Superman: Novo tema musical homenageia clássico de John Williams e anima fãs da DC
A DC Studios divulgou o primeiro cartaz do filme Superman, de James Gunn, aumentando a expectativa dos fãs do Universo DC (DCU) para a estreia do trailer oficial. O pôster animado mostra o Homem de Aço, interpretado por David Corenswet, alçando voo e apresenta um trecho da nova trilha sonora do filme, que presta homenagem ao tema original do Superman, composto por John Williams para o filme de 1978, Superman: O Filme, de Richard Donner.
A nova música tema é uma versão meditativa e moderna do clássico de John Williams. Essa escolha musical é uma jogada estratégica de Gunn e da DC Studios para gerar uma conexão com os fãs de longa data do Superman e também atrair novos admiradores. A ideia é usar os acordes icônicos de Williams para dar uma pista sobre o tom do filme.
Ao usar uma variação do tema principal de Superman, Gunn adiciona um toque de metalinguagem ao reboot do DCU. O filme Superman: O Retorno (2006), de Bryan Singer, tentou recriar o universo dos filmes de Donner, inclusive com o compositor John Ottman fazendo uma versão da trilha de Williams. No entanto, o filme de Singer foi criticado por imitar demais a produção de Donner, desde a escalação de Brandon Routh como Superman até a atuação de Kevin Spacey como Lex Luthor, que se assemelhava à de Gene Hackman.
Gunn parece estar se inspirando na essência do Superman de Donner e Christopher Reeve, mas a transportando para um universo DC mais moderno, sombrio e selvagem. A ideia de ver o Superman de Corenswet interagindo com os personagens de Comando das Criaturas ilustra bem a variedade de tons que o DCU está estabelecendo, com Superman como o centro moral do universo.
A consistência do Superman como um ideal moral foi discutida pelo lendário escritor de quadrinhos da DC, Dan Jurgens, no podcast ComicBook Nation. Quando perguntado sobre o que seria necessário para revitalizar a franquia do Superman, Jurgens afirmou que não era preciso nenhum “tempero especial”, apenas a perspectiva certa:
“Uma das coisas que sempre me perguntaram ao longo dos anos foi sobre a ideia de que ‘Superman está perdendo o interesse? Ele é muito certinho? Ou seus ideais são muito retrô?’ E a isso sempre respondi: ‘Bem, se você disser que alguém que está fazendo a coisa certa é muito antiquado, ou se alguém que representa a verdade e a justiça é muito antiquado, isso não é um comentário sobre o personagem, mas sobre nós.’ Então, acho que o que o Superman é capaz de fazer é nos fornecer este ponto de referência, onde podemos olhar para nós mesmos através dele. E quando descobrimos que temos uma necessidade maior do Superman, acho que é porque nós nos desviamos muito. Não o Superman.”
O DCU já indicou que o filme Superman pode se passar depois que Clark Kent/Kal-El enfrentou a morte e considerou um mundo sem sua proteção. Ao analisar seu legado, Gunn pode defender a importância do Superman como a base do DCU, entregando uma aventura de super-heróis divertida, emocionante e comovente. O remix de John Williams certamente ajudará nesse processo.
Superman tem estreia nos cinemas marcada para 11 de julho de 2025. O trailer será divulgado ainda esta semana.