Universo Absoluto da DC reinventa Superman, Batman e Mulher-Maravilha em novas HQs
A DC Comics está explorando o conceito de multiverso de forma inovadora com o lançamento do "Universo Absoluto" em 2024. Essa iniciativa reformula alguns dos personagens mais icônicos da editora, incluindo a Trindade: Superman, Batman e Mulher-Maravilha. As novas histórias apresentam versões radicais desses heróis, mantendo elementos familiares, mas com abordagens inéditas.
Atualmente, três títulos estão em andamento no novo Universo Absoluto da DC. Absolute Batman, por exemplo, apresenta um Bruce Wayne sem a fortuna de empresário, dependendo de sua força física e engenhosidade para combater o crime. Seus inimigos, como Máscara Negra, também são repaginados. Uma das novidades é que o Coringa, nesta realidade, tem uma origem similar à versão tradicional do Batman.
Em Absolute Batman #3, o herói utiliza uma versão inusitada do Batmóvel: um caminhão de lixo modificado. Flashbacks mostram o passado de Bruce com Selina Kyle, lembrando o relacionamento clássico entre Batman e Mulher-Gato, mas com uma nova roupagem. O mordomo Alfred Pennyworth também surge com uma nova função, atuando como um agente especial que investiga o Batman.
Já em Absolute Wonder Woman, a heroína é criada no Inferno pela feiticeira Circe, em vez de Hipólita. As Amazonas foram dizimadas. Diana possui habilidades mágicas, além de sua força, e no número 3 da HQ, a personagem surge com um braço protético, resultado de um sacrifício para trazer Steve Trevor de volta à vida. Além disso, a edição introduz Barbara Minerva, a conhecida vilã Cheetah.
Em Absolute Superman, o Homem de Aço surge com um visual diferente, sem sunga, um traje acinzentado e cabelos mais longos. Ele chega à Terra como adulto, sem a identidade secreta de Clark Kent. Lois Lane é uma militar que, ao contrário de outros personagens, vê o heroísmo de Superman, enquanto outros o consideram uma ameaça. A edição #2 explora a aproximação entre Lois e o herói, com nuances do clássico romance dos personagens. O vilão Brainiac é apresentado como o principal antagonista, enquanto Lex Luthor não terá presença inicial. Nesta realidade, Superman é o único kryptoniano sobrevivente, o que impossibilita que o General Zod seja um personagem importante neste universo.
Além dos títulos já lançados, a DC planeja expandir o Universo Absoluto com Absolute Flash, que terá Wally West como o único Flash, sem a Força de Aceleração, e com novas versões dos vilões. Há também Absolute Martian Manhunter, em que J'onn J'onzz é um agente do FBI possuído por uma entidade marciana. Outra novidade é Absolute Green Lantern, que mostrará Hal Jordan, Jo Mullein e John Stewart após a destruição de uma cidade por uma lanterna alienígena. Os próximos lançamentos estão programados para março de 2025. Há rumores de que uma sétima HQ do Universo Absoluto está sendo desenvolvida, com uma possível nova versão do Aquaman.