de falhar com Gloria, tentando aliviar sua culpa.

Posteriormente, Tony tem um sonho perturbador com Gloria, onde ela usa um cachecol no pescoço. O sonho gira em torno da morte dela. Tony acorda e decide tentar ser melhor, levando sua irmã para jantar, comprando um terno para seu primo, impedindo um amigo de se suicidar e saindo em um encontro com sua esposa. No final, ele diz à Dra. Melfi que doou dinheiro para uma linha direta de prevenção ao suicídio em nome de Gloria.

O episódio foi escrito por Michael Imperioli, o ator que interpretou Christopher. Juntos, eles revelam um lado mais sensível de Tony, mostrando um lado mais íntimo e raro do chefe da máfia. É uma das primeiras vezes que Tony tenta corrigir seus erros na série.

“In Camelot”, da quinta temporada, marcou a primeira vez que Buscemi atuou e dirigiu um episódio. O episódio acompanha Tony encontrando Fran Felstein, a amante de seu pai falecido. Intrigado com o passado de Fran com seu pai, Tony tenta conhecê-la melhor para aprender mais sobre ele. Ele percebe o quanto a amante causou na família Soprano quando ele era criança.

Após ver uma foto de seu cachorro de infância na casa de Fran, Tony percebe que o cão não foi enviado para uma fazenda como lhe disseram. Seu pai deu o cachorro para Fran, que o deu para seu filho. Tony também lembra que seu pai estava com Fran enquanto sua mãe estava no hospital sofrendo um aborto. No fim, Tony reflete sobre como ter uma amante e uma vida dupla pode complicar uma família.

O último episódio dirigido por Buscemi, “Mr. & Mrs. John Sacrimoni Request…”, da sexta temporada, aborda a fraqueza aos olhos dos outros. Johnny Sack consegue uma licença temporária da prisão para ir ao casamento de sua filha. Durante a cerimônia, Tony quase desmaia, demonstrando fraqueza diante de muitas pessoas, o que o deixa envergonhado, principalmente por ser sua primeira aparição desde que quase morreu.

Tony havia se recuperado recentemente de um coma e um ferimento à bala. Ao retornar ao escritório de Satriale com a família criminosa DiMeo, ele se questiona sobre a lealdade de seus homens. Para restabelecer sua autoridade, Tony agride seu motorista. O episódio também explora a suposta fraqueza de Vito Spatafore, quando sua vida dupla é revelada em um clube gay. A fraqueza é um tema central na trama.

No casamento, Johnny Sack pede a Tony que mate um dos membros mais velhos de sua família criminosa Lupertazzi. Tony concorda, e, após a cerimônia, a polícia leva Johnny de volta para a prisão. Ele chora quando é algemado, arruinando o fim do casamento da filha. Phil Leotardo, seu chefe interino, demonstra desprezo pela fraqueza de Johnny.

Embora tenha dirigido apenas alguns episódios de Família Soprano, Buscemi entendeu a essência da série, considerando-a “a melhor série de televisão que já existiu, superior à maioria dos filmes”.

Buscemi continuou atuando e dirigindo em várias outras séries, como Nurse Jackie, Portlandia e Boardwalk Empire.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

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