Gamer

Ubisoft encerra XDefiant: FPS concorrente de Call of Duty chega ao fim

A Ubisoft anunciou o encerramento do XDefiant, seu jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) que buscava competir diretamente com a franquia Call of Duty. Lançado no início do ano após um período de testes com jogadores, o jogo, liderado pelo ex-produtor de Call of Duty, Mark Rubin, não conseguiu atingir o sucesso esperado e terá seus servidores desativados em junho de 2025.

O anúncio oficial da Ubisoft confirmou que o XDefiant não poderá mais ser baixado a partir de hoje. A empresa declarou que a terceira temporada do jogo ainda será lançada, porém, sem atualizações posteriores. Mark Rubin, por meio do Twitter confirmou a notícia, explicando a decisão da empresa.

A decisão impactou a Ubisoft de forma significativa. O XDefiant não era apenas um rival para Call of Duty, mas também um projeto importante para os esforços da empresa no mercado de jogos com serviço online, complementando o já consolidado Rainbow Six Siege, que está em seu décimo ano. O fechamento também resultará no encerramento dos estúdios da Ubisoft em São Francisco e Osaka, com a demissão de até 177 funcionários. Metade da equipe do XDefiant será realocada para outros projetos, de acordo com Stephen Totilo em reportagem. A queda no número de jogadores foi apontada como o principal motivo para o encerramento.

A Ubisoft oferecerá reembolso total para aqueles que adquiriram o Pacote Fundador Ultimate do XDefiant e para aqueles que realizaram compras no jogo nos últimos 30 dias. Os reembolsos serão processados nas próximas oito semanas. Rumores sobre o possível cancelamento do jogo circularam por meses, sendo desmentidos pela Ubisoft em setembro, mas aparentemente a decisão já estava em estudo. O lançamento apressado do jogo, possivelmente para competir com o Call of Duty: Black Ops 6, também foi apontado como um fator que contribuiu para o seu insucesso, com críticas de alguns jogadores sobre a sensação de jogo apressado. A disponibilidade do Call of Duty: Black Ops 6 no Xbox Game Pass também pode ter influenciado negativamente o desempenho do XDefiant.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.