O astro de Hollywood Leonardo DiCaprio causou surpresa ao elogiar o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O motivo foram dados sobre a queda no desmatamento na Amazônia em abril deste ano.
Em uma publicação no Instagram, o ator divulgou uma montagem que evidenciava a redução significativa do desmatamento. O texto dizia: “Sob Lula, desmatamento da Amazônia em abril de 2023 foi 68% menor que em 2022”.
Na legenda da postagem, Leonardo DiCaprio também compartilhou um texto que detalhava dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na última sexta-feira (30). Segundo o texto, a queda no desmatamento ocorreu após dois meses de aumento expressivo em fevereiro e março. No entanto, em comparação anual, o desmatamento ainda registrou uma queda geral de 40%.
Leonardo DiCaprio também ressaltou que muitos atribuem o mérito ao presidente Lula, uma vez que ele iniciou a implementação de políticas de proteção à Amazônia e aos direitos indígenas ao assumir o cargo, diferente de Bolsonaro.
Nesse sentido, a postagem destacou que o presidente anterior enfraqueceu essas políticas, resultando no nível mais alto de desmatamento em 15 anos durante sua administração.
Veja a publicação abaixo:
Leia também: Carlos Alberto de Nóbrega critica Lula por não ter ensino superior: “por isso que o país está desse jeito”