Tencent avalia compra da Ubisoft após queda nas ações e adiamento de ‘Assassin’s Creed Shadows’
A gigante chinesa de tecnologia Tencent parece estar cada vez mais perto de adquirir a Ubisoft, uma das maiores empresas de jogos do mundo. A editora francesa anunciou em 9 de janeiro a formação de uma equipe de consultores para explorar opções de transformação na empresa, em meio à queda nas ações e rumores de compra.
O movimento indica possíveis mudanças significativas na indústria de games e confirma meses de especulação sobre a aquisição da Ubisoft. Segundo a CNBC, a Tencent é a principal candidata à compra da publicadora de Assassin’s Creed. A notícia impactou o mercado financeiro: as ações da Ubisoft saltaram 30% após a divulgação da potencial aquisição, um alívio para a empresa, que vinha sofrendo uma queda de quase 50% ano a ano, devido a atrasos de jogos e problemas estratégicos.
A Ubisoft informou que os consultores vão explorar opções para "extrair o melhor valor para os acionistas". O comitê terá que lidar com investidores e fãs. Os atrasos afetam os jogadores, e para o desânimo deles, a Ubisoft adiou o lançamento do novo jogo da franquia Assassin’s Creed, Assassin’s Creed Shadows, para a primavera de 2025.
O lançamento de Assassin’s Creed Shadows já está sob intensa análise, mesmo antes de sua disponibilidade. A Ubisoft enfrentou reações negativas dos jogadores devido a planos de incluir conteúdo pago no lançamento de Shadows, recurso que foi cancelado após críticas dos fãs e da imprensa.
Apesar dos problemas, o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, segue confiante no valor da empresa. "Estamos convencidos de que existem vários caminhos potenciais para gerar valor a partir dos ativos e franquias da Ubisoft", afirmou em comunicado. O novo conselho independente da empresa supervisionará um processo de revisão estratégica para encontrar o melhor caminho, sob regulamentação da indústria.
Após anos de independência criativa, a Ubisoft está em uma encruzilhada: terá que manter o padrão de excelência que sempre teve, ao mesmo tempo em que precisa cortar 200 milhões de euros em custos e despesas até 2026. Se não obtiver sucesso ou for comprada, uma das maiores publicadoras de jogos da Europa e produtora de franquias amadas será transformada para sempre. O futuro da Ubisoft permanece incerto, enquanto a Tencent avalia a aquisição.
A trama de Assassin’s Creed: Shadows acompanha um habilidoso assassino navegando pelo traiçoeiro mundo do Japão feudal. Encarregados de descobrir e desmantelar uma secreta conspiração templária, os jogadores utilizam furtividade, parkour e habilidades de combate para completar missões e desvendar verdades ocultas. O jogo combina o rico cenário histórico com a jogabilidade icônica de Assassin’s Creed, oferecendo uma mistura de ação, estratégia e narrativa envolvente.