Thierry Figueira relembra início na TV, fala sobre relacionamentos e paternidade
Thierry Figueira, que iniciou sua trajetória na televisão aos 14 anos no remake de A Viagem (1994), relembra como foi lidar com a fama no início de sua carreira. Descoberto no teatro amador, o ator foi convidado por Wolf Maya para integrar o elenco da trama de Ivani Ribeiro. No ano seguinte, em 1995, ganhou destaque como Pedro Santoro em Cara e Coroa.
Quase trinta anos depois, com a reprise de “Cara e Coroa” no canal Viva, Thierry, aos 46 anos, reflete sobre sua trajetória. “Comecei a trabalhar muito cedo. Em ‘Cara e Coroa’, que me projetou nacionalmente, eu tinha uns 17 anos. Nessa idade, você faz sucesso com o público teen, mas não é galã. Para mim, galã sempre foi Maurício Mattar, Fábio Assunção. Nunca me vi assim”, conta o ator.
Ele afirma que as pessoas gostam de rotular, mas se considera “um cara completamente normal”. “A televisão te coloca em gavetas. Sempre tive pé no chão e nunca me deixei levar por estereótipos”, completa.
Ao longo de sua vida, Thierry Figueira teve relacionamentos com personalidades famosas. Em 2001, namorou a atriz Priscila Fantin, que na época atuava em Malhação. “Éramos dois jovens descobrindo a vida e o amor. Foi ótimo naquele momento, um grande aprendizado”, diz ele, citando uma música do Chiclete com Banana: “Foi bom, valeu, adeus. Não vou chorar, nem me arrepender, foi sincero enquanto durou.”
Em 2009, Thierry engatou um romance com Nivea Stelmann, com quem trabalhou no teatro. “Ela é uma grande mulher, tem muitas qualidades. O final foi um pouco conturbado, mas não por minha culpa. Vejo como aprendizado e procuro ficar com a parte boa das coisas. Nivea é uma grande amiga, batalhadora, e tem muitos valores”, afirma.
Thierry revelou que Nivea o citou como um dos “erros” de sua vida em sua biografia, “Dedo Podre”, de 2013. O ator comentou o assunto no podcast “Papagaio Falante”, em fevereiro de 2023. “Se você não gosta de uma pessoa, não é obrigado a ficar com ela, certo? Ela pode ter criado expectativas que eu não estava pronto para suprir. Se ela me viu como um erro, é opinião dela. Eu sei que a Nivea é uma grande mulher e nunca a desrespeitei. Nem Jesus agradou todo mundo”, ponderou.
Pai das gêmeas Rafaela e Nina, de nove anos, Thierry conta que sempre desejou ser pai. Ele é casado há 14 anos com a oftalmologista Andressa Garcia. O ator relembra o parto prematuro das filhas, que nasceram de sete meses e ficaram quase 30 dias na incubadora. “Foi muito doloroso no início, mas graças a Deus deu tudo certo. Nesses momentos que a gente se apega a Deus. Sou católico, mas não sou frequentador da igreja. Sinto que preciso ter uma conexão com algo a mais para dar sentido a tudo isso”, revelou.
“Estou naquela fase pai, sou paizão mesmo. Quero que elas entendam que, além de pai, sou amigo e confidente. Quero que elas saibam que podem se abrir comigo”, disse Thierry. Sobre o casamento, ele afirma que não existe fórmula mágica. “É vencer as batalhas da rotina. O cara que falar que são mil maravilhas, está mentindo. No dia a dia, precisa querer muito, se renovar. Eu tento, mas precisava mais. A gente não pode ser engolido pela rotina”, explicou.
Conhecido por manter a forma, o ator compartilha sua rotina de treinos nas redes sociais. “Acordo cedo, faço uns 40 minutos de escada e malho. Não gosto muito, mas com a idade, a musculação se torna importante. Não consigo mais jogar futebol por causa das minhas hérnias, mas tento me exercitar umas três, quatro vezes por semana”, comenta. E, se a calvície o incomodar, ele não descarta recorrer ao transplante capilar. “Ficar careca, de jeito nenhum”, brinca.
Próximo dos 50 anos, Thierry não teme envelhecer, mas se preocupa com as limitações do corpo. Ele planeja comemorar a data fechando um resort na Bahia para passar uma semana. Além da carreira artística, Thierry investe em sua empresa de live marketing e eventos. “Meu maior legado são as pessoas. As relações que eu construí. Poderia ter investido mais na carreira artística? Poderia. Mas há 20 anos eu fui atrás de um sonho, que era montar o meu negócio. E continuo atrás desse sonho, ele está realizado em parte”, finaliza.