Surfista Prateado: origem, poderes e a conexão com Galactus
Apesar de servir a Galactus, a relação entre eles não é amigável.
O Surfista Prateado, um ser cósmico que vaga pelo universo em busca de planetas para seu mestre, Galactus, é uma criação de Jack Kirby e Stan Lee, tendo sua primeira aparição em 1966, na revista Fantastic Four Vol. 1 #48. Sua inclusão na história ocorreu de forma inesperada, quando Kirby adicionou o personagem durante o processo de criação, sem consultar Lee. Para a sorte de todos, o personagem agradou e se tornou parte essencial do universo Marvel.
Apesar de servir a Galactus, a relação entre eles não é amigável. O Surfista Prateado chegou a trair Galactus em seu primeiro encontro com a Terra, tudo para proteger o planeta. Seus poderes foram concedidos durante sua interação inicial com Galactus, mas quais são exatamente suas capacidades?
Antes de se tornar o Surfista Prateado, ele era Norrin Radd, do planeta Zenn-La, um mundo utópico habitado por uma civilização antiga e avançada. Os habitantes de Zenn-La, ao longo do tempo, tornaram-se complacentes e abandonaram a exploração espacial, o que deixava o jovem Radd inquieto. Seu desejo de explorar as estrelas se concretizou, mas de forma distorcida. Quando Galactus chegou a Zenn-La com a intenção de consumi-lo, Radd fez um acordo desesperado: ele serviria ao Devorador de Mundos, encontrando planetas para Galactus se alimentar, em troca da segurança de seu planeta.
Galactus aceitou a oferta e transferiu uma parte de seu poder, o Poder Cósmico, para Radd. Transformado no Surfista Prateado, Radd iniciou sua jornada como arauto de Galactus. Essas viagens pelo espaço o levariam a conhecer o Quarteto Fantástico.
Tudo que o Surfista Prateado faz é alimentado pelo Poder Cósmico, uma fonte de energia ilimitada que garante inúmeras habilidades. Listar tudo o que ele é capaz seria impossível, mas algumas habilidades são constantemente apresentadas nos quadrinhos. Seu corpo é fisicamente aprimorado a níveis extraordinários, tornando-o um dos personagens mais fortes da Marvel. Ele já enfrentou e se igualou a personagens como o Coisa, Hulk e Thanos.
Sua pele metálica o torna quase invulnerável, permitindo que sobreviva a batalhas contra seres como Ego, o Planeta Vivo, e resista a ataques diretos das seis Joias do Infinito. Embora suporte castigos extremos, o Surfista Prateado não é totalmente invencível, mas consegue se recuperar rapidamente utilizando o Poder Cósmico para se curar e até curar outros. Ele não precisa comer, beber, dormir ou respirar, pois o Poder Cósmico fornece toda a energia necessária para sua sobrevivência.
O Surfista Prateado já demonstrou a capacidade de viajar por buracos negros e ultrapassar a barreira do tempo devido à velocidade de sua prancha. Assim como Galactus, ele pode manipular a estrutura molecular dos objetos, transformando itens comuns em energia, que ele pode absorver. Uma das suas principais formas de usar o Poder Cósmico é em combate, disparando rajadas de energia capazes de destruir planetas. Ele também utiliza seus poderes de forma defensiva, criando escudos que bloqueiam armas nucleares e radiação cósmica.
Além dessas habilidades, ele possui telepatia e consciência cósmica, que lhe permite perceber tudo o que acontece no universo. Outro instrumento único do Surfista Prateado é sua prancha, que vai muito além de um simples veículo. Ela permite que ele viaje em velocidades incríveis e atravesse objetos, assim como o próprio Surfista. Sua prancha também pode mudar de forma. Durante sua batalha contra o deus simbionte Knull, ela se transformou em uma espada gigantesca para auxiliar o Surfista. A prancha pode ser rastreada, como quando Galactus encontrou seu ex-arauto seguindo o rastro deixado por ela.