Televisão

Globo Repórter 17/05/2024: Solidariedade em meio às tragédias no Brasil

Jornalístico da Globo exibe histórias de pessoas que perderam tudo em tragédias climáticas para ajudar o próximo!

Globo Repórter desta sexta-feira (17/05) mostra histórias de pessoas que perderam tudo em tragédias climáticas e uniram forças para ajudar quem foi vítima de outros desastres. Enchentes históricas, secas severas, incêndios florestais recordes e ondas de calor têm impactado milhares de pessoas em todo o país, mas também têm revelado o lado forte da população brasileira: a solidariedade.

A equipe de repórteres do Globo Repórter, composta por Graziela Azevedo, Pedro Bassan, João Mota, Bette Lucchese e Beatriz Castro, percorreu diversas regiões do Brasil para contar histórias inspiradoras de projetos e pessoas que estão se mobilizando para ajudar os afetados pelas tragédias climáticas, formando uma grande corrente do bem.

No Rio Grande do Sul, região recentemente afetada por inundações devastadoras, a solidariedade se manifesta em ações concretas de ajuda e reconstrução. Desde pequenos produtores rurais levando tratores para limpar as ruas até jovens estudantes preparando refeições para os desabrigados, o programa destaca exemplos de comunidades se unindo para enfrentar a adversidade.

Em São Leopoldo, no Morro do Espelho, uma corrente formada por jovens estudantes mostra o poder da solidariedade ao alimentar e aquecer os desabrigados. No litoral norte de São Paulo, crianças que sobreviveram a uma tragédia climática em 2023 se mobilizam para enviar mensagens de esperança e apoio aos afetados no Sul do país. Além disso, o programa destaca histórias de heróis anônimos, como um bombeiro aposentado que distribui comida e cuida de moradores de rua.

Solidariedade no Globo Repórter

O repórter Pedro Bassan falou sobre a consciência das pessoas que passaram pelo seu caminho na cobertura. “O que mais me impressionou foi ver que as pessoas têm a consciência de que a vida delas mudou para sempre, seja porque elas perderam tudo e vão ter que recomeçar do zero, seja porque elas perderam o próprio vínculo emocional com a casa delas. O que eu testemunhei foi uma ruptura das pessoas com a vida que elas viviam antes. Nada vai ser igual daqui para frente”, diz o comunicador.

O Globo Repórter mostra mensagens de força e resiliência que vêm de outras regiões do Brasil, como do Nordeste, onde Cleide Silva, sobrevivente do maior desastre climático de Pernambuco em 2022, compartilha sua história de superação e solidariedade. Ela acredita que, assim como ela conseguiu reconstruir sua vida, o povo do Sul também encontrará forças para se reerguer.

As pessoas que viveram a tragédia em Pernambuco se identificam muito com as que estão no Sul. Eles sabem que só o tempo vai acalmar o coração, mas é preciso ter muita resiliência. Muitos deles, até hoje, ainda vivem com as doações que receberam na época. Vamos mostrar como as pessoas aprenderam a ressignificar a maior tragédia de suas vidas em um recomeço, a partir da força da solidariedade”, crava Beatriz. 

Globo Repórter de hoje, dia 17/05/2024

  • Quando e que horas começa? hoje, sexta-feira, 22h25
  • Onde assistir? canal aberto da TV Globo em todo o Brasil, logo após “Renascer“.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Claudio Augusto

Meu nome é Cláudio Augusto, jornalista (0004494/GO) formado pela UFG. Com passagem pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, atua no Todo Canal desde 2019. Também com experiência no site NaTelinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.