Werner Herzog quase interpretou chefe da Madrigal em Breaking Bad, revela roteirista
O roteirista Thomas Schnauz revelou que os produtores de Breaking Bad tinham o desejo de escalar o cineasta Werner Herzog para o papel de Peter Schuler, o chefe da Madrigal Electromotive, apresentado na quinta temporada da série. A informação foi compartilhada em um comentário na rede social X (antigo Twitter), pegando os fãs de surpresa.
A revelação veio após uma entrevista de Herzog ao programa CBS Sunday Morning, onde ele falou sobre sua vida e carreira. O apresentador Ben Mankiewicz republicou a entrevista no X, e Schnauz comentou: "Nós esperávamos que [Herzog] interpretasse o chefe da Madrigal (Schuler) em Breaking Bad, mas não conseguimos contratá-lo". A postagem chamou a atenção de centenas de fãs, com comentários como "Isso teria sido incrível" e "Uau! Ele teria sido perfeito!".
O papel de Schuler acabou ficando com o ator Norbert Weisser, que apareceu em Breaking Bad, no segundo episódio da quinta temporada, e em Better Call Saul, no sétimo episódio da quinta temporada, intitulado "JMM". Schuler era o chefe da divisão de fast-food do conglomerado que controlava o Los Pollos Hermanos, a rede de restaurantes fachada para os negócios de tráfico de drogas de Gustavo Fring (Giancarlo Esposito). No episódio "Madrigal", também é apresentado o chefe de Schuler, chamado Sr. Herzog, interpretado por Wolf Muser, que é o CEO da Madrigal Eletromotive GmbH e, aparentemente, não sabia do envolvimento de sua empresa com o crime organizado.
A trama de Breaking Bad frequentemente eleva o nível de tensão ao revelar que os negócios e operações de lavagem de dinheiro de Gus Fring são maiores e mais legítimos do que aparentam. A descoberta de que ele tinha apoio de uma corporação alemã na quinta temporada é um choque, e o colapso dessa estrutura causa reflexos em Novo México. Já em Better Call Saul, a aparição de Schuler serve para dramatizar a profundidade da conspiração por trás das operações de Gus.
Herzog costuma ser escalado para papéis pequenos, nos quais sua voz e sotaque alemão são usados para causar um efeito dramático. No entanto, ele é mais conhecido como cineasta. Considerado um dos pioneiros do Novo Cinema Alemão, um movimento marcado por orçamentos baixos e frustrações criativas nas décadas de 1960 e 70. Nos últimos anos, Herzog fez participações marcantes como O Cliente em The Mandalorian, na primeira temporada, Keg Jeggins em Parks and Recreation e Shrimply Pibbles em Rick and Morty, entre outros.
Breaking Bad e Better Call Saul estão disponíveis para streaming na Netflix. A entrevista completa de Mankiewicz com Herzog está disponível no
. Episódios completos do CBS Sunday Morning estão no catálogo do Paramount+.
Comentário de Thomas Schnauz no X