Animes

Teoria Conecta ‘The Batman’ a ‘Jovens Titãs’ com Versões Semelhantes de Robin

A série animada The Batman, de 2004, muitas vezes passa despercebida pelos fãs, tendo a difícil tarefa de suceder o Universo Animado DC, que durou 12 anos e incluiu algumas das animações de super-heróis mais amadas de todos os tempos. The Batman representou um meio-termo entre o tom sombrio de Batman: A Série Animada e a natureza leve de Batman: Os Bravos e Destemidos. Apesar de algumas escolhas artísticas e narrativas convincentes, a série foi ofuscada por produções anteriores e posteriores. Hoje em dia, a série é frequentemente lembrada pelas suas versões incomuns de vilões clássicos do Batman, como o Coringa e o Charada. No entanto, existe uma teoria de fãs que conecta The Batman a uma animação da DC muito mais popular da mesma época: Jovens Titãs.

Nos anos 2000, a DC implementou uma política conhecida como o 'Bat Embargo', que proibia a maioria dos aliados e inimigos do Batman de aparecerem em vários filmes ou séries de televisão ao mesmo tempo. O objetivo era evitar confusão entre os espectadores, eliminando a possibilidade de detalhes conflitantes sobre certos personagens, mas isso frequentemente gerava dores de cabeça para as equipes criativas. Como The Batman foi ao ar simultaneamente com a série animada Jovens Titãs, que começou em 2003, a primeira não tinha permissão para usar Dick Grayson, mais conhecido como Robin. Em vez disso, a Batgirl serviu como a primeira parceira do Batman. No entanto, após o final da série Jovens Titãs em 2006, as restrições sobre Robin foram suspensas. Ele fez sua estreia em The Batman no episódio 'Questão de Família', o primeiro da quarta temporada, e permaneceu como um membro central do elenco durante o restante da série. Essa versão de Robin era muito semelhante à sua encarnação em Jovens Titãs, o que deu origem à teoria de que The Batman era secretamente uma prequela de Jovens Titãs. Embora isso nunca tenha sido oficialmente confirmado, há algumas evidências convincentes.

Em Jovens Titãs, Robin foi dublado por Scott Menville; em The Batman, ele foi dublado por Evan Sabara. O nome verdadeiro de Robin não foi mencionado em Jovens Titãs, mas pistas contextuais deixavam claro que ele era uma versão de Dick Grayson.

O traje de Robin em The Batman era quase idêntico ao seu traje em Jovens Titãs. As únicas diferenças notáveis eram que seu cabelo era menos espetado, as cores de seu emblema 'R' eram invertidas e ele não usava tênis. Algumas semelhanças eram inevitáveis, já que ambos eram adaptações do mesmo personagem, mas eles compartilhavam traços que não vinham do material original. A analogia mais próxima de seus trajes nos quadrinhos era o traje original de Robin de Tim Drake, mas não era uma correspondência exata. Nenhuma das versões animadas tinha sungas ou botas pretas como Tim, e ao contrário de Tim, ambos tinham máscaras com olhos grandes e angulares que lembravam o Homem-Aranha. O Robin de Jovens Titãs era mais alto que o de The Batman e tinha uma voz mais grave, mas essas distinções poderiam ser explicadas pela idade. De acordo com o produtor executivo Alan Burnett, Robin tinha 14 anos quando apareceu pela primeira vez em The Batman. Sua idade exata em Jovens Titãs nunca foi declarada, mas ele era considerado mais próximo dos 18, já que era velho o suficiente para dirigir e mencionou ter se formado.

As semelhanças entre as versões de Robin nas duas séries foram além de suas aparências físicas. Ambos usavam um bastão para lutar e, novamente, isso não era devido ao material original compartilhado, já que Dick normalmente não usava um bastão nos quadrinhos; em vez disso, era a arma característica de Tim. Eles também usavam birarangs vermelhos e amarelos inspirados nos batarangs de seu mentor. Suas personalidades também eram semelhantes. Eles eram temperamentais e, às vezes, egoístas, e muitas vezes precisavam que seus companheiros de equipe os impedissem de tomar decisões perigosas. Isso contrastava com o estereótipo de um parceiro alegre e despreocupado que os espectadores esperavam de representações anteriores de Robin, como Burt Ward na série live-action de Batman de 1966.

A maneira mais fácil de determinar se The Batman e Jovens Titãs compartilhavam um universo seria comparar outros personagens que apareceram em ambos, mas, além de Robin, muito poucos o fizeram. Embora Jovens Titãs tenha feito várias alusões ao Batman – como Robin dizendo desafiadoramente a Slade que já tinha um pai enquanto a câmera subia para mostrar um enxame de morcegos – ele nunca foi visto ou ouvido na série. Batman apareceu em um quadrinho de Jovens Titãs, e ele se parecia com sua versão de The Batman, mas esta é uma evidência frágil, já que os quadrinhos também usavam designs do Universo Animado DC para membros da Liga da Justiça. Os quadrinhos não eram canônicos para a animação, e os artistas usavam os designs de personagens que fossem mais convenientes ou relevantes na época.

O único outro personagem que apareceu em ambas as séries foi o vilão Mariposa Assassina. Ele abriu um buraco na teoria, já que suas representações em The Batman e Jovens Titãs eram muito diferentes. No entanto, isso poderia ser facilmente explicado. The Batman o viu se transformar de um humano em uma fantasia boba em um monstro mariposa mutante, então ele poderia simplesmente ter sofrido outra mutação antes dos eventos de Jovens Titãs, levando a uma aparência diferente. Sua forma humana de The Batman explicaria por que Kitten, sua filha de Jovens Titãs, não herdou nenhum de seus traços monstruosos. Ela provavelmente nasceu antes de sua transformação. Quando Robin encontrou Mariposa Assassina pela primeira vez no episódio 'Encontro com o Destino' de Jovens Titãs, ele não perguntou quem ele era, em vez disso, pulou direto para 'O que você quer?'. Isso pode ter indicado um nível de familiaridade entre os dois. Além disso, Robin e os outros Titãs se referiram a Mariposa Assassina pelo nome ao longo do episódio, embora ele nunca tenha dito isso na presença deles. Além de Mariposa Assassina, um vilão chamado Scarface apareceu em ambos os programas, mas foi uma coincidência; eles não eram adaptações do mesmo personagem.

Combinar os universos de The Batman e Jovens Titãs daria a Robin um arco de personagem mais forte. Em The Batman, ele era uma criança que não levava a maioria das coisas a sério, além de seu desejo de vingança contra Tony Zucco nos primeiros episódios. Ele frequentemente fazia piadas e relaxava. À medida que envelhecia, tornou-se mais estoico e sério, como seu mentor. Em algum momento entre as séries, ele deve ter tido um desentendimento com Batman e Batgirl. Talvez isso tenha sido resultado da entrada do Batman para a Liga da Justiça no final de The Batman. Em Jovens Titãs, ele aprendeu como agir como parte de uma equipe novamente, desta vez como um líder em vez de um parceiro. Ambas as animações incluíram episódios que ofereciam vislumbres do futuro e mostravam que Robin acabaria se tornando o Asa Noturna, assim como nos quadrinhos, completando assim sua jornada como super-herói. Ao analisar cada série isoladamente, ele só passa por metade desse arco de personagem.

Não há informações suficientes para afirmar definitivamente que The Batman foi uma prequela de Jovens Titãs, mas é uma teoria interessante que se soma à caracterização de Robin e expande o universo relativamente autônomo de Jovens Titãs. Após a longa continuidade compartilhada do Universo Animado DC, é natural que os fãs desejassem que a série que se seguiu fosse igualmente interconectada, o que ajudou a teoria a ganhar força. Os fãs provavelmente nunca terão certeza, já que ambas as séries terminaram há muito tempo. Várias animações do Batman surgiram e desapareceram desde The Batman, e Jovens Titãs foi substituída por Jovens Titãs em Ação!, que ainda está em produção. Durante muitos anos, surgiram boatos sobre um revival de Jovens Titãs. Na improvável chance de uma sexta temporada acontecer, ela poderia fornecer mais evidências para finalmente provar ou refutar a teoria. Mesmo que tal coisa aconteça, pode ser melhor manter a conexão entre The Batman e Jovens Titãs misteriosa, já que uma resposta definitiva de qualquer maneira inevitavelmente decepcionaria certos fãs. Algumas teorias podem permanecer teorias, e os espectadores podem chegar às suas próprias conclusões sobre se The Batman funcionou como uma prequela de Jovens Titãs.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.