HQs

Ultimate Spider-Man: HQ é eleita a melhor série em quadrinhos de 2024

O ano de 2024 foi notável para os quadrinhos, com diversos lançamentos de destaque. Após o relançamento do Universo Ultimate da Marvel em 2023 com Ultimate Invasion, de Jonathan Hickman, a série Ultimate Spider-Man, também de Hickman e com arte de Marco Checchetto, se destacou como a primeira de uma nova linha de quadrinhos Ultimate, esgotando diversas tiragens. Outras séries como Aves de Rapina, com a adição de Grace Choi e Onyx à equipe, e Transformers, de Daniel Warren Johnson, também ganharam notoriedade. Além disso, The Immortal Thor de Al Ewing e The Power Fantasy de Kieron Gillen e Caspar Wijngaard, também foram sucessos de venda.

Antes de anunciar o vencedor da categoria de melhor série em quadrinhos do ano, foram citadas algumas menções honrosas, incluindo três dos quadrinhos mais vendidos de 2024: The Walking Dead Deluxe, de Robert Kirkman, Charlie Adlard e Dave McCaig; Teenage Mutant Ninja Turtles, de Jason Aaron e diversos artistas; e Absolute Batman, de Scott Snyder, Nick Dragotta e Frank Martin.

O grande vencedor do prêmio Golden Issue 2024 de Melhor Série de Quadrinhos é Ultimate Spider-Man.

Mais de duas décadas após a criação da linha Ultimate Marvel, que trouxe uma nova perspectiva do universo Marvel com versões modernizadas do Homem-Aranha, X-Men e Vingadores, a editora reviveu essa linha com um novo Universo Ultimate: a Terra-6160. Nesta realidade, remodelada por um vilão multiversal conhecido como o Criador (uma versão alternativa de Reed Richards, do Quarteto Fantástico), a picada da aranha radioativa que mudaria a vida de Peter Parker é impedida, assim como o surgimento de outros super-heróis. Quando Tony Stark (o Iron Lad desta realidade) forma os Ultimates, ele envia a Peter o pacote com a aranha que o transformaria.

Mudança de Vida

A série Ultimate Spider-Man, lançada em 2000, de Brian Michael Bendis e Mark Bagley, trouxe Peter Parker de volta ao ensino médio. A versão de Bendis e Bagley, com 111 edições, apresentou um Homem-Aranha mais jovem e moderno. Em contraste, o Homem-Aranha da linha principal da Marvel era mais velho e casado com Mary Jane Watson.

Na linha principal, o casamento de Peter e Mary Jane foi desfeito, relegando o relacionamento e seus filhos a universos alternativos, como Spider-Girl e Amazing Spider-Man: Renove Seus Votos. No entanto, em Ultimate Spider-Man, Peter Parker é um adulto de 35 anos, casado com Mary Jane e pai de dois filhos, Richard e May, quando se torna o Homem-Aranha.

O Destino o Esperava

Diferente de outras versões, onde a picada da aranha é um acidente, Peter Parker, em Ultimate Spider-Man, escolhe ser picado, abraçando seu destino:

“Você deveria ter uma vida diferente, Peter Parker. Você deveria proteger os inocentes, salvar vidas e inspirar as pessoas deste mundo a serem o melhor de si. Mas tudo isso foi tirado de você. Essas pessoas roubaram seu futuro. Elas roubaram seu destino. A questão é… você quer ele de volta?”

Peter, aos 35 anos, se sente desmotivado quando o conhecemos na nova série. Sua Tia May morreu em um ataque terrorista do Conselho do Criador, e seu Tio Ben trabalha no Clarim Diário. Não há picada de aranha acidental, nem uma lição aprendida com a perda do Tio Ben. Entretanto, Peter aprende que “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, não por causa de um erro do Homem-Aranha, mas pelo desejo de usar seus dons para o bem. Em um giro inesperado, quem profere essa frase é Harry Osborn, que luta ao lado do Homem-Aranha como o Duende Verde.

Peter confessa ao Tio Ben que sente que algo está errado em sua vida, antes mesmo de saber que é destinado a ser um herói. Ben responde: “Você já ouviu o ditado, ‘A inação é uma ação?’ É só uma maneira ruim de dizer que não se deve passar a vida esperando que algo aconteça. Faça acontecer. Eu te amo, filho… mas se você está andando por aí meio adormecido, anestesiado pela sua própria vida… então acorde.” Em outras palavras, tomar a iniciativa pode mudar o mundo.

Num mundo onde tudo é predeterminado, aqueles com o poder de mudar têm a responsabilidade de usar esse poder para o bem – para serem bons quando o mundo mais precisa. A narrativa de Ultimate Spider-Man, de Hickman e Checchetto, apresenta uma abordagem madura e cheia de nuances, lembrando a fase de J. Michael Straczynski em O Espetacular Homem-Aranha no início dos anos 2000. É uma leitura obrigatória para fãs de longa data e novos leitores.

Os indicados a Melhor Série de Quadrinhos do Ano foram:

  • Aves de Rapina
  • The Immortal Thor
  • The Power Fantasy
  • Transformers
  • Ultimate Spider-Man — VENCEDOR

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.