Zoe Saldaña compartilha ideias para o futuro de Uhura em ‘Star Trek 4’
Apesar da longa espera por novidades sobre Star Trek 4, Zoe Saldaña, que interpretou a Tenente Nyota Uhura nos três filmes da franquia reboot, expressou suas ideias sobre a direção que a sequência deveria tomar. Em entrevista ao Deadline, a atriz comentou: “Já faz um tempo desde que me reconectei com Star Trek e as jornadas de todos os personagens, mas Uhura e Spock sempre foram meio que atraídos um pelo outro. Faz sentido explorar qual seria o próximo passo no relacionamento deles e também na relação profissional”. A expectativa é que, caso o filme seja produzido, os fãs possam ver um desfecho para a relação entre os dois tripulantes da USS Enterprise.
Saldaña também falou sobre sua ansiedade em relação a Star Trek 4: “Eu gostaria que pudéssemos fazer isso o mais rápido possível. Sinto que muitos de nós já temos cabelos grisalhos, então precisamos fazer isso rapidamente, se este for o mesmo elenco que irá reprisar os papéis novamente”. Embora a atriz tenha um bom argumento, um elenco com mais experiência também pode render uma história interessante, principalmente se mostrar como Uhura e Spock aprendem a equilibrar suas carreiras e o amor que sentem um pelo outro, conforme envelhecem.
A relação entre Uhura e Spock difere de seus equivalentes na continuidade original de Star Trek, mas foi bem recebida pelos fãs. O romance se desenvolveu organicamente na série moderna e a dinâmica entre as personalidades opostas sempre foi fascinante. O compromisso de Spock com os valores vulcanos, como lógica e razão, fez com que ele se mostrasse emocionalmente distante, causando tensão no relacionamento. No entanto, a humanidade de Uhura serve como um contraponto ao estoicismo extremo de Spock, sempre o fazendo sair de sua casca.
O futuro de Star Trek 4
Já se passaram mais de oito anos desde o lançamento do último filme, Star Trek: Sem Fronteiras. Desde então, os fãs receberam poucas notícias sobre o quarto filme da série. Embora a Paramount pareça ainda interessada em produzir a sequência, o progresso tem sido lento. Chris Pine, que interpretou o Capitão James T. Kirk na franquia reboot, não parece muito otimista sobre a possibilidade de outra sequência, dizendo à Esquire: “Depois que o último filme foi lançado e não arrecadou o bilhão de dólares que todos queriam, e então Anton Yelchin, que interpretou Chekov, faleceu, eu não sei. Parece que está amaldiçoado.”
Apesar do ritmo lento de Star Trek 4, uma das atualizações recentes é que a Paramount ainda pretende fazer o filme e tratá-lo como o capítulo final dessa geração de filmes. O roteirista Steve Yockey, que trabalhou em séries de TV como Dead Boy Detectives, Patrulha do Destino, The Flight Attendant e Supernatural, está desenvolvendo o roteiro para o último filme da quadrilogia Star Trek.