Famosos

A Helena de Tieta: O que aconteceu com a atriz Françoise Forton?

A reprise de Tieta no Vale a Pena Ver de Novo reacendeu as lembranças de Françoise Forton, que interpretou Helena na novela original, exibida entre 1989 e 1990. Com 32 anos na época, a atriz deu vida à personagem descrita como bela, fria e calculista, que abandona o marido Ascânio (Reginaldo Faria) para, posteriormente, retornar e abalar o relacionamento dele com Leonora (Lídia Brondi).

Françoise Forton, nascida no Rio de Janeiro, filha de pai francês e mãe brasileira, passou parte da infância e adolescência em Brasília antes de iniciar sua carreira artística no Rio. Seu grande sucesso veio com a personagem Tetê em Estúpido Cupido (1976), onde a cena final, com a personagem vencendo um concurso de Miss Brasil no Maracanãzinho, diante de 10 mil pessoas, se tornou icônica. A própria Françoise, inclusive, só soube do desfecho da personagem no último momento. Ela revisitou o papel na maturidade, participando do musical Estúpido Cupido em 2015.

Além de Tieta, Françoise Forton participou de diversas outras produções de sucesso na televisão brasileira. Entre as mais lembradas estão: Estrada de Ferro em Fogo sobre Terra (1974), onde viveu a rebelde Estrada; Explode Coração (1995), interpretando a vilã Eugênia; Por Amor (1997), como a personagem Meg; e O Clone (2001), onde atuou como a cientista Simone. Sua versatilidade a levou a trabalhar em diversas emissoras, com seus últimos trabalhos na TV sendo Amor à Vida (2013), I Love Paraisópolis (2015), Tempo de Amar (2018) na Globo, e Amor sem Igual (2019), na Record.

No âmbito pessoal, Françoise foi casada com o físico Ênio Viotti de 1978 a 1982, tendo um filho, Guilherme Fourton Viotti, em 1980. Em 2014, casou-se novamente com o produtor Eduardo Barata, com quem mantinha um relacionamento desde 2010.

Diagnóstico e luta contra o câncer de Françoise Forton

Durante as gravações de Tieta, Françoise descobriu um câncer no útero. Ela realizou o tratamento de radioterapia simultaneamente às gravações, como ela mesma relatou em entrevista ao programa Encontro em 2018: “Fiz todo o tratamento de radioterapia enquanto fazia a novela, acabei me dividindo entre o consultório médico e o estúdio de televisão”. Ela creditou à arte a força para superar o momento, afirmando: “Acho que o meu ofício, a televisão e o teatro, me ajudou a passar por este momento, porque me move profundamente. Meu deu muita força. Não tive nem ao menos tempo de ir ao psicólogo. A arte era meu médico.”

Françoise Forton faleceu em 16 de janeiro de 2022, aos 64 anos, após quatro meses internada no Rio de Janeiro, lutando contra um câncer de pulmão.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Claudio Augusto

Meu nome é Cláudio Augusto, jornalista (0004494/GO) formado pela UFG. Com passagem pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, atua no Todo Canal desde 2019. Também com experiência no site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.