Filmes

Superman: apenas três filmes live-action conquistaram selo “Fresh” no Rotten Tomatoes

Dos oito filmes live-action do Superman lançados nos cinemas, apenas três alcançaram a classificação “Fresh” no Rotten Tomatoes. Surpreendentemente, entre as quatro produções com Christopher Reeve, o problemático Superman Returns, Homem de Aço, Batman vs Superman: A Origem da Justiça e a versão de cinema de Liga da Justiça, quais foram os três que obtiveram essa aprovação? A resposta pode surpreender alguns fãs.

Não é novidade que os dois primeiros filmes de Reeve, o clássico de 1978 Superman: O Filme, dirigido por Richard Donner, e Superman II (1980), dirigido por Donner e Richard Lester, estejam entre os três com selo “Fresh”. O que surpreende é que o favorito dos fãs, Henry Cavill, não estrelou nenhum filme do Superman com essa classificação. O terceiro filme na lista é o controverso Superman Returns, de Bryan Singer.

Curiosamente, enquanto foi razoavelmente apreciado pela crítica na época (recebendo 74%, contra 93% de Superman: O Filme e 83% de Superman II), Superman Returns acabou sendo esquecido. O filme é considerado arrastado, e embora Brandon Routh se esforce no papel e lembre Christopher Reeve, ele não possui o mesmo carisma do ator original.

Além disso, a produção de alto orçamento teve poucas cenas de ação, o que a impediu de agradar o público. Com um orçamento não ajustado de 204 milhões de dólares, Superman Returns não conseguiu nem dobrar esse valor nas bilheterias, o que frustrou as expectativas de reerguer a franquia.

Mesmo assim, a reputação de Superman Returns é melhor do que a de Superman III e Superman IV: Em Busca da Paz. Superman III teve um desempenho similar nas bilheterias, mas foi muito pior avaliado pela crítica, com apenas 29% de aprovação. Superman IV teve um resultado ainda pior, com 10%.

Homem de Aço, de Zack Snyder, o pontapé inicial do Universo Estendido da DC (DCEU), ficou bem perto da classificação “Fresh”, com 57% de aprovação após 340 avaliações. A recepção não foi a esperada por Snyder e pela Warner Bros., mas as produções seguintes mostraram que o universo poderia ir pior. Felizmente, o DCEU também teve sucessos de crítica, como Besouro Azul (77%), O Esquadrão Suicida (90%), Aves de Rapina (79%), Shazam! (90%) e Mulher-Maravilha (93%).

No entanto, a maioria dos filmes do DCEU tiveram avaliações similares a Homem de Aço, como The Flash (63%), Mulher-Maravilha 1984 (58%) e Aquaman (66%). Outros foram bem piores, como Aquaman e o Reino Perdido (33%), Adão Negro (39%) e Shazam! Fúria dos Deuses (49%). Os piores resultados do DCEU foram Esquadrão Suicida, com 26%, e Batman vs Superman: A Origem da Justiça, com 29%.

Quanto a Liga da Justiça, a recepção crítica varia dependendo da versão. A versão lançada nos cinemas teve apenas 39% de aprovação, um número considerado alto por alguns. Felizmente, Liga da Justiça de Zack Snyder salvou a reputação do projeto, com 71% de aprovação da crítica.

Assim como Liga da Justiça de Zack Snyder, Superman II: The Richard Donner Cut (2006), lançada anos depois da versão original, foi muito melhor recebida. No entanto, esta versão não tem avaliação no Rotten Tomatoes. Essa versão é considerada por muitos fãs como a favorita, e é provável que a crítica também a avaliasse bem.

Em resumo, deveria haver seis filmes do Superman com selo “Fresh”: Superman: O Filme, Superman II, Superman Returns, a versão do diretor de Superman II, Liga da Justiça de Zack Snyder e, dada a sua reputação melhorada ao longo dos anos, Homem de Aço.

A grande questão agora é como será a recepção de crítica do reboot de 2025 de James Gunn, o primeiro filme da franquia DC Universe. Considerando o seu histórico com a trilogia Guardiões da Galáxia e O Esquadrão Suicida, este filme pode se tornar o número um do Homem de Aço. Filmes de super-heróis enfrentam ano decisivo em 2025 após resultados fracos

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.