Studio Ghibli: a história por trás do estúdio de animação que revolucionou o cinema
O Studio Ghibli, fundado em 15 de junho de 1985 por Hayao Miyazaki, Toshio Suzuki e Isao Takahata, é um dos estúdios de animação mais renomados e lucrativos do mundo, equiparando-se a gigantes como Pixar, Disney e Warner Bros. Reconhecido por sua animação deslumbrante, narrativas envolventes e personagens femininas fortes, o estúdio japonês influenciou a animação e transcendeu meios, firmando-se como um dos mais importantes de todos os tempos.
Hayao Miyazaki, um dos fundadores do Studio Ghibli, é o criador de filmes de grande sucesso, como *A Viagem de Chihiro* e *Ponyo: Uma Amizade do Mar*. Suas obras abordam temas universais como amor-próprio, ambientalismo e crescimento pessoal, o que contribui para o sucesso global dos filmes, que ecoam com pessoas de todas as culturas, raças e religiões. As narrativas de Miyazaki são conhecidas por sua delicadeza, evitando a violência explícita.
O nome "Ghibli" deriva da palavra italiana para um vento quente do deserto, simbolizando a intenção de seus fundadores de revolucionar a indústria da animação. E foi exatamente isso que aconteceu. *A Viagem de Chihiro* e *O Menino e a Garça* conquistaram o Oscar de Melhor Filme de Animação, sendo os únicos filmes desenhados à mão a vencerem nessa categoria. Além disso, filmes do Studio Ghibli ocupam 8 das 15 posições de maiores bilheterias de animes no Japão.
Contrariando a crença popular, os filmes de Miyazaki não são feitos exclusivamente para crianças. O diretor busca criar obras que agradem tanto adultos quanto crianças, abordando temas complexos e conteúdo maduro. A narração, muitas vezes feita através do olhar infantil, torna a mensagem mais acessível às crianças, enquanto o subtexto é compreendido pelos adultos.
*Princesa Mononoke* é considerado o filme mais maduro de Miyazaki, com cenas de violência gráfica que o diferenciam de outras obras, como *Nausicaä do Vale do Vento*. Apesar da violência, a produção carrega uma mensagem profunda sobre a relação entre humanos e natureza, com uma forte ênfase em pacifismo. Miyazaki afirmou que o filme foi feito para crianças, pois o impacto de informações recebidas nos primeiros anos de vida é crucial para o desenvolvimento cognitivo. Estudos da psicologia comprovam que a base das funções cognitivas, como memória, tomada de decisão e emoções, são construídas durante a infância.
Hayao Miyazaki critica a violência em filmes de Hollywood como *Senhor dos Anéis* e *Indiana Jones*, acreditando que essas produções glorificam a violência em vez de desencorajá-la. O cineasta, que viveu no Japão durante a Segunda Guerra Mundial, expressou seu descontentamento com a cultura americana, especialmente após os ataques de Hiroshima e Nagasaki. A experiência pessoal e o ambiente em que cresceu, possivelmente moldaram a visão pacifista e anti-americana de Miyazaki, refletindo em suas obras, com mensagens positivas e inspiradoras.
O Studio Ghibli é conhecido por sua forte presença na indústria da animação, expandindo seu portfólio para incluir diversos formatos, como curtas-metragens, comerciais de televisão e dois filmes para a televisão. O estúdio, sediado em Koganei, Tóquio, tem como mascote e símbolo mais reconhecível o personagem Totoro, do filme *Meu Vizinho Totoro*, de 1988, um espírito gigante inspirado em tanukis e gatos.