O filme Ainda Estou Aqui alcançou um marco histórico ao ser indicado ao Oscar 2025 em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz. A atriz Fernanda Torres concorre na categoria de Melhor Atriz, 26 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ter disputado o prêmio por sua atuação em Central do Brasil. Esta foi a última indicação do Brasil na categoria.
Além de Fernanda Torres, concorrem ao prêmio de Melhor Atriz:
- Mikey Madison por Anora
- Demi Moore por A Substância
- Karla Sofía Gascón por Emilia Pérez
- Cynthia Erivo por Wicked
Indicação de Ainda Estou Aqui é comemorada no Brasil
Ainda Estou Aqui narra a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), que assume a liderança de sua família após o desaparecimento de seu marido, o deputado cassado Rubens Paiva (Selton Mello), no início da década de 1970. Durante a ditadura militar, o ex-político foi levado por militares para prestar depoimento e nunca mais foi visto. O filme já atraiu mais de 3,5 milhões de espectadores no Brasil.
O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros e disponível na Globoplay. A indicação de Fernanda Torres ao Oscar gerou grande repercussão nas redes sociais. Famosos como Bella Campos, Jade Picon, Carolina Dieckmann, Mariana Gross, Tati Machado, Walcyr Carrasco e Luis Lobianco comemoraram o feito e exaltaram o trabalho da atriz.