Séries

The Vampire Diaries: Elena Gilbert deveria ter escolhido outro par romântico além de Stefan e Damon?

O triângulo amoroso entre Stefan, Damon e Elena foi o cerne de The Vampire Diaries. A razão principal pela qual os fãs assistiam à série era para descobrir quem Elena escolheria, e Damon acabou sendo seu par romântico definitivo. Embora essa conclusão tenha agradado muitos, a ideia de que Elena escolheria o homem que a machucou tanto como seu parceiro de vida sempre gerou controvérsia.

Enquanto muitos exaltam Stefan como o par perfeito de Elena, ele também não era o ideal. A história de Elena começou com um acidente traumático que levou seus pais, e ela descobriu o mundo sobrenatural. Seus romances com vampiros causaram mais dor do que alegria, o que reforça a crença de que o verdadeiro par de Elena não era nenhum dos irmãos Salvatore, mas um terceiro personagem que agregaria valor à sua vida.

Elena compartilhou um amor doce e saudável com Stefan, enquanto seu romance com Damon foi cheio de emoção e adrenalina. Os interesses amorosos de Elena eram bons em pequenas doses, mas geralmente a machucavam. Damon tentou compelir Elena a beijá-lo, quebrou o pescoço de seu irmão quando ela não retribuiu seus sentimentos, forçou-a a beber seu sangue e machucou várias pessoas, como Bonnie e Caroline. Era difícil entender como alguém poderia considerá-lo um par ideal para Elena, já que ele só lhe causava danos irreparáveis. Damon colocou Elena em situações de sofrimento. Ela priorizava sua família e amigos acima de tudo, então era incoerente que ela ignorasse os abusos de Damon contra Caroline ou o mau tratamento com Bonnie e ainda assim escolhesse amar um vampiro que conscientemente matou e machucou pessoas que ela amava. Era lamentável ver a misoginia de Damon em relação a outras mulheres e como seu “amor” por Elena parecia colocá-la acima delas. Era incoerente com sua personalidade escolher Damon, já que seus valores eram muito diferentes.

Elena chegou a dizer: “Tudo bem amar os dois… quão triste é que minha própria doppelgänger má era mais esperta do que eu?”

Por outro lado, muitos fãs acreditavam que Stefan era perfeito para Elena, mas ele também cometeu atrocidades. Houve momentos em que Stefan desligou sua humanidade e ameaçou matar Elena (o que aconteceu duas vezes) e matou amigos dela, como Vicki, em nome de protegê-la. Stefan era um parceiro mais gentil e atencioso, mas tinha a tendência de se transformar em um Estripador caso sua humanidade fosse desligada ou se sentisse o gosto de sangue humano. Isso o tornava perigoso para Elena, uma humana. Além disso, fazer parte do mundo de Stefan e Damon já era perigoso o suficiente para ela. Ela era constantemente alvo de outras criaturas sobrenaturais que a usavam por seu sangue ou como moeda de troca contra os Salvatore. Se ela tivesse ficado longe deles, Elena não teria sido descoberta como uma doppelgänger e não teria sido exposta ao mundo de vampiros, bruxas, hereges, lobisomens e Originais. Ela teria a chance de levar uma vida normal e humana, que era o que ela merecia no final de The Vampire Diaries. Após passar por momentos terríveis, Elena deveria ter deixado os irmãos Salvatore, pois eles só lhe traziam problemas. Tanto Stefan quanto Damon tinham personalidades questionáveis, o que os tornava inadequados para alguém tão gentil, compassiva e carinhosa como Elena Gilbert.

Matt Donovan pode não ter sido o personagem mais querido de TVD, mas ele era um dos melhores pretendentes em potencial para Elena. Matt era humano, uma qualidade que Elena admirava em si mesma e nos outros. Ela nunca quis se tornar uma vampira porque sua humanidade era valiosa para ela. Matt sempre esteve do lado dos mortais e lutou por suas vidas em Mystic Falls. Após ser usado e abusado várias vezes pelo sobrenatural, Matt decidiu lutar, que era sua melhor característica. Poucos protegiam os humanos como ele, e Elena merecia estar com alguém moralmente parecido com ela.

Matt disse: “Às vezes, vale a pena ser o único normal em uma cidade de vampiros.”

O mais importante é que Matt Donovan foi o primeiro amor de Elena. Eles já tinham uma conexão romântica quando eram mais jovens, o que provava que eram compatíveis. Eles podem ter se perdido quando Elena se apaixonou por Stefan e depois por Damon, mas seria possível se reencontrarem. Era evidente que Matt se importava com ela mais do que qualquer outra pessoa – ele se ofereceu como uma bolsa de sangue viva para Elena quando ela se tornou vampira e precisava de sangue da fonte. Ele faria qualquer coisa por Elena, e era recíproco. A crença de que Matt era quem Elena realmente amava se consolidou quando o único evento que poderia ligar a humanidade de Elena novamente foi a morte de Matt. Ele era a chave para sua humanidade, a coisa que ela mais valorizava. Em vez de tornar Damon humano e fazê-lo terminar com Elena, ela deveria ter voltado para Matt Donovan, que sempre esteve lá por ela. Ele representava tudo o que era corajoso, generoso, compassivo e amável, o que definia a vida de Elena.

A trajetória de Elena não teve um bom ritmo. Seu romance com Stefan e Damon deveria ser o bálsamo para seu coração em luto, mas foi apenas um curativo em um ferimento grave. Ela perdeu os pais e teve que amadurecer da noite para o dia, mas a série mostrou sua cura apenas através dos vampiros. Estar com Stefan e Damon levou a mais perdas em sua vida. Elena perdeu sua tia Jenna e seu irmão várias vezes para vilões de TVD. Seus amigos também foram mortos nesse processo, o que provava que Elena pertencia ao mundo mortal. Embora Matt Donovan fosse o homem perfeito para ela, muitos não teriam se importado se Elena tivesse terminado sozinha. Essa não seria a tragédia que muitos fãs acreditam, mas sim o autocuidado que essa adolescente precisava desesperadamente após passar por dor e perdas extremas quando era jovem.

Elena disse: “Respire, coma, durma, acorde e faça tudo de novo até que um dia não seja mais tão difícil.”

Ela se reuniu com sua família na vida após a morte, que foi o momento mais feliz de sua história. Ela teve que desistir de todos os seus sonhos quando começou a se envolver com Stefan e Damon e depois perdeu Jenna. Elena tinha o sonho de ser médica, o qual parece ter alcançado após a salvação de Mystic Falls. Embora Damon a apoiasse nisso, Matt teria ajudado a processar todos os seus traumas e também a apoiaria enquanto ela perseguisse seus sonhos mais do que o vampiro curado. O resultado final da escolha de Elena e do triângulo amoroso foi prejudicial para a personagem principal. Seus interesses foram ignorados em nome do agrado dos fãs, e ela teve um reencontro com Damon, que era seu destino. Esse encontro foi medíocre e apenas confirmou que ele não era o homem certo para ela. Um reencontro de Matt e Elena, em um contexto romântico, teria sido muito mais proveitoso e agradável de assistir.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.