O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), foi duramente criticado nas redes sociais, nesta sexta-feira (29), após anunciar a reabertura de serviços não essenciais no estado. Dino também projetou a data de volta às aulas para o mês que vem.
+Idosa vence o coronavírus aos 103 anos e comemora cura com uma cerveja
Numa coletiva via internet pela manhã, o governador disse que a reabertura dos setores não essenciais será gradual, a partir desta segunda-feira (1). Flávio também esclareceu que cada setor vai ter um protocolo específico para funcionamento, com datas diferentes. Academias, práticas esportivas profissionais e shoppings seguem vetados, segundo o governador.
Já em relação às instituições de ensino, a previsão é de que as atividades retornem, primeiro, para os estudantes de graduação e pós-graduação, a partir de 15 de junho. Depois, serão liberada a volta às aulas para o ensino médio, posteriormente, para o fundamental, até chegar na educação infantil.
Internet criticou planos do governador do Maranhão de reabertura dos serviços
As críticas na internet se devem a situação que o estado do Maranhão enfrenta em relação a pandemia de Covid-19. Até a noite de quinta (28), 30.482 pessoas já haviam sido contaminadas pela doença e 911 morreram, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Enquanto alguns usuários disseram que esperavam diferente de Dino “por ser de esquerda”, outros relativizaram e culparam a falta de engajamento da população no combate ao novo coronavírus.
O novo decreto de Flávio Dino é se todo mundo fizer de conta que o corona vírus não existe ele vai embora https://t.co/PNeKYKmZP6
— Thami (@poxathamis) May 29, 2020
Flávio Dino: acredito que os adultos tem mais facilidade de cumprir as medidas contra a covid.
Os universitários chegando no primeiro dia de aula: pic.twitter.com/UPpcwwWPKF
— estúpido e imaturo 🌵 (@Israell_g) May 29, 2020
Extremamente decepcionado com a medida temerosa do Gov. Flávio Dino. Nitidamente cedendo às pressões da elite maranhense para reabertura do comércio e etc… Nunca pensei, triste.
— Testemunha de Xiaomi ᶜˢᶜ (@levissszzz) May 29, 2020
https://twitter.com/byancaralho/status/1266393253659762688?s=20
Com todo respeito ao flávio dino, mas anunciar reabertura gradual de setores não essenciais e até data para volta às aulas nesse momento de crescimento da pandemia o coloca em pé de igualdade com joão dória. Eu esperava uma atitude mais responsável de quem está na esquerda.
— Ricardo Pereira (@ricardope) May 29, 2020
Cara eu fico chateada com Flávio Dino, mas tbm compreendo que a população não fez a parte dela, e o Estado não tem como segurar muito tempo assim.
Fico mais puta pq a galera teve dois meses pra ficar em casa, pra melhorar isso tudo, e não fez por birra, ignorância.— tangerine 🍊 (@valerianeryy) May 29, 2020
E pra mim vcs tão cobrando demais de Flávio dino, vcs tem que cobrar de quem tava na rua nesses quase 3 meses que a gente poderia ter achatado a curva. oportunidade de se isolar a gente teve, não dá pra esperar que o governo mantenha tudo fechado pra sempre
— Repângalo Marquinhos (@Jva_araujo) May 29, 2020
https://twitter.com/bcaocubo/status/1266419049774354438?s=20