A Taça das Favelas, reconhecida como o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, alcança sua fase decisiva neste sábado (21/12) com a realização das finais nacionais. O Estádio do Pacaembu, em São Paulo, será o palco dos dois confrontos que definirão os campeões da temporada, tanto na categoria feminina quanto na masculina. A transmissão dos jogos será feita pela Globo, logo após a exibição da primeira parte do programa ‘Caldeirão com Mion’.
No primeiro duelo da tarde, as seleções femininas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro disputarão o título. As mineiras chegam à final após uma vitória expressiva por 4 a 0 sobre o Paraná nas semifinais. Já as cariocas, em busca do tricampeonato, garantiram sua vaga ao eliminar as goianas nas penalidades máximas. A narração da partida feminina ficará a cargo de Natália Lara, com comentários de Alline Calandrini e Fabio Junior.
Na sequência, o Estádio do Pacaembu será palco da final masculina da Taça das Favelas, com o confronto entre as seleções de São Paulo e Espírito Santo. Os paulistas, que já conquistaram o título em 2022, avançaram para a decisão após vencerem os mineiros por 2 a 1 na semifinal. A trajetória do Espírito Santo até a final foi marcada por uma disputa acirrada, com a classificação sobre o Paraná, atual campeão masculino, sendo definida apenas nos pênaltis. A transmissão do jogo masculino será comandada por Gustavo Villani, que contará com as análises de Caio Ribeiro e Roger Flores.
Final da Taça das Favelas muda horários na programação da Globo
Devido à rodada dupla de finais da Taça das Favelas, a programação da Globo sofrerá alterações excepcionais neste sábado. A edição especial de ‘Cabocla’, assim como a ‘Sessão de Sábado’, não serão exibidas. A segunda parte do ‘Caldeirão com Mion’ retornará à grade logo após o encerramento das partidas.
“Nestes quase 20 anos de Globo, já fiz finais de Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores, Mundial de Clubes, Copa do Mundo, mas a Taça das Favelas acho que tem um significado diferente: não é o futebol de alto rendimento, é o futebol na raiz. Ali você dá voz para muita gente que vai em busca dos seus sonhos e visibilidade para a favela que tantos jogadores revela para o futebol brasileiro, o mais vencedor do mundo. E a gente poder participar desse momento deles é sempre emocionante e muito especial. Certeza que vai ser assim neste sábado. Pude participar da final regional e agora chegou a hora de conhecer o grande campeão brasileiro”, declarou o comentarista Caio Ribeiro sobre a importância do evento.