O último capítulo da reprise de Alma Gêmea, exibido pela Globo no dia 6 de dezembro, promete fortes emoções para os telespectadores. A trama reserva desfechos trágicos e surpreendentes para alguns de seus personagens principais, culminando em um final carregado de simbolismo e espiritualidade.
A vilã Cristina (Flávia Alessandra) terá um fim dramático. Após recuperar joias como resgate pelo sequestro de Serena, a personagem sucumbe à loucura após assassinar Rafael (Eduardo Moscovis). Um incêndio misterioso na mansão do criador de rosas irá culminar na morte de Cristina, com o aparecimento do diabo que a leva para o inferno.
Em um ato de heroísmo, Rafael se sacrifica ao colocar-se na frente de um tiro disparado por Cristina contra Serena (Priscila Fantin). Ferido gravemente no peito, Rafael morre. Serena, que já vivia com um problema cardíaco, também não resiste e morre, unindo-se ao seu amado na eternidade. A cena marcante será testemunhada pelos entes queridos do casal.
Após as mortes de Serena e Rafael, o capítulo de Alma Gêmea mostrará os personagens principais em um plano espiritual. O público será apresentado às diversas reencarnações do casal, revelando que seu relacionamento amoroso transcende as barreiras do tempo e da vida terrena. A narrativa irá mostrar os dois como ciganos apaixonados, escravos unidos pelo sofrimento, freiras devotadas, e ainda como uma gueixa e um samurai. Esse recurso reforça a temática da reencarnação e do amor eterno presente na novela.
Um salto temporal para 2006 introduz uma cena final onde duas crianças brincam em um parque. Um diálogo entre elas sugere um novo encontro das almas de Serena e Rafael, dando continuidade à narrativa de reencarnação. A cena termina com uma mensagem inspiradora atribuída a Harvey Spencer Lewis: “É na experiência da vida que o homem evolui.”
Os desfechos de Alma Gêmea
Além do desfecho trágico do trio principal, o capítulo final de Alma Gêmea também mostrará o futuro de outros personagens. Terê (David Lucas), agora adulto e interpretado por Ângelo Paes Leme, lança um livro sobre a história de amor de Serena e Rafael. Esse evento reúne os personagens restantes, permitindo ao telespectador acompanhar a vida adulta de cada um deles.
O público de Alma Gêmea poderá ver a felicidade contínua de Olívia (Drica Moraes) e Vitório (Malvino Salvador), apesar de suas constantes discussões. Agnes (Elizabeth Savalla) e Ciro (Michel Bercovitch) também aparecem juntos e felizes. Eduardo (Ângelo Antônio) e Alexandra (Nívea Stelmann) estarão unidos, com uma filha crescida, ao lado de Vera (Bia Seidl) e Julian (Felipe Camargo), que seguem casados. O médico Julian comenta, inclusive, sobre a recuperação espiritual da professora de dança Vera de sua doença.
Outros casais também terão seus finais revelados: Crispim (Emílio Orciollo Netto) e Kátia (Rita Guedes) com várias filhas; Mirna (Fernanda Souza) e Zacarias Príncipe (Rodrigo Faro), com filhos; Dalila (Fernanda Machado) e Roberval (Rodrigo Phavanello), também pais; Alaor (Marcelo Barros), com dentes de ouro e uma nova coroa; e Marielza (Betty Faria), ainda mais rica. Felipe (Sidney Sampaio) e Mirella (Cecília Dassi) terão um filho, assim como Gumercindo (Kayky Brito) e Nina (Tammy Di Calafiori).
O capítulo final ainda insinua uma possível união entre os filhos de Gumercindo e Nina, no futuro. Hélio (Erik Marmo) estará com Sabina (Aisha Jambo), enquanto Zulmira (Carla Daniel) aparecerá com Eurico (Ernesto Piccolo). Por fim, Ivan (Thiago Luciano) será preso após ser traído e humilhado por Cristina durante o sequestro de Serena.