A tradicional premiação Troféu Imprensa, que celebra os destaques da televisão brasileira, está de volta em 2025 para reconhecer os melhores do entretenimento de 2024. A primeira fase da votação já está aberta e o público pode participar através do site do SBT.
Nesta etapa inicial, o público poderá indicar seus artistas e programas favoritos em 22 categorias distintas, concorrendo ao Troféu Internet. As indicações podem ser feitas até o dia 31 de janeiro, no site oficial do SBT. Vale lembrar que Patricia Abravanel será a apresentadora, substituindo o pai Silvio Santos, falecido em agosto deste ano.
Na segunda fase, a partir de fevereiro, os cinco mais votados de cada categoria serão divulgados e permanecerão em votação no site. Nesta etapa, o público escolherá seu favorito, que receberá o Troféu Internet. Os três primeiros colocados seguem para a disputa final, no Troféu Imprensa, onde um júri de jornalistas escolherá os vencedores. A cerimônia de premiação será exibida na programação do SBT.
Silvio Santos comandou Troféu Imprensa após comprar direitos
Criado em 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, o Troféu Imprensa nasceu de encontros entre jornalistas no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Inicialmente, os vencedores eram escolhidos apenas por votação e divulgados pela imprensa, sem a existência de uma estatueta.
Em 1970, Plácido Manaia Nunes cedeu os direitos da premiação ao apresentador Silvio Santos, que instituiu o troféu no formato de um Oscar e deu nova dinâmica à premiação, que hoje é uma das mais tradicionais da televisão brasileira.