Já falamos, aqui na coluna, que as emissoras brasileiras sofrem de um mal: elas esgotam, em pouco tempo, qualquer produto, quando ele traz algum retorno. O SBT, conforme já dito aqui, usou e abusou de uma fórmula pouco utilizada pela televisão brasileira: as telenovelas infantis. De “Carrossel” para cá, são 14 anos, ininterruptos, de tramas para as crianças.
Pois bem, como era de se esperar, a fórmula esgotou e hoje a atual trama da casa, “A Caverna Encantada”, bate recordes… NEGATIVOS.

Nas últimas semanas, a novelinha chegou a anti-pico de 1 ponto na audiência, muito pouco para o horário nobre daquela que já foi a segunda maior rede de televisão do país.
A Record, que também esgotou sua fórmula de novelas bíblicas, encontrou um filão e tem “Força de Mulher” batendo recordes de audiência, nas quartas, quando a Globo apresenta o futebol, a trama turca chega a picos de 12 pontos, um fenômeno para os padrões da emissora da Barra Funda.
Quando a MAX lançou “Beleza Fatal”, muito se especulou de que o SBT também estaria interessado na novela. Porém, tal interesse não se concretizou. Após a partida de Silvio Santos, a emissora da Anhanguera se tornou “recatada e do lar”, com 6 de suas 8 herdeiras professando a religião evangélica,assim, dificilmente o SBT exibiria uma trama ousada como “Beleza Fatal”.
Por outro lado, a Band, que quer reativar o setor de dramaturgia, adquiriu a trama, começará a exibir em duas semanas e já garantiu a novela que irá substituí-la: “Café com Aroma de Mulher”, remake do sucesso que o SBT exibiu há alguns muitos anos. Caso não haja qualquer reviravolta, a Band já está preparando o público para “Romaria”, que pode estrear no segundo semestre.
O SBT, por sua vez, parece parado no tempo. Com uma programação engessada, a emissora trouxe, para o horário nobre, dois seriados produzidos há 50 anos: “Chaves” e “Chapolin”. Veja, não é uma crítica a eles, que marcaram a infância de muitos de nós, mas é uma crítica ao SBT, que tem poder de produção, mas sempre prefere apostar no mais cômodo.
Parece impossível relembrar que, pouco menos de 20 anos atrás, a emissora reexibiu “Pantanal” e “Xica da Silva”, da Manchete, em horário nobre, após a novela das oito da Globo, atingindo picos de liderança.
Mas, infelizmente, esse SBT ficou no passado. Enquanto a direção pensa, a Band vai lá e faz. É uma pena a emissora do Morumbi não ter cacife de investimento para tirar o terceiro lugar do SBT, pois isso não é algo impossível. Parecia impossível a Record tirar o segundo lugar da emissora de Silvio Santos, mas foi lá e tirou.
Quanto ao SBT, bom, vamos deixar a icônica frase da personagem da nossa concorrente ao Oscar, Fernanda Torres, quando interpretou a Fátima em “Tapas e Beijos”: “O tempo, SBT, olha o tempo está passando”…