Um repórter negro e latino da CNN, Omar Jimenez, foi algemado ao vivo em frente às câmeras enquanto cobria as manifestações de Minneapolis, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, na madrugada desta sexta-feira (29). O protesto se estende há dias e foi motivado por causa do assassinato do jovem negro George Floyd por um policial branco.
No momento em que foi preso, o jornalista falava sobre detenções próximas a uma delegacia, que foi destruída pelo fogo ateado por manifestantes. Omar estava na frente de uma barreira policial e foi detido quando sua equipe começou a filmar uma prisão.
Antes de prender o repórter, a polícia pediu para que ele se afastasse. Omar, então, mostrou o crachá da CNN e argumentou: “Podemos dar um passo para trás, se vocês preferirem. Nós podemos nos mover para onde vocês quiserem. Estamos ao vivo no momento”.
Por volta das cinco da manhã, no horário de Minnesota, dois policiais apareceram na frente das câmeras, surpreendendo Omar: “Você está preso”. A polícia também prendeu o resto da equipe e confiscou a câmera.
A prisão dos jornalistas surpreendeu os telespectadores, já que ele estava apenas cumprindo seu trabalho. O presidente da CNN, Jeff Zucker, conversou com o governador de Minnesota, Tim Walz, que pediu desculpas pelo ato que considerou “inaceitável”.
O repórter e sua equipe foram soltos durante a manhã desta sexta mesmo e já voltaram ao ar para continuar a cobertura das manifestações.
Repercussão sobre prisão de repórter negro e latino
Usuários do Twitter acusaram os policiais que prenderam Omar Jimenez de racismo e ironizaram o ocorrido.
O governador de Minnesota classificou a prisão do repórter da CNN @omarjimenez e de sua equipe durante ato por George Floyd como "totalmente inaceitável". Presos no início da manhã, todos já estão liberados. Tudo isso faz pensar: e quando acontecer aqui?
This is America. https://t.co/uEwTEnqn35
— Marcelo D. Macedo (@mdavidmacedo) May 29, 2020
Fui ver a história do repórter da CNN preso em Minnesota. Ele é negro. Fim da história
— Kassio Conká (@diegocbrs) May 29, 2020
O repórter da CNN @OmarJimenez + equipe foram presos ao vivo em Minneapolis, há pouco. Ele estava reportando os fatos de maneira absolutamente serena e, inclusive, deixou claro aos policiais que ficaria posicionado onde eles quisessem. Não adiantou. Prenderam sem falar o motivo. https://t.co/KJd7I0SWx7
— Lola Ferreira (@lolaferreira) May 29, 2020
https://twitter.com/KIQTheFool/status/1266364096447868928?s=20