NovelasColunasMichâel Godoy

Fim das novelas infantis?

SBT, enfim, estuda encerrar a produção de novelas infantis, após fracasso de últimas produções.

Desde que produziu a versão brasileira de “Carrossel”, o SBT vem produzindo, de forma ininterrupta, telenovelas infantis, um filão que, até então, era pouco explorado pela televisão brasileira. A novidade, obviamente, deu bons resultados, durante muitos anos, a emissora segurou a vice-liderança no horário, chegando a se aproximar dos 20 pontos de audiência.

Carrossel
Elenco da novela “Carrossel”. Imagem: Divulgação/SBT

Porém, tudo que é feito em excesso, obviamente, desgasta. E é este o grande problema da televisão brasileira: quando um produto faz sucesso, as emissoras sugam até a última gota. Exemplos não faltam: a TV Globo desgastou o “The Voice”, apresentando três versões por ano; a Record saturou as novelas bíblicas; a Band enfrenta uma queda de audiência gigante com seu “Master Chef”, que já chegou a liderar na audiência. E o SBT usou e abusou das novelas infantis, algumas ficando anos no ar.
“A Caverna Encantada”, em cartaz, sofre para dar mais de 4 pontos na audiência e vem apanhando, diariamente, da enlatada novela turca da Record: “Força de Mulher”. Tal situação acendeu o alerta vermelho na emissora da Via Anhanguera, que já pensa em descontinuar o horário.

Anna perde rádio em A Caverna Encantada
Anna perde rádio em A Caverna Encantada. Foto: Reprodução/SBT

A primeira ação da emissora é tentar exibir, em TV aberta, a primeira telenovela da MAX: “Beleza Fatal”, que estreará na próxima segunda, dia 27, no serviço de streaming. A telenovela, recheada de atores globais, chamou a atenção da emissora fundada por Silvio Santos. A emissora exibiria uma novela com nomes como Camila Pitanga, Camila Queiroz, Giovana Antonelli, Vanessa Giacomo, Marcelo Serrado, Caio Blat e Herson Capri, sem precisar pagar os salários destes atores.

Elenco da novela Beleza Fatal
Elenco da novela Beleza Fatal. Foto: Divulgação

Com essa grife, caso a novela faça sucesso, o SBT pretende voltar a produzir suas próprias novelas adultas. O problema? A falta de criatividade da emissora. Há 13 anos, quando abriu o horário infantil, a sua principal autora é Iris Abravanel, viúva de Silvio Santos, que, com exceção de “Carinha de Anjo”, escreveu todas as outras tramas infantis. A autora também foi responsável por “Corações Feridos”, versão brasileira do clássico mexicano “A Mentira”, porém a novela passou despercebida.

O SBT precisa sair do seio de sua família e olhar para o mercado. Nos últimos anos a Globo dispensou vários de seus autores, como Elizabeth Jhin, Joao Ximenes Braga, Angela Chaves, Carlos Lombardi, Antonio Calmon, Silvio de Abreu, dentre outros, que poderiam produzir tramas clássicas e iniciar uma nova era na emissora paulista.

Boninho, recém-saído da Globo, tem o interesse de produzir novelas em sociedade com a emissora. Boninho é filho de Boni, grande mestre da televisão brasileira que implantou o chamado “Padrão Globo de Qualidade”, então, quem sabe, o diretor, agora produtor, pode fazer pelo SBT o que seu pai fez pela Globo!

Por ora, ainda não há qualquer expectativa para o fim de “A Caverna Encantada” e a exibição das novelas da MAX ou de produções próprias. Mas só de pensar em encerrar essas produções infantis, já é um grande passo!

Alô, Dona Record, vamos encerrar essas produções bíblicas também?

Em tempo, atualizado às 19:53: SBT informou, através de uma nota à imprensa, que não encerrará seu horário de telenovelas infantis. A emissora já planeja a sua próxima novela do horário. Informou, ainda, que, a despeito da baixa audiência de “A Caverna Encantada”, que a novela é um sucesso comercial e que não gera prejuízos ao canal. Então tá!!

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Michâel Godoy

Michael Godoy é um advogado apaixonado pelo mundo das artes, além de ser um ator formado pela Oficina de Atores Nilton Travesso em São Paulo. Já foi colunista do TN Audiência entre os anos de 2014 e 2017 e retorna agora falando sobre um assunto que ele adora: televisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.