Zelda: Echoes of Wisdom – Nintendo remove dano por queda para aprimorar a experiência
A tradição sempre esteve em primeiro plano na série The Legend of Zelda, tanto na narrativa quanto na jogabilidade. No entanto, The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom inovou ao colocar a Princesa Zelda em destaque. Embora alguns possam ver isso como um desvio dos jogos originais, a história principal manteve seu curso e resultou em um título que foi bem recebido por fãs e críticos.
The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom introduziu os “ecos”, cópias de objetos e monstros encontrados em Hyrule, utilizados para locomoção rápida e combate. De solução de quebra-cabeças a viagens mais rápidas, essa nova mecânica trouxe novas oportunidades e desafios. Para lidar com a inovação dos ecos, a equipe de desenvolvimento precisou remover o dano por queda, presente na franquia The Legend of Zelda há bastante tempo.
Em entrevista à Famitsu, o co-diretor Tomomi Sano e o produtor da série, Eiji Aonuma, abordaram a ausência de dano por queda em Echoes of Wisdom. Em uma tradução de Nintendo Everything, Sano afirmou: “A essência principal de Echoes of Wisdom como jogo, e o primeiro passo para a diversão, é a liberdade para os jogadores experimentarem com os Ecos, então nos certificamos de não impor restrições que atrapalhassem esse processo. Inicialmente tínhamos dano por queda, mas ao usar Ecos para alcançar lugares altos, queríamos que os jogadores não se preocupassem com um Game Over ao cair, mas sim que desfrutassem da sensação de alcançar um lugar alto, então o removemos. Ao cair na água, na maioria das vezes não era possível nadar na série, então fizemos com que fosse possível tentar nadar.”
Para aqueles que jogaram títulos como Breath of the Wild ou Tears of the Kingdom e experimentaram o terror de cair após uma longa escalada, faz sentido entender por que as equipes da Nintendo e Grezzo decidiram remover essa funcionalidade. Além disso, Aonuma explicou que o criador de The Legend of Zelda, Shigeru Miyamoto, participou da decisão de remover esse recurso de Echoes of Wisdom, acrescentando: “Fazer os jogadores chegarem ao final, verem o fim e sentirem felicidade é o que projetamos, então seria uma pena se as pessoas desistissem no meio do caminho ou perdessem a motivação para continuar. Nesse sentido, acho que desta vez finalmente criamos um jogo em que todos podem chegar ao fim.”
Os jogadores exploram Hyrule repetidamente a cada novo lançamento de The Legend of Zelda. Embora não haja indicação do próximo título principal, é seguro dizer que os fãs ainda estão viajando pelos céus em Tears of the Kingdom sem muita esperança de sobreviver a uma queda de grande altura. A ausência de dano por queda em Echoes of Wisdom, como discutido na entrevista com a Famitsu, é uma mudança significativa na fórmula da série e demonstra a priorização da liberdade do jogador pela equipe de desenvolvimento.