No dia 22 de maio de 1998, logo após o “Jornal Nacional”, a Rede Globo levou ao ar o fim de “Por Amor”. A novela de Manoel Carlos terminou com a morte da antagonista Laura (Viviane Pasmanter), o perdão de Eduarda (Gabriela Duarte) a mãe Helena (Regina Duarte) e a solidão da vilã Branca (Susana Vieira).
A morte de Laura
Laura passou a novela inteira tentando separar o casal de protagonistas, Duda e Marcelo (Fábio Assunção). A rivalidade entre ela e a filha de Helena rendeu cenas clássicas da novela, como a sequência em que Eduarda joga a megera, que estava usando cadeira de rodas, na piscina.
No último capítulo, ela morreu depois de sofrer um acidente no helicóptero de Nando (Eduardo Moscovis).
Reveja a clássica cena da piscina:
A solidão de Branca
Já Branca, a vilã de Susana Vieira, era uma socialite esnobe, sogra de Eduarda. Depois de passar a trama destilando veneno sobre aqueles com situação econômica mais desfavorecida, a personagem acabou abandonada pelo marido, interpretado por Carlos Eduardo Dolabella (1937 – 2003) e pelos filhos, personagens de Carolina Ferraz, Fábio Assunção e Murilo Benício.
A única pessoa que ficou com Branca foi a empregada Zilá (Stella Maria Rodrigues), humilhada pela vilã durante toda a novela.
O perdão de Eduarda
Ao longo da novela, Helena e Eduarda, mãe e filha, engravidaram juntas. Um dos principais enredos da trama era que o bebê de Eduarda havia morrido no parto e, por isso, Helena substituiu o neto pelo próprio filho. A troca, sem conhecimento de Eduarda, foi descoberta e gerou revolta na personagem de Gabriela Duarte, que chega a dizer que odeia a mãe.
No fim da história, porém, Eduarda cede e perdoa a mãe. As últimas cenas da novela trazem Duda e o Marido, Marcelo, conversando sobre adotar uma filha. Na sequência final, Helena, Atílio (Antônio Fagundes), Marcelo, Eduarda e Marcelinho, o filho trocado, passeiam num jardim. Marcelinho larga de Marcelo e Eduarda, indo para Atílio e Helena, seus pais biológicos.
O sucesso de “Por Amor”
Com elenco, que contava ainda com Cássia Kis, Vera Holtz e muitos outros, a novela se tornou um dos maiores sucessos da teledramaturgia global. Com 57 pontos no último capítulo, a trama já ganhou quatro reprises: Duas no “Vale A Pena Ver de Novo” (2002/03; 2019) e outras duas no canal Viva (2010; 2017).
“Por Amor” teve 191 capítulos e foi vendida para mais de 70 países, números considerados expressivos. Além disso, foi escolhida por um jornal espanhol como uma das melhores telenovelas brasileiras da história.