A atriz Fernanda Torres recebeu uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz de Filme Dramático por sua atuação em Ainda Estou Aqui. O anúncio foi feito na manhã de segunda-feira, 9 de dezembro. Ela concorre ao prêmio com nomes de peso como Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet.
A indicação representa um marco na carreira de Fernanda Torres, acontecendo 25 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ter sido indicada na mesma categoria pelo filme Central do Brasil (1999). Em Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva, mãe de Marcelo Rubens Paiva, papel também interpretado por Fernanda Montenegro no longa dirigido por Walter Salles. O filme retrata a busca incansável de Eunice pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, vivido por Selton Mello, uma busca que durou 40 anos.
De acordo com as casas de apostas, Fernanda Torres, Angelina Jolie e Nicole Kidman figuram entre as favoritas para levar a estatueta do Globo de Ouro. As duas últimas também estão concorrendo ao Oscar, um prêmio que Fernanda Torres também almeja. A atriz agradeceu a indicação nas redes sociais.
Fernanda Torres indicada ao Globo de Ouro
As atrizes concorrentes foram indicadas por seus trabalhos em: Pamela Anderson (The Last Showgirl), Angelina Jolie (Maria), Nicole Kidman (Babygirl), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Kate Winslet (Lee).
Além da indicação de Fernanda Torres, o filme Ainda Estou Aqui também concorre na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira. Essa é a primeira vez que o Brasil é representado nessa categoria desde 2005, com o filme Diário de Motocicleta. A produção brasileira disputa o prêmio com Tudo Que Imaginamos Como Luz, Emilia Pérez, A Garota da Agulha, The Seed of the Sacred Fig e Vermiglio. Vale destacar que Ainda Estou Aqui já conquistou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e recebeu elogios da crítica internacional.