A reprise de Tieta no Vale a Pena Ver de Novo reacendeu as lembranças de Françoise Forton, que interpretou Helena na novela original, exibida entre 1989 e 1990. Com 32 anos na época, a atriz deu vida à personagem descrita como bela, fria e calculista, que abandona o marido Ascânio (Reginaldo Faria) para, posteriormente, retornar e abalar o relacionamento dele com Leonora (Lídia Brondi).
Françoise Forton, nascida no Rio de Janeiro, filha de pai francês e mãe brasileira, passou parte da infância e adolescência em Brasília antes de iniciar sua carreira artística no Rio. Seu grande sucesso veio com a personagem Tetê em Estúpido Cupido (1976), onde a cena final, com a personagem vencendo um concurso de Miss Brasil no Maracanãzinho, diante de 10 mil pessoas, se tornou icônica. A própria Françoise, inclusive, só soube do desfecho da personagem no último momento. Ela revisitou o papel na maturidade, participando do musical Estúpido Cupido em 2015.
Além de Tieta, Françoise Forton participou de diversas outras produções de sucesso na televisão brasileira. Entre as mais lembradas estão: Estrada de Ferro em Fogo sobre Terra (1974), onde viveu a rebelde Estrada; Explode Coração (1995), interpretando a vilã Eugênia; Por Amor (1997), como a personagem Meg; e O Clone (2001), onde atuou como a cientista Simone. Sua versatilidade a levou a trabalhar em diversas emissoras, com seus últimos trabalhos na TV sendo Amor à Vida (2013), I Love Paraisópolis (2015), Tempo de Amar (2018) na Globo, e Amor sem Igual (2019), na Record.
No âmbito pessoal, Françoise foi casada com o físico Ênio Viotti de 1978 a 1982, tendo um filho, Guilherme Fourton Viotti, em 1980. Em 2014, casou-se novamente com o produtor Eduardo Barata, com quem mantinha um relacionamento desde 2010.
Diagnóstico e luta contra o câncer de Françoise Forton
Durante as gravações de Tieta, Françoise descobriu um câncer no útero. Ela realizou o tratamento de radioterapia simultaneamente às gravações, como ela mesma relatou em entrevista ao programa Encontro em 2018: “Fiz todo o tratamento de radioterapia enquanto fazia a novela, acabei me dividindo entre o consultório médico e o estúdio de televisão”. Ela creditou à arte a força para superar o momento, afirmando: “Acho que o meu ofício, a televisão e o teatro, me ajudou a passar por este momento, porque me move profundamente. Meu deu muita força. Não tive nem ao menos tempo de ir ao psicólogo. A arte era meu médico.”
Françoise Forton faleceu em 16 de janeiro de 2022, aos 64 anos, após quatro meses internada no Rio de Janeiro, lutando contra um câncer de pulmão.